Claire Williams garante trabalho no FW35 e cobra equipe: “Repetir esta temporada é inaceitável”

Chefe-adjunta da Williams garantiu o desenvolvimento do FW35, um dos piores carros da história da equipe cofundada por seu pai. A britânica cobrou a equipe e deixou claro: “Todos estão na Williams para vencer”


O fim de semana do GP da Inglaterra será especialíssimo para a Williams. Não apenas por ser a corrida em casa da equipe — e de quase todas as outras da F1 —, mas também por representar o 600º GP da história do lendário time cofundado por Frank Williams e Patrick Head em 1978. Mas a fase não é nada boa, principalmente porque o FW35, carro projetado para a temporada 2013, não vem correspondido às expectativas. Ainda assim, Claire Williams assegurou que a escuderia seguirá trabalhando no desenvolvimento do bólido mesmo com a revolução que se avizinha da categoria em 2014, ano em que os motores turbo V6 de 1,6 L substituirão os aspirados V8 de 2,4 L, além de outras mudanças técnicas e aerodinâmicas.

Durante entrevista concedida à revista britânica ‘Autosport’, Claire, chefe-adjunta da equipe comandada pelo pai, Sir Frank Williams, assegurou que o desenvolvimento do FW35 segue a todo vapor. A mais jovem dirigente da F1 cobrou uma melhora por parte da escuderia e disse que a performance nesta temporada é “inaceitável e jamais deve se repetir”.
Claire Williams cobrou reação da equipe e disse que repetir 2013 é inaceitável (Foto: Williams)

“Nós nunca desistimos do nosso carro deste ano, e você tem de executar isso [o desenvolvimento] em paralelo a tudo o que você faz. Estamos de olho nos problemas que nós temos neste carro até agora, e nós estamos tentando resolver tudo isso. Então, nós estamos de olho no ano que vem para ter a certeza que tenhamos tudo no lugar, de maneira que os erros que foram cometidos durante o inverno não se repitam e que comecemos de onde queremos estar no ano que vem”, declarou a filha de Frank Williams.

“Ter uma repetição [disso] é inaceitável, mas sim avançar em relação a esta temporada, repetir esta temporada é inaceitável. Todo mundo aqui sabe disso. Todos na Williams estão para vencer. Eles sabem que é para isso que eles estão lá, para garantir que eles explorem o melhor de si para entregar um carro de corrida vencedor. Todo mundo têm plena consciência disso”, bradou a jovem britânica.

No momento, a Williams é a única dentre as equipes com mais tempo na F1 a estar zerada nesta temporada. A temporada pífia do time só foi amenizada pelo brilhareco obtido por Valtteri Bottas na classificação do GP do Canadá, em Montreal, onde obteve o terceiro lugar no grid. Mas, no fim das contas, o desempenho da equipe em nada lembra a boa temporada no ano passado, quando a Williams subiu no topo do pódio do GP da Espanha, com Pastor Maldonado.

Questionada sobre a capacidade financeira para se manter na F1, Claire Williams se mostrou tranquila e minimizou a alta dos custos que a adoção do novo regulamento vai proporcionar à categoria. A partir de 2014, a Williams deixará a parceria com a Renault e terá os motores da Mercedes.

“Temos um orçamento muito saudável para correr neste ano. Obviamente, os custos são crescentes para o ano que vem, mas temos uma boa equipe comercial por trás. E eles têm feito um trabalho brilhante. Isso ainda está engatinhando, mas temos algumas boas conversas, então estou animada”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.