Coalizão internacional se reúne com FIA e denuncia “afronta aos direitos humanos” de corrida no Azerbaijão

A primeira vez da F1 em Baku, capital do Azerbaijão, será sob críticas muito pesadas e protestos internacionais. Isso porque o Azerbaijão é um país há muito tempo conhecido pelas violações dos direitos humanos internacionais, algo que a F1 historicamente não leva muito em consideração. Mas há quem leve, como a coalizão internacional Sports for Rights, que se reuniu com a FIA na segunda-feira

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Daqui duas semanas a F1 chega a Baku, capital do Azerbaijão, para o primeiro GP da Europa na cidade. E vai chegar sob críticas pesadas de grupos conectados aos direitos humanos. Isso porque o país tem sobre si várias acusações de violações graves, como cerceamento da imprensa e aprisionamento de opositores do governo.

 
Não que esse tipo de acusação seja nova para a F1. Nos últimos anos apenas, Bahrein e China eram lugares que passaram pelo mesmo tipo de críticas, assim como a África do Sul nos anos 1980. Na última segunda-feira, membros da coalizão internacional de direitos humanos Sports for Rights teve uma reunião de portas fechadas na FIA para tentar pressionar a federação. Quem esteve na reunião considerou “proveitosa”.
 
É inviável que a corrida não aconteça mesmo com as violações e o conflito de Nagorno-Karabaj, especialmente porque Bernie Ecclestone segue se valendo da mesma justificativa há décadas para ir a países assim: a F1 não se interfere em política. Mas durante a maior crise no Bahrein, em 2012, a FIA criou um código necessário para que a corrida acontecesse. A F1 precisava ser “comprometida a respeitar os códigos de direitos humanos reconhecidos internacionalmente”.
Curva oito de Baku: o traçado está pronto (Foto: Divulgação)
De qualquer forma, a corrida na antiga república soviética vai causar problemas. A coordenadora do Sports for Rights e ex-diplomata norte-americana Rebecca Vincent chamou a corrida de “uma afronta aos direitos humanos” e um evento que legitima todas as violações ocorridas por lá. Além das reclamações à FIA, a organização também fez um pedido ao cantor Pharrell Williams para que cancele o show que fará por lá no final de semana do GP.
 
A maior preocupação e esperança dos ativistas está nos patrocinadores. Em três anos apenas, as equipes da F1 viram cair os vencimentos totais de patrocínios em $ 200 milhões – de $ 950 para $ 750. E é um momento em que grandes patrocinadores fazem pressão para que a imagem seja resguardada de locais com problemas graves. 
 
“Patrocinadores estão cada vez com menos paciência com órgãos, incluindo a F1, que estão associados a regimes nocivos. Alguns estão ligados por acordos de longo prazo, mas estamos vendo se tornarem mais ativistas”, disse Phil Bloomer, diretor-executivo do Centro de Recursos de Negócios e Direitos Humanos.
 
Visa e Coca-Cola, por exemplo, pressionaram a FIFA para que o ex-presidente Sepp Blatter renunciasse à presidência, bem como a CBF, envolta em escândalos internacionais da mesma FIFA , também teve seus problemas.
 
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.