Red Bull elogia disputa entre Verstappen e Leclerc: “Não vejo há muito tempo”

Christian Horner destacou as diversas ultrapassagens entre o atual campeão mundial e o monegasco da Ferrari na batalha pela vitória na F1 2022

DUELO VERSTAPPEN-LECLERC NA FÓRMULA 1 2O22 É LINDO, MAS SE CONTINUAR O PAU VAI COMER

Em apenas duas provas em 2022, Charles Leclerc e Max Verstappen já protagonizaram intensas disputas pela vitória no GP do Bahrein e na corrida da Arábia Saudita que, provavelmente, estarão nos melhores momentos sobre a atual temporada da Fórmula 1. As batalhas pelo primeiro lugar – com respeito mútuo entre os dois pilotos – despertou atenção do chefe da Red Bull, Christian Horner.

“Nas últimas duas corridas, Charles e Max se ultrapassaram umas 10 vezes na frente, provavelmente. Não vejo nada assim há muito tempo”, destacou Horner, em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.

Relacionadas


Semelhante ao que aconteceu no GP do Bahrein, Verstappen e Leclerc apresentaram uma performance arrojada, mas também inteligente na busca pela ultrapassagem e, consequentemente, a vitória no GP da Arábia Saudita. A capacidade dos pilotos de se alternarem na liderança nas duas primeiras provas da temporada deixou o chefe da Red Bull impressionado com o desempenho dos novos carros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Charles Leclerc e Max Verstappen travaram batalha tática em Jedá (Foto: F1)

Para fornecer a Verstappen as chances de ultrapassar Leclerc nas voltas finais e alcançar a vitória na prova da Arábia Saudita, a Red Bull adotou uma estratégia voltada totalmente para a corrida, com acerto do carro específico para melhor aproveitar a vantagem nas grandes retas do circuito de rua em Jedá.

“Deliberadamente, nós montamos o carro para a corrida. Como resultado, perdemos no setor 1, mas fomos mais rápidos nas retas”, afirmou o consultor da Red Bull, Helmut Marko. Além de uma menor carga aerodinâmica no carro, a escolha pelos pneus mais duros também garantiu que o holandês aumentasse o ritmo na reta final.

Já pode se empolgar com a Ferrari? E se preocupar com a Mercedes? | Paddockast #140

No entanto, Horner deixou claro que os méritos pela vitória são de Verstappen, que mostrou além de maturidade tática ao se manter em vantagem nas áreas de DRS durante a briga com o monegasco da Ferrari, uma habilidade com a preservação dos pneus para extrair o máximo do carro – com o objetivo de se sustentar em primeiro lugar ao final da prova saudita.

“Foi uma performance muito madura do Max. Ele cuidou dos pneus nas fases certas, se posicionou corretamente na disputa pelo DRS e realizou a manobra de ultrapassagem. E, no final, ele foi capaz de manter Charles atrás dele com todas as suas forças”, exaltou. “Quando você tem um piloto como Max no cockpit, pode confiar nele para que isso aconteça”, completou o chefe de equipe.

No próximo dia 10 de abril, Verstappen volta à pista do circuito de Albert Park, que vai marcar o retorno do GP da Austrália ao calendário da Fórmula 1 após três anos de ausência.

LEIA TAMBÉM
+Chefe da F1 defende horário “perfeito” de largada em Las Vegas: “Não vejo problema”
+Arábia Saudita planeja série de garantias para permanecer na Fórmula 1

EFEITOS (E PROBLEMAS) DAS NOVAS REGRAS NO COMEÇO DA TEMPORADA DE 2022 DA FÓRMULA 1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.