Com oito pontos em 2014, Lotus admite impacto do novo regulamento da F1 e diz que saída de funcionários atrapalhou

Federico Gastaldi, diretor-adjunto da Lotus, reconheceu que o time sentiu a mudança no regulamento da F1 e ressaltou que o time também foi prejudicado com a saída de funcionários experientes

Depois de fechar a temporada 2013 com o quarto posto no Mundial de Construtores, a Lotus vem sofrendo ao longo deste ano. Após de 13 etapas, o time ocupa a oitava colocação na classificação, 446 pontos atrás da líder Mercedes.
 
Falando à imprensa em Monza, palco do GP da Itália, Federico Gastaldi, diretor-adjunto da Lotus, reconheceu que o time sentiu o impacto do novo regulamento. 
Federico Gastaldi (dir.) reconheceu que saída de funcionários impactou performance da Lotus (Foto: Divulgação)
“Este ano, obviamente, com os novos regulamentos, quero dizer, foi uma grande mudança para todos, mas, para nós, certamente foi ainda mais duro”, admitiu. “Na verdade, no começo, nós pensamos que era apenas um problema com o motor, mas logo que a temporada teve início nós fomos encontrando diferentes problemas”, explicou.
 
“Nós estamos tentando aprender a cada corrida e estamos tentando melhorar para o próximo ano, mas até agora não tem sido um campeonato positivo para nós. E é isso”, resumiu.
 
Ainda, Gastaldi também reconheceu que a saída de muitos funcionários do time desde a temporada passada também tiveram um efeito na atual forma. 
 
“Todo mundo sabe que perdemos um bom número de pessoas experientes na equipe. Essas pessoas foram para outras equipes, e isso nos afetou muito”, ressaltou. “Também estamos tentando encontrar uma solução para o motor, que é um ponto chave para nós”, indicou.
 
Chefe da Lotus, Gerard López falou ao site oficial da F1 e admitiu que o chassi do E22 tem um problema que não será solucionado na atual temporada.
 
“Nós tivemos muitos problemas no início da temporada com o sistema de transmissão e aí, de alguma forma, nós descobrimos no meio da temporada que nós temos alguns problemas com o chassi, que são bem difíceis de resolver neste ano”, comentou López. “Mas é bom que tenhamos descoberto isso antes de começar a desenvolver o carro do próximo ano, então no resto da temporada nós vamos tentar resolver o que pode ser resolvido –, mas, sim, será uma temporada difícil até o final”, continuou.
 
“Foi o erro com o chassi que nos colocou onde estamos agora – e nós, definitivamente, não queremos cometer o mesmo erro outra vez”, alegou. “Não estou dizendo que vamos lutar pelo título no ano que vem, mas devemos voltar para onde estávamos nos últimos dois anos”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!