Norris confirma força da McLaren e marca pole do GP dos Países Baixos. Verstappen é 2º
A McLaren é rápida! A notícia não é nova, mas a força foi renovada na classificação para o GP dos Países Baixos. Lando Norris ficou com a pole-position
A pergunta que embala o começo da segunda parte da temporada 2024 da Fórmula 1 é simples e clara: quem é que vai parar a McLaren. A classificação do GP dos Países Baixos, realizada neste sábado (24), mostrou o tamanho da força que os carros laranja demonstram no momento. Lando Norris voou e afastou mais uma volta lançada impressionante de Max Verstappen para garantir a pole em Zandvoort.
Foi em grande estilo, porque Norris virou um impressionante 1miin09s673 e colocou 0s356 de frente para o melhor esforço de Verstappen. Os dois, então, voltam a se encontrar imediatamente na pista após os episódios da primeira parte do ano. É a quarta posição de honra para Lando na F1.
Oscar Piastri e George Russell formam a segunda fila, enquanto Sergio Pérez e Charles Leclerc, Fernando Alonso e Alexander Albon e Lance Stroll e Pierre Gasly completam as filas seguintes. Carlos Sainz e Lewis Hamilton só vêm depois, fora do top-10 após eliminações precoces no Q2. Logan Sargeant, após acidente no último treino livre, não foi à pista e larga no 20º posto.
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*Atualização às 15h10: Os comissários decidir punir Hamilton com três posições no grid por bloquear Sergio Pérez durante o Q1. E ainda desclassificaram Alexander Albon por uma irregularidade encontrada no assoalho do carro da Williams.
Confira como foi a classificação para o GP dos Países Baixos:
Na sequência de um terceiro e último treino livre que teve apenas 17 minutos de bandeira verde, a classificação chegava para a F1 mostrar qual o estado das coisas após as férias de verão europeu. A possibilidade de chuva ao longo da atividade era de 40%, enquanto a temperatura ambiente era de 25°C. Com céu predominantemente nublado, asfalto subia somente para 32°C.
Havia uma dúvida no ar quanto ao número de carros que participaria da formação de grid. Logan Sargeant, causador do violento acidente que mutilou o TL3, era dúvida, mas a Williams começava a sessão ainda tentando fazer o carro se recuperar.
Q1 – Pérez lidera, mas sai irritado por ter usado pneu demais
Apesar de haver umidade na pista pelo dia bastante chuvoso desde as primeiras horas, a situação era razoável o bastante para que todo mundo começasse a atividade já com pneus slick. Os macios eram a ordem logo de cara, quando Nico Hülkenberg foi o primeiro a tomar a pista e a anotar tempo cronometrado.
A Ferrari também não tinha tempo a perder, uma vez que Carlos Sainz quase não andou no TL2 e Charles Leclerc ficou sem usar pneu macio no TL1. Ambos entraram rapidamente, mas a pista encheu. Na comparação aos demais, dava para notar as dificuldades ferraristas na pista neerlandesa.
Enquanto isso, Lewis Hamilton tomava a dianteira já de cara. Max Verstappen virou a primeira volta veloz apenas na terceira posição. Se Hamilton ia bem, George Russell fazia volta lenta e reclamava da aderência do carro. Inclusive aproveitou para retornar aos boxes.
Outro que ficava bem longe era Sergio Pérez, sempre fora do top-10 e ainda se envolveu numa investigação de bloqueio que também tinha Hamilton no meio. De qualquer forma, seria investigada depois da atividade e passível de multa para um dos dois.
Conforme os minutos finais se aproximavam, estava claro que a Williams não conseguiria colocar o carro de Sargeant na pista. Assim, apenas mais quatro pilotos seriam eliminados.
Mas quem? Com 1 minuto para o fim, Sainz e Pérez estavam entre os ameaçados, inclusive dentro da zona de eliminação. Hamilton, que ainda liderava, nem se preocupou em nova volta rápida e foi superado por aqueles que buscavam alguma coisa. Leclerc foi um deles, bem como Sainz, deixando ameaça para trás. Russell acertou o tempo, enquanto Pérez, ao fim e a cabo, também escapou direto para a dianteira.
Feliz? No rádio da Red Bull, Pérez estava irritadíssimo e chamou de “desperdício de jogo de pneus”, por ter usado o segundo jogo de macios na atividade. De qualquer maneira, Pérez teve Russell, Sainz, Leclerc, Hamilton, Lando Norris, Verstappen, Fernando Alonso, Alexander Albon e Lance Stroll ao lado no top-10, com Oscar Piastri em 11º. A eliminação ficou para Daniel Ricciardo, na 16ª colocação. Atrás dele, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Ocon saiu esbravejando com a Alpine no rádio. Segundo ele, “o carro está horrível desde o começo do fim de semana”.
Q2 – Sainz e Hamilton ficam pelo caminho de maneira surpreendente
Assim como no Q1, a sessão começou com as Ferrari tomando a pista de cara e recebendo a companhia de Hülkenberg. Desta feita, porém, quem correu para a dianteira foi a dupla da McLaren, bem calminha na primeira parte da tomada de tempos. Norris virou 1min10s496, enquanto Piastri foi apenas 0s009 mais lento.
A rodada de voltas entregava a Mercedes ainda bem próxima. Russell estava 0s056 atrás do líder, enquanto Verstappen e Hamilton apareciam em sequência, mas já um pouco mais distantes no relógio.
Na preparação de ajustes nos boxes para as voltas derradeiras, tudo dentro do esperado: as equipes favoritas colocavam os carros dentro da zona de classificação, enquanto Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Hülkenberg e Albon apareciam na zona de eliminação.
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Mas as voltas começaram a sair. Albon e Gasly foram muito bem, respectivamente, com Williams e Alpine e criaram um enorme problema. Sainz, por sua vez, reclamou que Hülkenberg “não foi muito generoso” no meio do tráfego durante a última volta rápida. Hamilton foi outro que não conseguiu melhorar a volta. Resultado: ambos eliminados.
Norris e Piastri lideraram a carga, enquanto Russell, Stroll, Pérez, Leclerc, Albon, Verstappen, Gasly e Alonso completaram o top-10.
Sainz, com isso, larga no 11º lugar, seguido por Hamilton. Tsunoda, Hülkenberg e Magnussen saem nas posições 13, 14 e 15.
Q3 – Norris mostra que McLaren dá as cartas e faz pole
Sem tempo a perder, para não correr risco da chuva chegar e deixar a pista tremendamente mais lenta, fila no pit-lane para o começo da fase final. O que ficou evidente era a força da McLaren, uma vez que Norris anotou tempo impressionante de 1min10s074. Piastri acompanhava, mas fora do mesmo décimo.
A primeira rodada de voltas velozes ainda contava com Verstappen na terceira posição e bem perto, 0s148 atrás de Norris, tirando tudo do carro. Tanto que deu uma pancada na zebra da curva 13 e até pediu que a Red Bull verificasse de havia dano no assoalho.
Russell, Leclerc, Stroll e Gasly vinham em seguida. Pérez e Albon, que usaram mais jogos de pneus macios ao longo da atividade, guardavam a última possibilidade para os minutos finais.
A última sequência de voltas teve novo esforço hercúleo de Verstappen para compensar as limitações do carro. O tricampeão fez o suficiente para assumir a dianteira, mas por pouco tempo. Norris voou, andou abaixo de 1min10s e colocou 0s3 de diferença. Mais uma pole do piloto da McLaren em 2024.
Fórmula 1 2024, GP dos Países Baixos, Zandvoort, grid de largada (com punições a Hamilton e Albon):
1 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:09.673 | ||
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:10.029 | +0.356 | |
3 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:10.172 | +0.499 | |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:10.244 | +0.571 | |
5 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:10.416 | +0.743 | |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:10.582 | +0.909 | |
7 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:10.633 | +0.960 | |
8 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:10.857 | +1.184 | |
9 | P GASLY | Alpine | 1:10.977 | +1.304 | |
10 | C SAINZ | Ferrari | 1:10.914 | +1.241 | |
11 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:10.955 | +1.282 | |
12 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:11.215 | +1.542 | |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:11.295 | +1.622 | |
14 | L HAMILTON | Mercedes | 1:10.948 | +1.275 | P+3 |
15 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:11.943 | +2.270 | |
16 | E OCON | Alpine | 1:11.995 | +2.322 | |
17 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:12.168 | +2.495 | |
18 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:13.261 | +3.588 | |
19 | L SARGEANT | Williams Mercedes | Sem Tempo | ||
20 | A ALBON | Williams Mercedes | DSQ |