Chefe de Sirotkin na World Series diz que piloto não está pronto para F1: “Ele é muito novo”

Chefe de Sergey Sirotkin na World Series, Igor Salaquarda afirmou que jovem russo não está pronto para estrear na F1. Dirigente avaliou que piloto de 17 anos saltou muitas etapas na carreira e ponderou que a pressão na F1 é muito grande

Igor Salaquarda, chefe de Sergey Sirotkin na World Series, acredita que o jovem de 17 anos não está pronto para entrar na F1. O jovem russo deve estrear no Mundial no próximo ano, depois de um acordo entre empresas da Rússia e a Sauber. 
 
Falando à publicação germânica ‘Speed Week’, o chefe da ISR afirmou que ficou chocado com a notícia sobre a transferência de Sirotkin para a F1. “Essa atenção toda não é boa para ele”, disse. “É pressão demais – ele só tem 17 anos. Ele é, definitivamente, muito novo”, ressaltou. 
Chefe de Sirotkin acredita que ele não está pronto para a F1 (Foto: ISR)
“Não quero dizer que fisicamente ele não pode fazer – hoje qualquer um pode guiar um carro de F1”, considerou. “É muito mais difícil lidar com a enorme pressão do Mundial”, continuou Igor.
 
Salaquarda comparou a situação de Sirotkin com a de Daniel Ricciardo, que guiou pelo time em 2011 antes de estrear na F1 aos 21 anos. 
 
“Daniel veio da F3 Inglesa e aí para a World Series por dois anos”, lembrou. “Mas Sergey só guiou na F-Abarth – uma categoria que eu não conheço –, na AutoGP e na F3 Italiana, mas nessas duas categorias, ele teve uma competição menos séria. Assim, ele era rápido. Mas se alguém está esperando que ele vença aqui agora, isso é pedir demais.”
 
“Já na F-Renault Europeia há uma intensa competição, assim como na F3, mas Sergey pulou essas duas etapas. Ele deveria passar mais tempo na World Series para ganhar mais experiência”, recomendou. 
 
Salaquarda também questionou a abordagem de Sirotkin as corridas nesta temporada. “Daniel estava sempre sozinho nas pistas, passando o tempo todo com o time”, comentou. “Mas Sergey vem com uma comitiva inteira. Às vezes é difícil para conversarmos com ele. Esses caras deveriam se concentrar em trabalhar com o time”, concluiu. 

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Hungria, direto do circuito de Hungaroring neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.