Chefe da Williams diz que Sargeant tem “capacidade de campeão em outras categorias”
James Vowles falou sobre a demissão de Logan Sargeant e afirmou que o piloto americano tem condições de ser campeões em categorias diferentes da Fórmula 1. Ele testará na Indy em novembro
Chefe da Williams, James Vowles falou sobre a polêmica saída de Logan Sargeant da equipe após o GP dos Países Baixos. Depois um acidente no treino livre 3, que impediu uma participação na sessão de classificação, o piloto americano acabou trocado pelo novato argentino Franco Colapinto para a corrida seguinte da Fórmula 1, que aconteceu na Itália.
Em entrevista ao podcast Beyond the Grid, Vowles falou sobre a saída de Logan. O americano estreou na Williams em 2023, mas não impressionou, somando apenas 1 ponto em sua passagem pela categoria, que acabou encerrada antes mesmo do fim da temporada 2024. Para James, uma das missões de Sargeant era entregar o carro sem danos, o que não vinha acontecendo.
Relacionadas
“A principal prioridade que eu tinha para o time não era quem estava pilotando, era garantir que entregaríamos o carro no nível correto de performance digno de Alex e quem quer que colocássemos no assento, que poderia entregar pontos, o que não tínhamos naquele estágio”, afirmou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Com o carro que tínhamos, marcávamos alguns pontos aqui e ali, mas não era um carro capaz de avançar. Naquele ponto, em Zandvoort, entregamos nesse aspecto, e fui claro com Logan: que deveria coletar todo ponto que estivesse disponível, e que o carro precisaria ser o mesmo ao fim da corrida porque não temos peças reservas o suficiente. É nisso que se resume. Naquele ponto, tínhamos momentos com performance e outros não. O que eu queria era uma firmeza: ‘aqui é onde estamos, agora estamos em uma posição em que podemos entregar pontos, vamos fazer isso como uma equipe'”, seguiu.
O futuro de Sargeant ainda é desconhecido. Em novembro, Logan participará de um teste privado em um carro da Indy pela equipe Meyer Shank. Vowles acredita que não faltou esforço do piloto americano, e citou que ele tem capacidade de ser campeão em diversas outras categoria.s
“Acho que onde Logan estava, ele me deu tudo o que tinha, mas não estava no nível certo ou no valor certo para o que precisávamos – simples assim. Nunca foi falta de confiança, ou falta de motivação, ou falta de empenho. Ele passava todo o tempo que podia se tornando mais rápido, mas chegou ao fim do caminho do que ele era capaz de alcançar”, seguiu.
“Sem dúvidas, em todas elas. Ele está entre os 20 melhores pilotos do automobilismo, o que será controverso em falar, e terá um monte de gente frustrada com isso, mas esse é o nível em que ele está. Ele estava coisa de 0s1 ou 0s2 atrás. Em anos anteriores, isso te manteria na posição certa, mas não mais, isso te derruba cinco posições. Ele tem capacidade de ser campeão em outras categorias, sem sombra de dúvidas”, concluiu.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.