Confira as declarações dos pilotos após GP do Canadá, sétima etapa da temporada 2016 do Mundial de F1

Lewis Hamilton aproveitou a ousada (e não tão certeira) estratégia da Ferrari e conseguiu recuperar a liderança e vencer o GP do Canadá. Sebastian Vettel terminou em segundo, seguido por Valtteri Bottas, que conquistou o primeiro pódio da Williams na temporada

Lewis Hamilton saiu feliz da vida do Canadá com mais um triunfo no Mundial. O britânico perdeu a liderança na largada para Sebastian Vettel, mas, na base da estratégia, conseguiu recuperar a posição e vencer. Mais do que a vitória, viu o companheiro de equipe e líder do campeonato Nico Rosberg chegar apenas em quinto lugar, reduzindo assim a diferença na tabela do Mundial de Pilotos para nove pontos.

Vettel fez uma prova consistente. Largou bem e manteve-se à frente até ser obrigado a fazer uma parada adicional e perder a chance de vencer. Quem também se destacou em Montreal foi Valtteri Bottas, que foi ganhando terreno e recebeu a bandeirada em terceiro. Esse foi o primeiro pódio da Williams no ano.

Max Verstappen finalizou em quarto lugar, enquanto Kimi Räikkönen foi o sexto. Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Carlos Sainz e Sergio Pérez completaram o top-10.

Lewis Hamilton comemora vitória no GP do Canadá (Foto: Mercedes)

Confira as declarações dos pilotos

FERRARI
 
Kimi Räikkönen, sexto: "Não foi um fim de semana fácil, nós tentamos fazer o máximo possível, mas é óbvio que não se pode ficar satisfeito com o resultado. O comportamento do carro foi bastante ok em certas partes da pista, mas em alguns outros, com as condições do tempo, eu brigava com os pneus. Quando eu estava livre para acelerar, a sensação foi boa, mas então, quando eu tive de abrandar para poupar pneus, estava perdendo temperatura do combustível, e estava difícil fazê-los trabalhar novamente. Agora não sei o que esperar para o próximo fim de semana, eu só vi o layout da pista em Baku no simulador, mas tenho certeza que vai ser um circuito complicado. E bom ir para um lugar novo."

RED BULL

 
Daniel Ricciardo, sétimo: “A largada da corrida foi ok, as Mercedes estavam mais lentas, então não tive nenhum espaço para ir. E, em seguida, quando vi Rosberg voltando para a curva 2, tive de ir por dentro, Max [Verstappen] estava por fora, e depois acabei perdendo uma posição. Em seguida, fomos mais rápidos que Max no primeiro stint com os ultramacios e disse que poderia ter sido mais rápido se tivesse pista limpa. Mas depois do meu primeiro pit-stop, travei os macios e destruí meu jogo de pneus. Voltei de novo e peguei tráfego para chegar em Kimi, conseguimos chegar nele, mas arruinei demais os pneus para tentar passar. Acho que não fizemos hoje nossa melhor corrida. O bom é que em sete dias vamos ter uma outra chance. Precisamos disso, definitivamente, para fazer um domingo melhor em Baku. Sempre me empolgo com uma nova pista. É um circuito de rua, então deve ser divertido.”
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, oitavo: "Estou feliz em marcar pontos, mas, ao mesmo tempo, estava esperando um pouco mais da corrida porque eu realmente acreditava que poderia desafiar os seis primeiros. Por alguma razão, o carro não estava tão bem hoje como estava durante os treinos e a qualificação. Talvez seja porque as condições eram de frio e vento. O carro não era fácil de pilotar. Isso é algo que precisamos olhar com mais detalhe e entender. Não larguei muito bem, mas fiz uma grande primeira volta e recuperei algumas posições. Então, a história da minha corrida foi simplesmente gerir os pneus. Penso que fizemos a estratégia certa, mesmo querendo tentar uma parada, porque seria complicado no final."
 
Sergio Pérez, décimo: "Foi uma corrida difícil e, olhando para trás, não acho que escolhemos a melhor estratégia. Tentamos ir por um caminho diferente em comparação com todos os outros, mas as condições da pista mais frias não ajudaram: era muito difícil esquentar os pneus macios durante o primeiro stint e isso me custou algumas posições no início. Fiquei preso atrás das duas McLaren, o que atrapalhou minha corrida. Perdi alguns segundos na parada final, e fiquei atrás de Kvyat, mas consegui recuperar a posição com uma ultrapassagem na curva 1. Em todo caso, colocar os dois carros na casa dos pontos é um bom resultado para a equipe. Demos o nosso melhor e vamos voltar para casa com pontos."
Lewis Hamilton comemora vitória no GP do Canadá (Foto: Mercedes)
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz, nono: "A corrida muito boa para mim hoje! Estou muito feliz por ter voltado aos pontos, gostei muito. Nós escolhemos o momento certo para o nosso primeiro pit-stop, e, em seguida, fiz cinco ou seis voltas de qualificação com pneus macios, o que me permitiu ultrapassar cinco ou seis carros. Mesmo que eu não tivesse errado ontem na qualificação, mais do que um P8 neste fim de semana era impossível. Estamos felizes e satisfeitos com o nosso fim de semana. Um resultado como o de hoje mostra que somos fortes e estamos melhorando constantemente. Fizemos a estratégia correta e bons pit-stops, então eu gostaria de parabenizar toda a equipa neste fim de semana, foi ótimo."
 
Daniil Kvyat, 12º: "Se eu disser a verdade, foi uma corrida bastante chata hoje. Estávamos tentando lutar por esse último ponto com Pérez, mas ele eram um pouco mais rápido e não conseguimos chegar na frente dele. Mudamos para os pneus ultramacios para o último stint, mas o conjunto não nos deu o que esperávamos e foram destruídos, enquanto brigava com os outros carros ao redor. Infelizmente, eu passei a maior parte da minha corrida preso atrás de um carro e no trânsito … Por sorte a próxima corrida está aí para esquecer o dia de hoje. Mas olhando para os aspectos positivos, foi um fim de semana limpo para mim, algo que eu precisava. Fomos capazes de terminar a corrida, bem como obter dados importantes para mim e para a equipe, para aprender o máximo que pudermos. Agora precisamos começar a mostrar algum desempenho e espero que possamos fazer isso a partir de Baku na próxima semana."

McLAREN

 
Fernando Alonso, 11º: “Foi uma corrida difícil. Não tivemos ritmo para sermos competitivos hoje. Perguntei sobre a chance de colocar pneus novos para as últimas voltas, mas acho que seria muito arriscado. Em um determinado ponto, estávamos em 11º e próximos de marcar um ou dois pontos no fim se algo não tivesse acontecido à nossa frente. Ainda assim, fiz mais de 50 voltas com esses pneus, e quem fez duas paradas estava mais rápido que eu. Acho que levamos um pouco de azar. Precisávamos de alguma chuva ou safety-car para nos colocar na briga. No fim das contas, acho que nossa estratégia foi a correta, era a forma mais rápida de levar o carro pra casa. De qualquer forma, vamos trabalhar duro para tentar melhorar o ritmo para a próxima corrida.”
 
Jenson Button, abandonou: “Acionei o rádio para dizer que eu tinha um problema terminal, e aí olhei para minha traseira no retrovisor e vi muita fumaça. Não me preocupei, o carro começou a falhar na saída do grampo. O motor ainda estava funcionando, mas, de alguma forma, apagou. Foi uma pena, já que eu estava economizando combustível e eu tinha a asa móvel em todas as voltas, então poderia ter economizado ainda mais combustível. Isso poderia ter feito uma enorme diferença mais tarde na corrida. É esse o caminho? Você economiza muito combustível desde cedo na corrida, mas aí você não a termina…”
Fernando Alonso acena para a torcida em Montreal (Foto: Twitter/Reprodução)
HAAS
 
Romain Grosjean, 13º: “Não ficamos muito longe dos pontos. Estava em 11º, ou perto disso, tentando lutar e fazer tudo o que era possível, e então, a asa dianteira se foi. Aquele terceiro pit-stop definitivamente nos custou tudo o que eu tinha trabalhado. Precisamos analisar de forma mais profunda este problema para resolver isso. Há muitas outras coisas que precisamos melhorar, mas no geral, quanto mais fazemos, mais entendemos o carro e aí as coisas começam a melhorar. Voar do Canadá para não marcar ponto algum é difícil. Mas tenho certeza que a próxima corrida vai ser mais um passo e, se aprendermos mais, vamos chegar lá”
 
Esteban Gutiérrez, 14º: “Não foi uma corrida fácil. Estava sofrendo muito para manter meus pneus funcionando bem e, no fim de cada stint, foi difícil manter a temperatura deles, e uma vez que você começa a perder o carro, ele fica desequilibrado, como se você estivesse pilotando no gelo. Sabíamos que este fim de semana seria bem complicado com o frio, mas agora nós temos de analisar como podemos compensar isso e colocar mais ênfase nos pneus para fazê-los funcionarem melhor para nos oferecer uma corrida mais tranquila. Não curti muito e não me senti muito bem, mas o fim de semana já acabou e agora estou ansioso para Baku.”
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 15º: “Para mim, foi uma boa corrida do início ao fim. Acho que o primeiro stint com os ultramacios não foi o ideal, já que sofri muito com a aderência. Nosso plano inicial era de fazer uma estratégia de uma parada, mas então tivemos de reverter para duas. Com os pneus macios para os dois stints da corrida, tive um bom ritmo e consegui passar Kevin [Magnussen] e Pascal Wehrlein. No geral, foi um bom esforço, já que também ficamos próximos aos carros da Haas.”
 
RENAULT
 
Kevin Magnussen, 16º: “Primeiramente, gostaria de agradecer aos meus mecânicos, que trabalharam duro para construir um novo chassi para esta corrida depois da minha batida ontem. Este aspecto mostra o trabalho em equipe que existe no time e estou feliz por ser parte disso, com todos nós trabalhando duro juntos. Na pista, nós sofremos, e o 16º lugar não é onde nós queremos estar. A pista estava muito fria lá fora e não conseguimos alcançar a performance que nós queríamos. A corrida foi bem tranquila para mim, e infelizmente não tivemos muitas chances de avançar. Nós definitivamente queremos melhorar para a próxima vez.”
 
Jolyon Palmer, abandonou: “O novo motor funcionou bem demais quanto à performance e nós fizemos muita evolução no nosso acerto. Eu me senti bem com o carro, ainda que a pista estivesse fria e escorregadia. Eu sofri algum toque do Carlos Sainz na primeira volta, e então fiquei atrás de um dos carros da Manor desde então, mas uma vez que tive a pista livre, meu ritmo pareceu bom. Estou feliz com o carro, então estou ansioso para Baku. Certamente, um pouquinho de sorte não seria ruim.”
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 17º: “Fiz uma largada muito boa e consegui superar Palmer, manter as duas Saubers atrás antes do primeiro pit, apesar de danificar o assoalho. Quando fomos para o último pit eu estava sofrendo muito com os pneus e Ericsson me passou. Ainda consegui terminar na frente de Nasr, o que é positivo, mas é desapontador não conseguir segurar os dois. Estou ansioso por Baku, quando vamos ter uma chance melhor de mostrar nossos avanços.”
 
Rio Haryanto, 19º: “A primeira parte da corrida foi boa para mim. Estava acompanhando meu companheiro de equipe, assim como Palmer e Magnussen. No primeiro pit eu achei que voltaria junto do Ericsson, mas perdemos tempo nos boxes e voltei atrás do Nasr. Na maior parte do tempo eu estava me aproximando do Nasr, mas as bandeiras azuis me impediram de alcançar ele. O lado positivo é terminar com os dois carros, espero ir para Baku com novos pontos positivos”.
PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.