Chefe da Alfa Romeo diz que Verstappen foi “estúpido” em toque com Räikkönen

Max Verstappen abalroou Kimi Räikkönen na largada do GP da Bélgica, situação que fez o primeiro abandonar e o segundo se arrastar até o fim. Frédéric Vasseur, chefe da Alfa Romeo, não entende a decisão de Max de frear tão tarde

Frédéric Vasseur não aprovou a postura de Max Verstappen na largada do GP da Bélgica deste fim de semana. O chefe da Alfa Romeo viu a corrida de Kimi Räikkönen sofrer um duro golpe ainda nos primeiros metros, quando o piloto holandês acertou a lateral do finlandês. Kimi conseguiu seguir em frente, mas os danos sofridos e o contratempo fizeram Vasseur definir a postura de Verstappen como “estúpida”.
 
“Não sei o que aconteceu com o Verstappen”, disse Vasseur. “Ele veio do nada, estava atrás até mesmo do Pérez antes de frear. Ele tentou passar dois carros na primeira curva, e isso é estúpido. Você consegue ultrapassar em Spa, você tem espaço para tentar algo. Não estamos em Budapeste ou Mônaco. O carro [do Räikkönen] ficou completamente danificado, estava sem metade do assoalho”, lamentou.
 
Verstappen abandonou pouco depois, batendo na Eau Rouge por conta de uma suspensão danificada. Räikkönen viu a bandeira quadriculada, mas estava apenas fazendo número – o resultado final foi o 16º lugar, atrás até da Williams de George Russell. A direção de prova não puniu ninguém no incidente.
Kimi Räikkönen apenas cumpriu tabela em Spa após o toque da largada (Foto: Beto Issa)

Verstappen, por sua vez, vê o lance de forma diferente. O holandês acha que foi até cauteloso na aproximação da curva 1, sendo surpreendido pela trajetória de Räikkönen.

 
“Acho que o Kimi pensou que estava completamente na minha frente”, ponderou Verstappen. “É verdade, eu freei um pouco mais tarde do que os outros dois, mas ainda era bem cedo. Aí ele foi fazer uma trajetória normal e eu não tinha para onde ir”, seguiu.

Charles Leclerc venceu o GP da Bélgica, encerrando a longa busca pelo primeiro triunfo na F1. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas completaram o pódio.

Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar