Com pneus médios, Vettel supera Mercedes de Bottas e põe Ferrari na frente na abertura da pré-temporada da F1
A tão aguardada pré-temporada da F1 começou como um espelho do início dos testes de 2016: Sebastian Vettel colocando a Ferrari na frente, e a Mercedes mostrando resistência e confiabilidade. Mas o alemão se mostrou muito forte ao bater Valtteri Bottas usando pneus médios, enquanto o finlandês alcançou sua melhor marca com pneus macios. Felipe Massa foi o quarto
#GALERIA(6941)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Acabou a espera. Exatamente três meses depois do GP de Abu Dhabi, a F1 abriu a tão aguardada primeira sessão de testes de pré-temporada, na manhã desta segunda-feira (27), em Barcelona. Após a 'maratona' de apresentação dos novos carros nos últimos dias, finalmente os pilotos tiveram a chance de anotar os primeiros tempos de volta com os modelos adaptados ao novo regulamento técnico. E o que se viu, desde os primeiros minutos da sessão, foi que os bólidos definitivamente são muito mais rápidos em relação aos últimos anos na F1. Na tabela de tempos, o resultado foi um espelho do que aconteceu na abertura da pré-temporada 2016: Ferrari na frente com Sebastian Vettel, superando a Mercedes, que levou Valtteri Bottas à pista pela manhã.
Neste começo de atividades de pista, Ferrari e Mercedes se destacaram frente às demais equipes, enquanto Red Bull e a McLaren enfrentaram problemas. Vettel ficou muito perto de superar a melhor volta de toda a pré-temporada do ano passado ao registrar 1min22s791 com pneus médios — a melhor marca dos testes de 2016 ficou com Kimi Räikkönen, com 1min22s765. Seb aferiu seu melhor tempo com a nova Ferrari SF70H calçada com pneus médios. E aí está a diferença para a volta mais rápida registrada por Bottas.
O finlandês, que estreia pela Mercedes em substituição ao campeão mundial e aposentado, Nico Rosberg, cravou 1min23s169 em sua melhor passagem, mas usando pneus macios, mais rápidos que os utilizados por Vettel. Assim como no começo dos trabalhos do ano passado, a Mercedes priorizou avaliar a confiabilidade do novo W08 EQ Power+. E levou o nórdico a ultrapassar a distância de um GP da Espanha, que é de 66 voltas. Bottas alcançou 79 giros completados nesta manhã.
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Sem a Red Bull na pista durante a maior parte do treino, o terceiro lugar ficou com a Force India do mexicano Sergio Pérez, que marcou 1min23s708, também registrado com pneus macios. 'Checo' superou Felipe Massa, que anotou 1min25s552 com compostos médios. O brasileiro não enfrentou maiores problemas em sua jornada pela manhã. O veterano, de volta à Williams depois de anunciar sua aposentadoria no ano passado, terminou à frente de Carlos Sainz, da Toro Rosso, que completou apenas 16 voltas com o novo e belo STR12.
Nico Hülkenberg, superado nos minutos finais por Sainz, foi o sexto colocado com o novo carro da Renault, ficando à frente de Kevin Magnussen, que enfrentou problemas nesta manhã. O novo piloto da Haas foi seguido por Marcus Ericsson, da Sauber, enquanto Daniel Ricciardo completou apenas quatro voltas e foi o nono. Fernando Alonso não marcou tempo.
As equipes e pilotos fazem agora uma pausa de uma hora e voltam à pista a partir das 14h locais (10h pelo horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.
Minutos depois, enquanto o RB13 de Ricciardo era rebocado para os boxes da Red Bull, a pista foi liberada para a retomada da sessão com Vettel, Hülkenberg e Pérez reabrindo os trabalhos. Encarregado de iniciar a jornada de testes com o carro da Renault, Nico iniciava seu stint de voltas rápidas com os pneus médios, chegando a 1min28s928. Em contrapartida, a McLaren já enfrentava os primeiros problemas. Um vazamento de óleo do motor Honda fez com que a equipe perdesse muitas horas para reparar a falha. A expectativa é que o espanhol volte à pista no período da tarde.
Chamava a atenção a boa forma da Mercedes, que testou ao máximo a confiabilidade do novo carro. Com duas horas e meia de sessão, Bottas já havia completado quase 40 voltas, enquanto Vettel tinha 28 e Massa havia marcado 17 giros. A Renault seguia com seu trabalho na pista e tinha Hülkenberg em quarto com as mesmas 17 voltas completadas, seguido por Ericsson, com 16, e Pérez, com 13.
Minutos depois, Pérez completou um bom stint com pneus médios superando Massa, subindo para terceiro lugar com 1min25s573. Os dois únicos pilotos sem tempo marcado eram Magnussen, com sete voltas completadas, e Alonso, com apenas uma. E Sainz, depois de ter completado 14 giros com a nova e bela Toro Rosso, voltou para os boxes com uma impressão muito significativa da nova F1. "Já é como se fosse outra categoria em comparação com o ano passado; muito mais downforce", analisou.
Restando cerca de 1h15 para o fim do primeiro período de testes desta segunda-feira, Bottas voltava à pista para mais um stint de voltas com os pneus macios. E logo no primeiro giro, o finlandês melhorou ainda mais a sua marca e registrou 1min23s169. O #77 não demorou para alcançar 50 voltas completadas no circuito catalão.
Já na hora final da manhã, Bottas ganhava a companhia de Pérez, que pela primeira vez guiava o novo VJM10 calçado com pneus macios. A expectativa, desta forma, era que o mexicano melhorasse bem sua marca, o que aconteceu em seguida, quando 'Checo' anotou 1min24s005, ficando só atrás de Bottas e Vettel.
Mas Vettel voltou à pista. E o tetracampeão surpreendeu com o bom ritmo da Ferrari com pneus médios. O desempenho da nova SF70H foi destaque na grande volta realizada pelo alemão, que aferiu a melhor parcial dos setores 2 e 3 e registrou 1min22s791, ficando perto, muito perto do 1min22s765 aferido por Räikkönen no ano passado. Detalhe: o finlandês usou os compostos ultramacios para cronometrar tal marca. Mas Bottas também se destacava pelo número de voltas, 59, ficando bem perto de completar a distância de um GP da Espanha (66 voltas) pela manhã sem nenhum problema no novo W08 EQ Power+. Pérez seguia em terceiro, à frente de Massa, que melhorava sua marca com 1min25s879.
After a quick break, off we go again. 26 laps on the clock so far and P4 ?? @MassaFelipe19 #FW40 #F1Testing #F1 #Williams40 #WeAreRacing pic.twitter.com/LcDuwYvdUj
— WILLIAMS RACING (@WilliamsRacing) February 27, 2017
Enquanto Vettel retornava à garagem da Ferrari com 49 voltas completadas, Bottas voltava à pista, novamente com o novo carro da Mercedes calçado com pneus macios, para pouco depois completar a distância de uma corrida em Barcelona, alcançando 66 giros. Valtteri mantinha seu 1min23s169 como melhor tempo, atrás de Vettel e à frente de Pérez, que tinha 1min23s708, e Massa aparecendo em quarto lugar.
No fim da sessão, Vettel e Bottas estiveram na pista, os dois buscando o máximo de quilometragem com seus respectivos carros. A Mercedes foi imbatível e beirou as 80 voltas com o finlandês, enquanto Vettel completou 62 giros. Também nos minutos finais, Sainz conseguiu marcar um bom tempo depois de registrar apenas 16 voltas, ficando em quinto lugar na tabela de tempos.
F1, Barcelona, testes coletivos, dia 1, manhã:
1 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:22.791 | 62 | |
2 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | MERCEDES | 1:23.169 | +0.378 | 79 |
3 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:23.709 | +0.918 | 39 |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:25.552 | +2.761 | 39 |
5 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:25.562 | +2.393 | 17 |
6 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | RENAULT | 1:26.319 | +3.528 | 22 |
7 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | HAAS FERRARI | 1:26.404 | +3.613 | 15 |
8 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:26.865 | +4.074 | 32 |
9 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:28.712 | +5.921 | 4 |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1 |
Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);