Claire Williams destaca quebra de paradigmas e maior espaço para mulheres dentro da F1

Escolhida por Frank Williams para auxiliá-lo e sucedê-lo, Claire Williams destacou a participação cada vez maior de mulheres na F1. A filha do lendário dirigente septuagenário foi nomeada recentemente como chefe adjunta da equipe


Recentemente, a F1 começou a viver um momento de quebra de paradigmas e padrões tradicionais. A categoria, historicamente predominada pelo sexo masculino, começa a contar com mulheres em posição de destaque. No ano passado, Monisha Kaltenborn foi escolhida por Peter Sauber para sucedê-lo no comando da escuderia suíça. E no último mês de março, a Williams elegeu Claire Williams, filha de Frank, como chefe adjunta da equipe e trabalhará lado a lado com o pai, que é um dos grandes nomes da história do esporte a motor.

Aos 36, Claire destacou a importância crescente das mulheres na F1. Em entrevista concedida à Rádio BBC, a britânica se mostrou empolgada com a nova função depois de ter trabalhado no departamento de comunicação da equipe nos últimos anos.
Claire Williams destacou a quebra de paradigmas na F1 atual (Foto: Williams)

“O esporte pode ser compreendido como dominado pelos homens, mas essas percepções estão sendo quebradas agora. A Sauber tem uma chefe de equipe, e agora eu fui colocada nesta posição. Acho que as tradicionais concepções da F1 estão sendo destruídas cada vez mais”, comentou a filha de Frank Williams.

Além de Claire Williams, a escuderia de Grove tem outra mulher de relativo destaque: Susie Wolff, esposa do ainda sócio Toto Wolff, figura nos quadros da equipe como pilota de desenvolvimento, trabalhando no simulador. Mas várias mulheres trabalham na Williams em setores como comunicação e engenharia, por exemplo, assim como acontece nas outras equipes do grid.

“Temos de esperar e ver como eu vou desempenhar a função, mas gostaria de imaginar que farei um bom trabalho para a equipe. A Williams é uma equipe familiar de renome, então é importante manter esse elemento familiar. Acho que é bom que fui colocada nesta função, é bom para a equipe e para o esporte”, disse.

Sir Frank Williams, aos 70 anos, vê em Claire sua sucessora ideal. “Durante a última década, Claire tem trabalhado incansavelmente para a Williams. Seu conhecimento do esporte e paixão pela equipe é inquestionável e tenho orgulho de dizer que, durante seu tempo aqui, ela provou ser um dos nossos elementos mais valiosos”, destacou.

“Com Claire sendo nomeada chefe adjunta, sei que o futuro da Williams está em mãos extremamente seguras”, concluiu Frank, um dos últimos garagistas da F1.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.