Com Mercedes vermelha e Aston Martin, F1 mostra novos safety-car e carro médico

A Fórmula 1 apresentou de forma oficial a Aston Martin como nova fornecedora dos carros médico e safety-car para a temporada 2021. A marca britânica vai se revezar a cada corrida do Mundial com a Mercedes, parceira de longa data da F1

Novidade no grid da F1 para a temporada 2021, a Aston Martin levou o novo AMR21 à pista para um dia de filmagem chuvoso em Silverstone (Vídeo: Aston Martin/Divulgação)

A Fórmula 1 apresentou de forma oficial ao público os novos safety-car e carro médico para a temporada 2021 do Mundial. Pela primeira vez em 25 anos, mais de uma marca vai ficar responsável pelo fornecimento dos carros de serviço. A Aston Martin, uma das grandes novidades no campeonato por sua entrada no grid como equipe, vai se revezar a cada corrida com a Mercedes, parceira da Fórmula 1 desde 1996. A grande novidade é que a montadora alemã vai usar, de forma permanente, a cor vermelha em seus carros, substituindo o tradicional prateado neste ano.

Em 2020, a Mercedes pintou o safety-car e o carro médico de vermelho no fim de semana do GP da Toscana de Fórmula 1, disputado em Mugello e que marcou a disputa do GP 1.000 da história da Ferrari no Mundial. Desta vez, a montadora vai levar, além da cor diferente do habitual, a estampa do patrocínio da CrowdStrike, empresa norte-americana de tecnologia de segurança cibernética e que também é patrocinadora da equipe heptacampeã da F1. O Mercedes AMG GT R segue sendo o modelo designado para o safety-car, enquanto o C 63 S Estate continua como carro médico.

ASTON MARTIN; SAFETY-CAR; CARRO MÉDICO; CARRO DE SERVIÇO; FÓRMULA 1; F1 2021;
A Aston Martin entra como grande novidade como fornecedora dos safety-car e carro médico da F1 (Foto: F1/Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

Já a Aston Martin, que teve fotos dos seus novos carros de serviço oficiais da Fórmula 1 reveladas na semana passada, vai contar com o seu modelo mais luxuoso, o Vantage, como o safety-car, sempre no tradicional verde britânico, enquanto o DBX vai ter a função de ser o carro médico da marca britânica.

A Aston Martin será a responsável pelo safety-car e o carro médico na prova de abertura do Mundial na temporada 2021, o GP do Bahrein, em 28 de março. Já na segunda corrida do calendário, o GP da Emília-Romanha, vai ter o SC e o carro médico da Mercedes. As duas montadoras vão se alternar no fornecimento dos veículos de serviço da Fórmula 1 corrida após corrida até o fim da temporada.

SAFETY-CAR; MERCEDES; MERCEDES AMG; MERCEDES VERMELHA; F1; FÓRMULA 1; F1 2021;
A Mercedes trocou o prata tradicional pelo vermelho na pintura do safety-car para 2021 (Foto: F1/Divulgação)

Assim como tem sido nos últimos anos, Bernd Mayländer será novamente o responsável pela pilotagem do safety-car ao longo da temporada 2021 da Fórmula 1. O alemão aparece com evidência em várias corridas que contam com a intervenção do carro de segurança oficial. Já a condução do carro médico segue sob os cuidados do sul-africano Alan van der Merwe, fundamental no GP do Bahrein do ano passado ao chegar muito rápido ao local do gravíssimo acidente sofrido por Romain Grosjean, sendo crucial para a retirada do piloto franco-suíço das chamas e, naturalmente, um dos responsáveis pela sua sobrevivência.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, destacou a oportunidade de a Fórmula 1 agora contar com duas marcas de peso como fornecedoras dos carros de serviço oficiais da categoria.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar nossa nova parceria com a Aston Martin e com a Mercedes -AMG para o fornecimento dos safety-car e carros médicos oficiais para o Mundial de Fórmula 1. Aston Martin e Mercedes-AMG são marcas icônicas, e estamos orgulhosos do seu lugar em nosso incrível esporte”, disse o dirigente italiano.

SAFETY-CAR; MERCEDES; MERCEDES AMG; MERCEDES VERMELHA; F1; FÓRMULA 1; F1 2021;
Com patrocínio e vestida de vermelho, a Mercedes mostrou seus novos carros de serviço na F1 em 2021 (Foto: F1/Divulgação)

“O safety-car e o carro médico são uma parte extremamente importante da Fórmula 1 e estão sempre lá para manter nossos pilotos em segurança. Na temporada passada, testemunhamos a velocidade heroica e a dedicação exigidas pelas equipes para resgatar Romain Grosjean do seu dramático acidente, e os carros da Aston Martin e da Mercedes estão perfeitamente equipados para responder a qualquer momento e garantir a segurança dos pilotos”, salientou.

Michael Masi, diretor de provas da Fórmula 1, também sublinhou a importância de contar com veículos rápidos e capazes de atender às exigências da categoria máxima do esporte a motor.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Aston Martin como fornecedora do safety-car e do carro médico da Fórmula 1, compartilhando a função junto dos nossos parceiros de longa data, a Mercedes, que está conosco desde 1996. O safety-car e o carro médico são uma parte essencial de um evento seguro e bem-sucedido do Mundial de Fórmula 1, fazendo desde testes de pista, inspeções a intervenções e neutralizações nas corridas, sendo uma ferramenta vital para mim enquanto diretor de corrida e minha equipe para manter todos seguros e para a reinicialização de uma corrida da forma mais eficiente possível depois de um incidente”, comentou.

ASTON MARTIN; SAFETY-CAR; CARRO MÉDICO; CARRO DE SERVIÇO; FÓRMULA 1; F1 2021;
Detalhe do Aston Martin Vantage, o novo safety-car da Fórmula 1 (Foto: F1/Divulgação)

“Esses carros precisam ser rápidos em todas as condições e carregar uma enorme tecnologia de ponta a bordo. Analisando o Vantage e o DBX, a Aston Martin fez um trabalho impressionante ao preparar os carros. Acho que os fãs vão adorar a novidade. A Aston Martin é uma marca icônica, com um legado grande no automobilismo e, da mesma forma, o novo visual do Mercedes-AMG GT R vai manter a Fórmula 1 rápida mesmo quando tivermos de reduzir a velocidade dos carros de corrida”, finalizou o diretor de provas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fórmula 1.

https://open.spotify.com/episode/56EWZtjjXZerTSc5mEGdpr?si=dXJwGloaQQ6ZEGdY1gUInQ&nd=1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube