Chefe da AlphaTauri crê em vida difícil para companheiros de Verstappen na Red Bull
Franz Tost explica que carro da Red Bull é desenvolvido para o estilo de pilotagem de Max Verstappen, que costuma ser diferente de outros pilotos
Se tem algo em comum entre os quatro companheiros que Max Verstappen teve na Red Bull é que todos ficaram aquém do holandês em uma disputa direta. É claro que o talento do prodígio de 24 anos, disputando pela primeira vez um título mundial de F1 em 2021, foi preponderante para tal. No entanto, a construção do carro do time austríaco também possui sua parcela de contribuição. Segundo Franz Tost, chefe da AlphaTauri, o bólido é desenvolvido especificamente para ele, e seu estilo de pilotagem costuma diferir dos outros pilotos.
“Não que seja um estilo muito específico de dirigir, mas ele tem um ‘feeling’ único de como tirar o máximo possível do ponto de frenagem, do ponto de entrada de curva e do apex”, explicou. “Existem outros pilotos que também não conseguem guiar um carro construído para o Max. É porque ele tem um estilo de pilotagem diferente”, disse.
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Até hoje, Verstappen teve como companheiros de equipe Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alexander Albon e Sergio Pérez. Na opinião de Tost, o francês é o que mais poderia se aproximar da velocidade do holandês. No entanto, novamente o dirigente ressalta que a tendência é o segundo piloto ter dificuldades para se adaptar, devido ao estilo pouco ortodoxo de direção do dono do carro #33.
“Gasly poderia chegar perto. Mas Max é a liderança técnica da equipe. Isso significa que ele desenvolve o carro exatamente do jeito que quer. Então é possível que o segundo piloto tenha problemas”, prevê.
Fazendo sua primeira temporada pela Red Bull, Sergio Pérez sentiu na pele os mesmos problemas, tendo dificuldades para se adaptar ao carro da montadora austríaca. O mexicano ocupa a quinta colocação na tabela do Mundial de Pilotos com 120 pontos, pouco menos da metade dos 244,5 de seu companheiro, Verstappen. Até aqui, uma vitória no Azerbaijão – após estouro do pneu de Max – e mais um pódio, na França.
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