Chefe da Haas diz que Hülkenberg pode brigar por vitórias na Audi “se tiver carro certo”
Ayao Komatsu disse que considera Nico Hülkenberg um dos melhores pilotos da Fórmula 1 atual, mas segurou o ímpeto ao falar sobre possibilidade de luta por título
Nico Hülkenberg é a grande aposta da Audi para o projeto na Fórmula 1 a partir da temporada 2026, e o atual chefe do alemão na Haas, Ayao Komatsu, acredita que ele pode até vencer corridas se tiver o equipamento certo nas mãos. Briga por título, no entanto, é algo ainda muito cedo para se dizer.
Hülkenberg tem sido um dos destaques da temporada 2024, sobretudo em classificações, colocando-se constantemente no Q3. Já são 22 pontos somados dos 27 conquistados pela esquadra americana, resultado que tem feito muita diferença na briga no pelotão intermediário da tabela.
Relacionadas
Por essa e outras razões, a Audi/Sauber tratou de assegurá-lo já para 2025, e Komatsu reconheceu que o veterano vai fazer muita falta.
“Se ele é um dos melhores pilotos da F1? Com certeza!”, declarou o dirigente em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport. “Se ele tiver o carro certo, realmente poderá competir por pódios e vitórias”, salientou.
“Adoro trabalhar com ele, sempre fala o que pensa de forma honesta e clara, leva a equipe para a direção certa. Definitivamente sentirei falta de Nico”, completou.
Komatsu não tem dúvidas quanto à qualidade do #27, mas foi sincero ao ser questionado pela publicação se o via com chances de um dia levar a Audi à disputa do título, conforme a marca tanto almeja a médio prazo.
“Nico é um ótimo piloto. Mas não falaria de título no Mundial. Ele nem tem pódio ainda. Algo assim tem de acontecer passo a passo. Depois dos primeiros pódios e vitórias, um piloto tem de provar que pode entregar tais performances consistentemente”, seguiu.
“Não quero menosprezá-lo, mas não posso afirmar aqui que ele tem as qualidades de um campeão mundial quando nem sequer subiu ao pódio ainda”, concluiu Komatsu.
Hülkenberg tem como melhor resultado na F1 o quarto lugar alcançado em três oportunidades: no GP da Alemanha de 2012, quando defendia a Force India, no GP dos Estados Unidos de 2013, pela Sauber, e no GP da Inglaterra do ano seguinte, novamente com a Force India.
Depois das férias de verão, a Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Aston Martin gasta, muda perfil de carro e repete drama: atualizações são terríveis