Chefe da Red Bull pede redução agressiva de downforce na Fórmula 1 para 2021

A FIA decretou mudanças aerodinâmicas nos carros, especialmente no assoalho, para 2021. Christian Horner, no entanto, não gostou e quer menos downforce

A Fórmula 1 prepara-se para pequenas mudanças aerodinâmicas para 2021. Mesmo com o congelamento dos chassis – como forma de diminuir gastos após a pandemia de Covid-19 -, os carros da categoria vão ter alterações no downforce para a próxima temporada, mas Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, não ficou satisfeito.

Para o dirigente, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) poderia diminuir ainda mais o downforce dos carros do que o determinado para o regulamento da temporada 2021 – o corte será de 10% e focado no assolho dos bólidos. A decisão da entidade visa ajudar a Pirelli a disputar mais um campeonato com os mesmos pneus e reduzir o impacto nos compostos.

“Acho que é uma questão complicada. Acredito que as equipes vão recuperar o downforce perdido, talvez até mais. A velocidade do progresso da Fórmula 1 é muito rápida”, afirmou Horner ao site Motorsport.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Christian Horner e Max Verstappen
Christian Horner (esq.) quer mais mudanças nos carros para 2021 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

“É claro que você precisa modificar alguma coisa. Isso introduz custos porque tudo que você muda cria diferença, então é preciso encontrar o balanço”, completou.

Franz Tost, chefe de equipe da AlphaTauri, também espera que a perda aerodinâmica seja recuperada rapidamente no próximo ano.

“Estamos estudando este novo regulamento e, com certeza, vamos perder muito. Mas com o desenvolvimento rápido da F1, não ficaria surpreso se não começo do próximo ano, talvez depois, os níveis estarem iguais aos atuais”, disse Tost.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.