Com calendário cheio, F1 diminui pré-temporada e acaba com testes coletivos durante 2020

A Fórmula 1 definiu que, por conta das 22 corridas de 2020 - que configuram o maior calendário da história -, terá bem menos tempo para testar. A pré-temporada vai contar com seis datas, em vez de oito, enquanto os testes coletivos de meio do ano saem de cena

A Fórmula 1 divulgou no começo da tarde desta sexta-feira (4) as datas da pré-temporada 2020 do Mundial. Com o maior calendário da história do campeonato, 22 corridas ao todo, a quantidade de testes coletivos foi diminuído: serão seis dias. A sede seguirá sendo Barcelona e entre os dias 19 e 28 de fevereiro.
 
Nos últimos anos, a pré-temporada tem sido realizada em formato semelhante: duas sessões de quatro dias cadas. Desta vez, apesar de seguir no Circuito da Catalunha, fica com duas sessões de três dias. A primeira acontece entre 19 e 21 de fevereiro, enquanto a segunda será realizada entre 26 e 28 do mesmo mês.
Daniil Kvyat (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Paddockast #36
O MELHOR PILOTO SEM VITÓRIA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Além do corte da pré-temporada, os testes coletivos de meio de temporada também foram apagados. Em 2019, sessões aconteceram após os GPs do Bahrein e da Espanha, dois dias em cada. Entretanto, em 2020, nenhum desses irá acontecer. A mudança tende a colocar importância maior nos treinos livres dos fins de semana de corrida.

A decisão era esperada, uma vez que as equipes já haviam se colocado como favoráveis ao menor número de dias de testes após a decisão do calendário recheado do ano que vem – embora não seja unanimidade entre os pilotos.

Após o último teste, as equipes e pilotos aguardam por mais duas semanas: a temporada começa com o GP da Austrália no fim de semana dos dias 13-15 de março. Entre março e novembro, a F1 tem ao menos duas corridas por mês – sendo que maio, junho, setembro e novembro contam com três provas. 


 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.