Chefe da Mercedes prega estabilidade e mostra dúvida sobre dupla Hamilton-Wehrlein: “Combinação explosiva”

Tudo o que Toto Wolff não quer é ver a Mercedes internamente desestabilizada, da mesma forma que aconteceu com a McLaren em 2007, quando viveu o auge da rivalidade entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O dirigente austríaco tem muitas dúvidas sobre promover Pascal Wehrlein a titular por entender que o alemão pode não se entrosar com o tricampeão do mundo

 

Ao que tudo indica, Toto Wolff está cada vez menos inclinado a promover Pascal Wehrlein ao posto de titular da Mercedes depois da surpreendente aposentadoria anunciada por Nico Rosberg. No momento, a lista dos pretendentes à vaga deixada pelo campeão mundial de 2016 se resume a apenas dois nomes: o próprio Wehrlein, reserva imediato da equipe de Brackley, e Valtteri Bottas, hoje ainda na Williams. Caso o finlandês, velho conhecido de Wolff, seja o escolhido, Massa volta da aposentadoria e assume seu lugar na equipe britânica, conforme revelou o GRANDE PRÊMIO.

 
Em teoria, a opção por Wehrlein parecia ser a lógica, já que o alemão foi forjado pelo programa de desenvolvimento da Mercedes e foi o reserva imediato de Rosberg e Lewis Hamilton. Entretanto, Wolff entende que a chegada de um jovem como Pascal, com todo o ímpeto de um garoto da sua idade — apenas 22 anos —, colocaria em xeque a estabilidade interna da Mercedes, levando a um cenário parecido com o vivido pela McLaren em 2007, ano que marcou a explosiva rivalidade entre Hamilton e Fernando Alonso.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Toto Wolff mostra dúvidas sobre Pascal Wehrlein (Foto: Getty Images)
Naquele ano, Alonso havia sido contratado pela McLaren a peso de ouro depois de ter conquistado dois títulos mundiais (em 2005 e 2006) com a Renault. Por sua vez, Hamilton era promovido a titular e fazia sua estreia na F1. Mas o então jovem britânico não se intimidou com o bicampeão ao seu lado nos boxes e o desafiou, ganhando o apoio de Ron Dennis. 
 
A batalha entre os dois foi intensa nas pistas e também nos bastidores. No fim das contas, mesmo com o melhor carro do grid, a McLaren viu seus dois pilotos perderem o título, que foi conquistado, de forma improvável, por Kimi Räikkönen, da Ferrari.
 
Portanto, Wolff entende que uma possível contratação de Wehrlein colocaria em risco a harmonia interna na Mercedes. A equipe não chegou a ser um berço de tranquilidade nos últimos anos em razão da rivalidade entre Hamilton e Rosberg. “Lewis e Pascal seria uma combinação explosiva. O que eu quero evitar é o cenário ‘Alonso-Hamilton’”, declarou o chefe da Mercedes em entrevista ao diário ‘Kolner Express’.
BRUNO SENNA FALA DA CARREIRA, DO FUTURO E DA VOLTA DE MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

A decisão da Mercedes sobre quem será o substituto de Rosberg deverá levar mais alguns dias para ser anunciada. A equipe confirmou que só pretende oficializar o novo companheiro de Hamilton depois das festas de fim de ano, com o anúncio não sendo feito antes do dia 3 de janeiro. A pré-temporada da F1 terá início em 27 de fevereiro com a abertura dos testes no tradicional circuito de Barcelona.

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.