Chefes da F1 reduzem importância de mudança em regra da FIA sobre asas flexíveis
FIA vai implementar na F1 maior rigor sobre as asas flexíveis e vai mudar parâmetros em asas dianteiras durante a temporada 2025
Andy Cowell, Christian Horner e Zak Brown — líderes da Aston Martin, Red Bull e McLaren, respectivamente — minimizaram as novas restrições à flexibilidade das asas para a temporada 2025 da F1.
O tema causou muita polêmica em 2024. McLaren e Mercedes foram acusadas de terem asas flexíveis, mas acabaram inocentadas pela Federação Internacional de Automobilismo [FIA]. No entanto, o órgão regulador do esporte a motor enviou uma nova diretiva técnica a partir do GP de Bélgica de F1 do ano passado.
Para a temporada 2025 da F1, a FIA prometeu testes mais rígidos com relação a flexibilidade das asas. A partir da nona etapa, o GP da Espanha, a flexibilidade máxima das asas dianteiras serão reduzidas de 15mm para 10mm, enquanto as asas traseiras terão restrições com efeito imediato.
Chefe da Aston Martin na F1, Cowell minimizou a mudança durante a temporada, mas alfinetou a entidade máximo do automobilismo com relação ao assunto. “Acho que todo mundo tem asa flexível, e a FIA sempre tem um meio de aferir a flexibilidade para que estas estejam dentro do regulamento”, disse Cowell.

“Se os números mudam, a gente tem de se adaptar. Não vejo como um grande barulho, seguimos adiante. É outra mudança de interpretação de regulamento de elemento flexível — não sei ao certo quantas foram nas últimas duas décadas”, completou.
Pelos lados da Red Bull, Horner criticou o fato da regulamentação mudar durante a temporada da F1. “Vai ser interessante ver o efeito das mudanças, só acho estranho o momento que isso vai acontecer. Por que a corrida 9? Poderia ter sido abordado entre as temporadas. Vamos ter de fazer duas especificação de asa. É impossível prever quem vai ganhar ou perder com isso”, falou o dirigente.
Para Zak Brown, as mudanças não vão causar mudanças significativas no grid da F1, alegando que a ordem de forças deverão ser as mesmas.
“Não acho que vai mudar de modo significativo para nós. Difícil dizer quem vai ganhar ou perder com isso, não creio que será uma mudança importante para ninguém. Não espero nenhuma troca na hierarquia por conta da troca nas regras”, encerrou o CEO da McLaren na F1.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

