Chefe da Caterham enxerga evolução em Pic e Van der Garde, mas elogia trabalho de Kovalainen como reserva

Cyril Abiteboul acredita que Charles Pic e Giedo van der Garde estão evoluindo pouco a pouco, mas destacou o trabalho feito pelo reserva Heikki Kovalainen. Rumores na mídia finlandesa indicam que o experiente piloto pode ocupar uma das vagas dos jovens ainda neste ano

Pelo menos por enquanto, Charles Pic e Giedo van der Garde estão prestigiados dentro da Caterham. As palavras do chefe da escuderia anglo-malaia, Cyril Abiteboul, foram de elogios à dupla. O jovem dirigente francês disse que ambos estão evoluindo ao longo da temporada. Mesmo assim, os rumores a respeito de uma eventual volta de Heikki Kovalainen ao posto de titular aumentaram depois que Abiteboul destacou o trabalho do finlandês como reserva e desenvolvedor do CT03.

Em entrevista ao site oficial da F1, o chefe da Caterham disse que ainda é cedo para julgar o trabalho da jovem dupla. Abiteboul, no entanto, prefere falar em evolução. “Assim como a equipe, gostaria de avaliar os pilotos adequadamente no momento oportuno, mas por enquanto acredito que ambos estão progredindo em paralelo”, comentou.
Cyril Abiteboul elogiou Pic e Van der Garde, mas destacou o trabalho de Heikki como reserva (Foto: Caterham)

Mas Kovalainen, que foi preterido pela equipe anglo-malaia e foi substituído por Van der Garde e o polpudo patrocínio trazido pelo holandês, foi bastante elogiado pelo seu trabalho como reserva. O finlandês voltou ao cockpit do carro verde da Caterham no primeiro treino livre de sexta-feira dos GPs do Bahrein e da Espanha, provocando rumores sobre uma eventual volta como titular.

“Kovalainen, sem dúvida, nos ajudou nas sessões em que participou, além das impressões que ele nos transmitiu a respeito do carro. Heikki foi trazido de volta para nos ajudar a avaliar o carro híbrido em relação ao novo pacote de 2013 e usar sua experiência para corroborar o que Charles e Giedo nos contam sobre o carro e, o mais importante, comparando com o carro do ano passado, que é, obviamente, bem conhecido por nós”, disse Abiteboul.

“Nós investimos muito em Heikki desde os primeiros dias na equipe, e a oportunidade estava lá para trazê-lo de volta para nos ajudar neste ano. Com essa quantidade de experiência, seria tolo da nossa parte não usar aquilo que ele pode fazer, e ele definitivamente nos ajudou nessas sessões, tanto no que ele executou quanto no feedback que ele nos passou”, complementou.

Ainda que não haja nenhum sinal prático sobre a possível volta de Kovalainen como titular da Caterham, uma vez que Pic e Van der Garde seguem prestigiados, a emissora finlandesa MTV3, por meio do jornalista Oskari Saari, acredita que o retorno de Heikki acontecerá nesta temporada.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.