Chefe da Ferrari assume erro por abandono de Alonso no GP da Malásia: “Foi uma pena”

Stefano Domenicali assumiu a responsabilidade pelo abandono de Fernando Alonso na segunda etapa do Mundial de F1 em 2013 e justificou a estratégia de manter seu piloto na pista mesmo com a asa dianteira quebrada: “Assumimos um risco e acabou não dando certo”

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Stefano Domenicali chamou para si a responsabilidade pelo fim precoce da corrida de Fernando Alonso em Sepang, neste domingo (24). O chefe de equipe da Ferrari eximiu seu piloto de culpa e disse que o espanhol, que completou 200 GPs na Malásia, não pôde mensurar os danos em sua asa dianteira, que rompeu no fim da reta na segunda volta da prova. Entretanto, Domenicali entende que a performance exibida ao longo do fim de semana é um alento para a escuderia de Maranello visando a sequência da temporada.


Alonso ganhou a posição de Felipe Massa e assumiu a segunda colocação na largada, ficando só atrás de Sebastian Vettel. Mas o espanhol cometeu um pequeno erro que acabou tomando grandes dimensões ao tocar no carro do taurino, danificando assim a asa dianteira. Mas como a pista estava secando a cada minuto, a Ferrari decidiu manter Fernando na pista mesmo com a asa danificada, e isso acabou cobrando seu preço.
Domenicali chamou para si a responsabilidade pelo abandono de Alonso em Sepang (Foto: Getty Images)

Ao abrir a segunda volta, o aerofólio de Alonso entrou embaixo do seu carro, fazendo com que o piloto perdesse o controle da F138, passasse reto na curva 1 e ficasse parado na brita, encerrando seu 200º GP na carreira. Domenicali eximiu seu piloto de culpa e reconheceu que a falha foi da Ferrari.

O dirigente italiano falou à imprensa pouco depois do fim da corrida na Ásia. “Assumimos um risco e acabou não dando certo”, lamentou Domenicali. “Após o toque [de Alonso em Sebastian Vettel na primeira volta], a corrida não estava encerrada, e levei em conta a situação que havia uma transição de molhado para o seco.”

“Em condições normais, você viria [aos boxes], mas, nesta transição, se você acredita que a asa pode aguentar, você tenta e espera a hora certa. Você pode ter a chance de fazer um pit-stop para trocar para os pneus secos e ser o herói do fim de semana”, disse o dirigente, justificando a estratégia arriscada e que, no fim das contas, acabou se mostrando equivocada. “Infelizmente, a asa não aguentou”, resumiu.

“A decisão foi do pit-wall. Obviamente, Fernando pôde sentir isso no carro, mas ele não podia ter a dimensão do dano [na asa dianteira]. Assumimos a responsabilidade como equipe. O ‘beijo’ no carro de Vettel foi uma pena, porque poderíamos sair desta corrida com bons pontos”, continuou Domenicali. A Ferrari deixou Sepang apenas com os dez pontos somados por Massa, que terminou a prova em quinto.

Quanto a Fernando, que segue com 18 pontos no Mundial após duas etapas, Domenicali acredita que seu piloto dará a volta por cima nas próximas etapas da temporada. “Fernando não está feliz por sair zerado daqui, mas ele está otimista e olhando em frente porque ele sabe que nós temos algo para lutar”, encerrou.
 
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