Hamilton perde 3 posições no grid do GP dos Países Baixos por atrapalhar Pérez

Lewis Hamilton foi considerado culpado em incidente muito reclamado por Sergio Pérez no rádio durante o Q1 do GP dos Países Baixos. Assim, o heptacampeão perde três posições no grid, caindo de 11º para 14º

Lewis Hamilton foi punido por incidente com Sergio Pérez e vai largar da 14ª colocação no GP dos Países Baixos. Neste sábado (24), já quase 4 horas depois da classificação, o inglês perdeu três posições por atrapalhar o mexicano da Red Bull e, assim, piorou o que já estava complicado no grid.

No fim, Lewis acabou perdendo só duas posições em relação ao que tinha registrado mais cedo. É que, minutos depois, Alexander Albon foi desclassificado por problemas com a medida do assoalho. O tailandês tinha colocado a Williams no Q3.

O lance entre Hamilton e Pérez foi ainda no Q1. O mexicano vinha em volta rápida e o inglês, em giro de retorno aos boxes, ficou na linha errada, atrapalhando a tentativa do piloto da Red Bull. Pérez esbravejou na hora.

“Que porra esse idiota está fazendo?!”, vociferou Checo contra Hamilton. O britânico, no entanto, rebateu com o engenheiro: “Estava muito fora do caminho dele”, alegou. Depois, na entrevista pós-classificação, Pérez amenizou a situação, mas os comissários concordaram com as queixas do mexicano, mesmo que aquilo não tenha mudado o resultado final da sessão.

Hamilton ficou fora do Q3 pela terceira vez em 2024 (Foto: Mercedes)

No documento, os comissários afirmaram que, ao contrário do que acontece na maior parte das punições por bloqueio em classificação, a Mercedes agiu corretamente e avisou Hamilton com tempo suficiente. O inglês até saiu da linha rápida, mas acabou voltando antes da hora e, ali, atrapalhou Pérez.

Confira o documento da punição de Hamilton

“Os comissários ouviram Pérez, Hamilton, os representantes das equipes e conferiram vídeos, tempos, telemetrias e rádios. Hamilton foi avisado que Pérez vinha chegando na curva 8 em volta rápida e saiu da linha para dar passagem. Só que, quando Pérez chegou, Hamilton já havia voltado para a linha rápida, claramente bloqueando. Os comissários entendem que, enquanto foi avisado antes pela equipe da aproximação do outro carro, poderia ter guiado mais devagar para sair do caminho, o que vale uma punição no grid”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort também a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP dos Países Baixos da Fórmula 1 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.