Com pista seca, Vettel lidera 1-2 da Ferrari no TL2 do GP do Brasil
A chuva até ameaçou dar as caras, mas o segundo treino livre do GP do Brasil foi realizado com pista seca. A Ferrari deu as cartas e liderou com dobradinha: Sebastian Vettel foi 0s021 mais rápido que Charles Leclerc, enquanto Max Verstappen foi o terceiro. Hexacampeão do mundo, Lewis Hamilton fechou a sexta-feira em quinto
O segundo treino livre do GP do Brasil foi um pouco mais normal. Com pista seca, a sessão da tarde desta sexta-feira (15) foi marcada, logo nos primeiros minutos, pela forte batida de Robert Kubica na Curva do Sol. Depois, o que se viu foi uma Ferrari protagonista ao liderar o TL2 com direito a dobradinha tanto no primeiro stint, com pneus médios, como na segunda saída da pista, com os macios. Sebastian Vettel fechou o dia como o mais rápido em São Paulo ao marcar 1min09s217, superando Charles Leclerc por apenas 0s021. O monegasco, contudo, corre neste fim de semana com novos componentes do motor após troca efetuada pela Ferrari, perdendo assim dez posições no grid de largada no domingo.
Apesar de a Ferrari dominar a tabela de tempos, dá para considerar o único treino livre do dia no seco como bastante equilibrado. Max Verstappen, com a Red Bull, terminou a tarde na terceira posição, ficando a apenas 0s134 do tempo de Vettel. Só então vieram os carros da Mercedes, mas também próximos da ponta: Valtteri Bottas foi o quarto, 0s156 mais lento que Seb, enquanto o hexacampeão mundial, Lewis Hamilton, completou o top-5.
Destaque para Kevin Magnussen, que colocou a Haas como a 'melhor do resto' ao ficar na sexta posição, só que 0s926 mais lento que o líder da sessão. Daniel Ricciardo, da Renault, Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, Alexander Albon, com a segunda Red Bull, e Carlos Sainz, da McLaren, fecharam a lista dos dez mais rápidos do dia.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco o GP do Brasil com os jornalistas Evelyn Guimarães, Felipe Noronha, Fernando Silva, Flavio Gomes, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum, e o fotógrafo Rodrigo Berton. Acompanhe todo o noticiário aqui e tudo dos bastidores e das atividades em pista AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP do Brasil de F1
A Red Bull trabalhava duro para finalizar o conserto no carro de Alexander Albon enquanto o treino se aproximava do seu início. Desta vez, diferente da sessão realizada pela manhã, a pista estava seca — temperatura ambiente na casa dos 20ºC e 25ºC na pista —, com risco de chuva de apenas 30%.
Foi a primeira oportunidade no dia que as equipes e pilotos tiveram para acelerar com pista seca. Assim, todo mundo partiu para buscar os tempos logo no início da sessão, com Antonio Giovinazzi sendo o primeiro a registrar volta com 1min11s744. O tempo do italiano da Alfa Romeo durou pouco, já que Valtteri Bottas cravou 1min10s812 sem forçar muito.
A sessão foi interrompida com pouco menos de 7 minutos. Robert Kubica perdeu o controle do carro de forma muito estranha enquanto percorria a Curva do Sol e bateu forte sua Williams no guard-rail. Tudo bem com o polonês, mas a direção de prova acionou bandeira vermelha.
O treino foi retomado às 15h12 (de Brasília), e logo os pilotos voltaram à pista. Sem perder tempo, a Red Bull liderou uma provisória dobradinha com Max Verstappen à frente, seguido por Alexander Albon. Até que Lewis Hamilton colocou a Mercedes na ponta com 1min09s938 para assumir a liderança. E Charles Leclerc, com motor novo, veio logo atrás, mas não conseguiu bater Lewis e a Red Bull de Verstappen, ficando em terceiro.
Na volta seguinte, contudo, Leclerc conseguiu tirar Hamilton da ponta ao registrar 1min09s820, 0s118 mais rápido que o hexacampeão. Só que Sebastian Vettel veio em seguida para superar o companheiro de equipe e comandar o 1-2 da Ferrari com 1min09s570. Ao mesmo tempo, Hamilton afirmava que a chuva estava de volta a Interlagos. E, de fato, o tempo seguia muito fechado, com muito vento na região do autódromo.
A chuva começava a dar as caras, ainda que de forma tímida, na hora final da sessão em Interlagos. Mas houve tempo para os pilotos completarem voltas com os pneus macios. Foi quando Hamilton viveu um grande susto ao fazer a Junção e se deparar com um carro bastante lento à frente, que era justamente o de Bottas. Daniil Kvyat escapou no S do Senna, enquanto Vettel reclamou do tráfego de uma Haas à sua frente, o que acabou por atrapalhar sua primeira volta rápida com os macios.

Na sequência dos trabalhos, os pilotos não conseguiram melhorar seus respectivos tempos. Sem mudanças nas principais colocações da sessão, a sexta-feira encerrou com a Ferrari na ponta, com Vettel liderando com Leclerc logo atrás. A sessão mostrou um equilíbrio interessasnte entre as três principais forças do grid, enquanto Kevin Magnussen surpreendeu ao ser o melhor do resto do grid ao completar o treino na sexta colocação com a Haas.
Nos minutos finais, a Ferrari acabou liberando o carro de Leclerc dos boxes em condição insegura por estar logo à frente da Mercedes de Bottas. O incidente foi anotado pelos comissários de prova, mas não chegou a ser investigado no desfecho do TL2, que teria outra ocorrência antes da bandeirada. Pierre Gasly enfrentou problemas no motor e teve de encostar na área gramada no início da reta dos boxes. Fim de treino para o piloto francês. A direção de prova acionou o safety-car virtual para liberar a pista logo em seguida.
E como desgraça pouca é bobagem para a Toro Rosso, Daniil Kvyat rodou na entrada da Junção e bateu de leve seu carro na barreira de proteção. A direção de prova optou por acionar a bandeira vermelha, o que, no fim das contas, encerrou os trabalhos desta tarde em São Paulo.
F1 2019, GP do Brasil, Interlagos, treino livre 2:
1 | S VETTEL | Ferrari | 1:09.217 | 30 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:09.238 | +0.021 | 35 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:09.351 | +0.134 | 33 |
4 | V BOTTAS | Mercedes | 1:09.373 | +0.156 | 37 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:09.440 | +0.223 | 39 |
6 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:10.143 | +0.926 | 38 |
7 | D RICCIARDO | Renault | 1:10.194 | +0.977 | 32 |
8 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:10.210 | +0.993 | 39 |
9 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:10.275 | +1.058 | 31 |
10 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:10.310 | +1.093 | 38 |
11 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:10.325 | +1.108 | 31 |
12 | P GASLY | Toro Rosso Honda | 1:10.352 | +1.135 | 26 |
13 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:10.419 | +1.202 | 36 |
14 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:10.424 | +1.207 | 34 |
15 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:10.443 | +1.226 | 31 |
16 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:10.504 | +1.287 | 38 |
17 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:10.568 | +1.351 | 33 |
18 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:10.700 | +1.483 | 41 |
19 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:11.818 | +2.601 | 36 |
20 | R KUBICA | Williams Mercedes | 2 | ||
Tempo 107% | 1:14.062 | +4.845 | |||
REC | L HAMILTON | Mercedes | 1:07.281 | 10/11/2018 | |
MV | V BOTTAS | Mercedes | 1:10.540 | 11/11/2018 |
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