Chefe da AlphaTauri dá adeus à F1 e lamenta “estratégia errada” de Tsunoda em Abu Dhabi

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, se despediu da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi e, apesar do bom resultado de Yuki Tsunoda, avaliou que a estratégia do japonês não foi a ideal

A última corrida da temporada 2023 da Fórmula 1, disputada neste domingo (26), em Abu Dhabi, representou também a derradeira participação de Franz Tost, chefe da AlphaTauri, na categoria. Aos 67 anos de idade, o austríaco foi homenageado até no capacete de Yuki Tsunoda, que fez uma das melhores corridas da equipe no ano e terminou na oitava colocação.

Antes de abordar a despedida, Tost falou sobre a corrida e explicou a intenção da AlphaTauri, que adotou estratégias diferentes para Tsunoda e Daniel Ricciardo em Abu Dhabi. Segundo ele, apesar do bom resultado, a pontuação poderia ser ainda maior caso o plano do japonês fosse o mesmo do australiano.

“Começamos com Yuki [Tsunoda] na sexta posição e Daniel [Ricciardo] em 15º. Os dois tiveram uma boa largada, sem posições perdidas na primeira volta”, elogiou Tost. “Dividimos a estratégia dos dois carros, com uma parada para Yuki e duas para Daniel. No fim, foi a decisão errada”, lamentou.

“Acho que, com a estratégia de duas paradas, poderíamos ter terminado em sexto ou sétimo lugar com Yuki, já que ele estava mais rápido que outros competidores que o ultrapassaram no fim”, avaliou.

Tsunoda chegou em oitavo, mas Tost viu desempenho para um resultado ainda melhor (Foto: Red Bull Content Pool)

Com os quatro pontos de Tsunoda, a AlphaTauri fechou a temporada com 25 tentos somados, três a menos do que a Williams, e precisou se contentar com a oitava posição no Mundial de Construtores. Apenas Alfa Romeo [16] e Haas [12] tiveram desempenhos piores.

Tost admitiu que não ficou feliz com o resultado final, que ficou uma posição abaixo do objetivo traçado pela AlphaTauri no início do ano. Por outro lado, o carro demonstrou um evidente crescimento na reta final, após as atualizações de Austin, e pode levar alguns pontos positivos para o ano que vem.

“Além disso, terminamos a temporada em oitavo lugar no Mundial de Construtores e, é claro, é decepcionante, porque nosso objetivo era ficar em sétimo”, comentou. “Temos alguns pontos positivos para tirar do lado aerodinâmico, pois o novo assoalho funcionou bem, o que é um bom indicador para o carro do ano que vem”, pontuou.

Daniel Ricciardo ficou em 11º e não conseguiu somar pontos em Abu Dhabi (Foto: Red Bull Content Pool)

Por fim, Tost despediu-se da Fórmula 1 enviando um recado para todos aqueles que trabalharam em conjunto com a AlphaTauri nos últimos anos. O austríaco chegou à categoria em 2000, como diretor de operações de pista da BMW, que fornecia motores para a Williams na época.

Franz estreou como chefe da Toro Rosso no primeiro ano da equipe, em 2006, assim que a Red Bull comprou a Minardi e adotou a nova nomenclatura para sua equipe B. Desta forma, foi o único representante do cargo em toda a história da escuderia italiana, que se tornou AlphaTauri em 2020 e terá um novo nome no ano que vem — Racing Bulls é o favorito. O austríaco será substituído por Laurent Mekies, ex-diretor-esportivo da Ferrari.

“Como esta foi minha última corrida, queria aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os fãs da Fórmula 1 pelo apoio”, disse. “E também a FIA, FOM, todas as equipes da F1, Honda, Pirelli e todos que tiveram uma boa cooperação conosco nos últimos 18 anos”, afirmou.

Apesar do crescimento no fim, AlphaTauri não conseguiu bater a Williams (Foto: Red Bull Content Pool)

“E, obviamente, à minha equipe e a todos os pilotos com os quais tive a sorte de trabalhar”, destacou. “Desejo sucesso a todos eles no futuro”, finalizou.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.