Competição ou monotonia: o que esperar da corrida sprint do GP de São Paulo?

Corridas sprint ficaram mais famosas pelos domingos caóticos do que os sábados, e situação não tende a ser muito diferente no experimento final de 2021, no GP de São Paulo

FÓRMULA 1 EM SP: MERCEDES E RED BULL SE CUTUCAM | Paddock GP #266

De volta ao Brasil, a Fórmula 1 também passa pelo terceiro e último teste das corridas sprint. O GP de São Paulo receberá o experimento neste fim de semana após Inglaterra e Itália, que não tiveram necessariamente sábados empolgantes, mas curiosamente trouxeram um aspecto caótico nos eventos de domingo, que ficarão na memória dos fãs por um bom tempo.

A partir de 2022, as corridas sprint devem ser ampliadas de vez no calendário, com seis GPs premiados pelo fim de semana especial. As praças ainda não foram definidas. De qualquer forma, o Brasil fica encarregado do desafio de ser o primeiro país não-europeu a ter o formato em um fim de semana.

E o evento em Interlagos tem proporções gigantes ao campeonato. Afinal, Max Verstappen e Lewis Hamilton estão separados por apenas 19 pontos, e restando quatro corridas para o fim do campeonato. Qualquer infortúnio dos postulantes pode ter consequências gigantescas na disputa, visto que largar do fundo do grid não surte uma recuperação ideal como há 3 ou 4 anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; F1; SPRINT; SILVERSTONE;
Largada da primeira corrida sprint da F1 teve Verstappen ultrapassando Hamilton (Foto: F1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

No caminho para conquistar o título, Verstappen não tem muitos motivos para se arriscar. Caso consiga ficar à frente de Hamilton o tempo inteiro, está em ótimo cenário, já que uma corrida ainda maior e mais valiosa vem aí no domingo. E o mesmo vale caso seja superado pelo inglês, que por estar correndo para evitar a derrota, pode se arriscar mais no início visando qualquer oportunidade de diminuir esta distância.

Talvez Interlagos represente uma chance de coisas mais animadas pela situação que Hamilton vive no campeonato, mas a corrida sprint segue algo de muito risco e baixíssima recompensa. Logo, não é muito difícil que o cenário de Silverstone e Monza se repita: primeiras voltas mais movimentadas, mas com pilotos entendendo que é mais prático e econômico apenas trazer o carro para casa.

Se algo acontecer entre os dois postulantes ao título no domingo, é uma prova simbólica de que a corrida sprint nasceu para criar o caos, mas não necessariamente no sábado, e sim como uma curiosa coincidência. De qualquer jeito, analisando pelo que é Interlagos na Fórmula 1 e as experiências anteriores, a monotonia tende a virar prioridade.

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL.

FÓRMULA 1 EM SP: VERSTAPPEN SEM CONSELHOS DE PIQUET | Paddock GP #267
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.