Com saídas de Bortoleto e Hirakawa, De Vries ganha chance de retorno à F1 na McLaren
Nyck de Vries está fora dos holofotes da Fórmula 1 desde a saída conturbada da AlphaTauri em 2023, mas pode sonhar com retorno como reserva da McLaren
As portas da Fórmula 1 pareciam estar fechadas para Nyck De Vries depois de uma fraca performance em 2023, que culminou na demissão da AlphaTauri no meio da temporada. Mesmo assim, a esperança de um retorno ainda não morreu para o neerlandês, que tem a chance de assumir o posto de reserva na McLaren em breve.
A equipe papaia tinha como pilotos reservas e de testes Gabriel Bortoleto, Pato O’Ward e Ryo Hirakawa. No entanto, enquanto o brasileiro assinou com a Sauber para 2025, o japonês deixou o cargo na McLaren nesta quinta-feira (9) para rumar à Alpine.
Com isso, O’Ward é o único restante no posto de reserva da McLaren para 2025. De Vries, por sua vez, entra na equação após realizar um teste privado com a equipe no circuito Paul Ricard, na França, em uma sessão utilizada para a equipe buscar alternativas para o cargo de reserva, como destacou Zak Brown, CEO da equipe britânica.
“Envolveu várias coisas: pilotos de simulador, pilotos de testes, testes de pneus. Infelizmente, não posso fazer isso, então tivemos de procurar em outro lugar, e Nyck é obviamente um grande talento. Então queríamos nos reaproximar dele, e se saiu bem. Vamos ver o que acontece”, explicou.
“Ele foi muito bem. Obviamente tem uma longa história e começou a carreira na McLaren. Estamos passando pelo programa de testes com carros antigos agora, para avaliar alguns pilotos, e Nyck é um desses pilotos”, encerrou.
Segundo o portal neerlandês GPBlog, a McLaren ainda não definiu quem será o piloto reserva e de testes da equipe para 2025.
De momento, De Vries é piloto titular da Mahindra na Fórmula E e também disputa o Mundial de Endurance (WEC) pela Toyota, além de ter feito uma aparição única na Super Fórmula em 2024.
Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Lado a Lado – comparação entre Hamilton 2007 e Hamilton 2013