Como fator Hamilton determinou mudança em suspensão dianteira da Ferrari para 2025

A Ferrari vai adotar um sistema diferente do mais comumente usado na suspensão dianteira, e a decisão é para, entre outras coisas, deixar o carro de 2025 mais ao estilo de Lewis Hamilton

A chegada de Lewis Hamilton representa um novo marco na história da Ferrari na Fórmula 1, e a equipe procurou se preparar da melhor forma possível para deixar o carro da temporada 2025 ao estilo dele. Esta, aliás, é a grande razão para a importante mudança a ser promovida na suspensão dianteira a partir deste ano.

A informação é do portal ItalPassion desta segunda-feira (27). O veículo, por enquanto batizado de projeto 677, já está em fase de montagem no departamento de corridas. De acordo com a publicação, ele passou por “testes extensivos” para a equipe entender o “comportamento nas curvas”. Tudo isso sob o olhar atento de Loïc Serra, novo diretor-técnico e ex-Mercedes.

Embora o carro de 2025 ainda tenha a mão de Enrico Cardile, que deixou indicações para o trabalho antes de se unir à Aston Martin, Serra trabalhou bastante na dinâmica em busca de evolução em volta única — ponto que acabou sendo uma desvantagem para a Ferrari frente a rivais como McLaren e Red Bull.

Frédéric Vasseur, inclusive, já havia confirmado no fim do ano passado que o bólido “não teria 1%” da SF-24, o último carro da esquadra de Maranello na F1. A principal novidade é a suspensão dianteira em sistema pull-rod (braço na descendente com o ponto mais alto começando no conjunto próximo à roda) — o mesmo que Lewis usara na Mercedes por tantos anos.

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Lewis Hamilton percorre cerca 30 voltas ou 90 km neste primeiro teste privado com a Ferrari (Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI/Ferrari)

O layout da suspensão traseira, também em pull-rod, será mantido, e haverá ainda “uma ligeira modificação” do chassi para promover uma distribuição de peso mais equilibrada, diz o portal. Tal ajuste deve promover um melhor desempenho em frenagem e direção.

O bico do carro também foi ajustado para trazer um fluxo de ar aprimorado, enquanto os sidepods passaram por um redesenho total para reduzir o volume e otimizar o fluxo aerodinâmico. Quanto a esse ponto, a publicação relata que a Ferrari teve como inspiração a Red Bull para maximizar a eficiência do fluxo de ar para a parte traseira do carro.

A Ferrari planeja o shakedown do carro de 2025 em 19 de fevereiro, um dia após o evento coletivo que a F1 realizará em Londres.

Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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