Circuito da Catalunha conclui obras e altera formato da curva 10 para F1 e MotoGP

Circuito da Catalunha realizou obra em janeiro que aproxima a curva 10 do desenho original da pista. Mudança foi feita após consulta com FIA e FIM para maior segurança

O Circuito da Catalunha concluiu sua mais recente obra de alteração do traçado. Após consulta com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a de motociclismo (FIM), a curva 10 sofreu uma mudança e terá um formato parecido com a do projeto original, inaugurado em 1991.

A curva 10 se caracterizava por ser um ponto forte de frenagem após a reta, com uma longa virada à esquerda e acelerando para a curva 11, um ponto mais alto do traçado. Agora, se torna uma curva mais redonda e de raio constante, próximo ao que era em 2004. A modificação também permite alargar a área de escape, aumentando a distância de segurança.

A mudança em Barcelona é parte das iniciativas fechadas por FIA e FIM para aumentar a segurança dos pilotos no circuitos. A última morte no Mundial de Motovelocidade aconteceu justamente na Catalunha, em 2016, quando Luis Salóm sofreu um acidente na penúltima curva da pista, motivando a MotoGP a utilizar o traçado da F1 em 2017, com a chicane, mas a decisão foi alterada após apenas uma edição.

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O GP da Espanha da Fórmula 1 está marcado para acontecer no dia 9 de maio, enquanto o GP da Catalunha da MotoGP acontece em 6 de junho.

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