Horner assegura Verstappen na Red Bull até 2028: “Conquistamos muita coisa juntos”

Christian Horner ainda disse que Max Verstappen "é dono de si", mas evitou comentar o relacionamento do tricampeão com o pai, o ex-piloto Jos Verstappen

Em meio à pressão da parte de Jos Verstappen e ameaças de que a permanência no cargo significaria um ‘racha’ na Red Bull, Christian Horner assegurou não ter dúvidas de que Max Verstappen cumprirá o acordo vigente com os taurinos até o final da temporada 2028. O dirigente britânico ainda afirmou que não tinha nada a acrescentar sobre a relação entre pai e filho, dizendo apenas que o tricampeão “é dono de si”.

O rumor de uma possível saída de Max da Red Bull antes do final do prazo ganhou corpo após o pai do neerlandês ir à imprensa dizer que a equipe austríaca corria riscos de rachar caso o dirigente britânico permanecesse na chefia. Horner foi alvo de uma investigação interna da Red Bull após ser acusado de “conduta inapropriada” por uma funcionária, porém foi inocentado das alegações.

A questão é que um dia após o veredito dos taurinos, um e-mail contendo as supostas provas do comportamento inadequado de Horner foi enviado a mais de 200 jornalistas e membros do alto escalão da Fórmula 1 e Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O suficiente para Jos denunciar o clima interno nada amistoso em Milton Keynes.

O ex-piloto também foi visto conversando bastante com Toto Wolff, chefe da Mercedes, após o passeio de Max no Bahrein. E nenhum lado rejeitou com veemência a possibilidade de uma ida de Verstappen para a arquirrival já em 2025.

Horner soltou o verbo na coletiva de imprensa em Jedá (Foto: Red Bull Content Pool)

Horner, todavia, demonstrou confiança ao ser questionado na coletiva de imprensa desta quinta-feira (7), em Jedá, se Max vai cumprir o atual contrato. “Tenho certeza disso”, salientou.

“Ele tem uma grande equipe ao seu redor, tem muita fé na equipe. E conquistamos muito juntos. Portanto, ele está comprometido em contrato até 2028”, acrescentou.

O dirigente também se disse “ciente” de todos os comentários feitos por Verstappen pai em Sakhir e confirmou que conversou com ele após a corrida. “Nosso foco está muito no futuro. Como disse, as conversas ocorreram após a corrida no Bahrein, e estamos todos ansiosos”, seguiu, falando na sequência que não tinha nada a acrescentar sobre o relacionamento de pai e filho.

“É claro que o pai de Max desempenhou um papel fundamental na carreira dele e em levá-lo para a F1. Max também é dono de si. Nós o vimos deixar de ser um adolescente e se tornar um jovem que alcançou o que conquistou. Portanto, não cabe a mim comentar sobre as relações entre pais e pilotos. Elas são únicas entre pessoas diferentes”, destacou.

Por fim, Horner encerrou dizendo que após a conversa que teve com Jos ainda no Bahrein, era hora de “seguir em frente”.

“Acho que é do interesse de todos, coletivamente, que concordemos em seguir em frente, em focar no futuro. Nós dois temos interesse em que o filho dele obtenha o melhor e que forneçamos os melhores carros para que ele possa tirar melhor proveito. Ele [Max] começou a temporada da melhor maneira possível. Ele é um talento extraordinário. E esperamos continuar a fornecer a ele um carro muito competitivo”, concluiu.

Hoje pela manhã, o ‘Caso Horner’ ganhou mais um capítulo: segundo Sky Sports e BBC, a funcionária que acusou o chefe da Red Bull de conduta inapropriada foi suspensa pela equipe austríaca. As emissoras informaram que denunciante seguirá recebendo seu salário, apenas não poderá comparecer ao trabalho. Um porta-voz da Red Bull afirmou apenas que “não podemos comentar, porque é um assunto interno”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o último treino livre acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.