Confira declarações dos pilotos após primeiras sessões de treinos livres para GP do Bahrein de F1

Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP do Bahrein de F1. Britânico foi 0s365 mais rápido que Nico Rosberg, o segundo colocado. Fernando Alonso fecha o top-3

 A cobertura completa do GP do Bahrein no GRANDE PRÊMIO
 As imagens da sexta-feira da F1 no Bahrein
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Lewis Hamilton segue desfilando o domínio da Mercedes na temporada 2014 da F1. Nesta sexta-feira (4), o piloto britânico cravou 1min34s325 em sua melhor volta e fechou o dia com 0s365 de vantagem para Nico Rosberg, que ficou com a segunda melhor marca.
 
Com 1min35s360, Fernando Alonso aparece em terceiro, à frente de Daniel Ricciardo. Felipe Massa tardou a deixar os boxes da Williams na segunda sessão desta sexta, mas cravou 1min35s442 na melhor de suas 13 voltas e ficou com o quinto melhor tempo. 
Lewis Hamilton foi o mais rápido nos treinos desta sexta-feira (Foto: Beto Issa)
No resultado combinado dos dois treinos desta sexta, Jenson Button garantiu o sexto posto, à frente de Sebastian Vettel. Daniil Kvyat anotou o oitavo tempo, seguido por Kevin Magnussen e Sergio Pérez.
 
1s595 mais lento que Hamilton, Valtteri Bottas ficou em 11º, à frente de Jean-Éric Verge, Nico Hülkenberg e Kimi Räikkönen. Adrian Sutil foi o 15º, com Esteban Gutiérrez em 16º, Pastor Maldonado em 17º e Romain Grosjean em 18º. Jules Bianchi, Max Chilton, Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson completam a lista de tempos dos 22 titulares. 
 
Entre os reservas que treinaram nesta sexta, Felipe Nasr cravou 1min40s078 na primeira sessão do dia e ficou com o 23º tempo no resultado combinado das duas sessões. Giedo van der Garde ficou em 24º, com Robin Frinjs cravando o último tempo. 
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
McLaren
 
Jenson Button, quinto: “As condições da tarde estavam muitos diferentes da noite. Não teve muita diferença em achar pontos de frenagem ou em qualquer ponto com a luz; a diferença chave foi o ar mais leve e temperatura da pista. Como esperado, à noite foi bem mais difícil aquecer os pneus, mas a degradação foi menor. Acabou se equivalendo. Ainda há uma diferença grande para a Mercedes, mas estamos trabalhando duro para diminuir a diferença”.
 
Kevin Magnussen, nono: “Fomos de acordo com o programado e o carro parece bem. Ainda continuamos atrás dos carros mais rápidos, mas temos boa chance de compensar isso com o clima mais brando e menores temperaturas de pista. Mais rápidos à parte, o resto parece ser bem povoado. Seguindo assim, temos uma oportunidade de classificar decentemente amanhã, o que deve nos colocar em boa situação para marcar pontos. Ainda é cedo, vamos ver”.
 
Toro Rosso
Daniil Kvyat comemorou o dia sem problemas em Sakhir (Foto: Getty Images)
Daniil Kvyat, oitavo: “Foi um bom dia para nós, comigo conseguindo dar muitas voltas sem qualquer problema. Foi a primeira vez que dirigi à luz de refletores, e foi ok. Comparando os pneus, claramente os macios são mais rápidos que os médios, mas, no geral, as voltas mais rápidas foram à noite, porque as temperaturas estavam mais baixas. Vamos olhar a informação com os engenheiros e espero continuar forte por todo o fim de semana”.
 
Jean-Éric Verge, 12º: “Não foi uma sexta-feira ruim, ainda que não tenhamos começado o dia com um carro perfeito. Melhoramos no TL2, e estou certo de que podemos dar o mesmo passo à frente para o TL de amanhã. Precisamos analisar cuidadosamente hoje à noite, mas estou confiante de que ainda há mais velocidade a vir. Foi um início encorajador”.
 
Force India 
 
Sergio Pérez, décimo: “Hoje foi positivo; conseguimos completar o que estava programado, especialmente com os pneus prime. Fizemos boas distâncias longas, que não deram muito material para análise. A temperatura e condições da pista mudaram muito entre os treinos, era algo que esperávamos. Continuamos trabalhando, mas satisfeitos com a quantidade e qualidade do trabalho que fizemos hoje”.
 
Nico Hülkenberg, 13º: “Não andamos muito, mas quando saímos à pista fomos muito bem. O primeiro treino não foi muito representativo, porque a corrida vai acontecer em condições totalmente diferente. Mas a segunda sessão foi mais realista. Me senti mais confortável com o carro. Precisamos apenas de algumas pequenas mudanças, hoje. Temos uma premissa muito boa para o fim de semana”. 
 
Williams
 
Valtteri Bottas, 11º: “Para mim, foi um dia muito curto, mas é assim que é. Tivemos alguns bons stints no final. Estávamos esperando a pista melhorar. Testamos muito aqui, temos uma grande quantidade de dados, então é apenas ajustar o acerto do carro. As condições estavam bastante semelhantes [com as dos testes], então nós realmente não vimos necessidade de ganhar mais quilometragem. Estamos bastante confiantes com o acerto, já está muito bom. Devemos estar entre os seis primeiros”.
 
Ferrari
Kimi Räikkönen não conseguiu se entender com o carro nesta sexta-feira (Foto: Beto Issa)
Kimi Räikkönen, 14º: “No geral, este foi um dia difícil, pois não me senti confortável com o carro em nenhuma das duas sessões. Na primeira, danifiquei o assoalho na zebra da curva quatro e isso fez com que eu tivesse que parar. O time fez um super trabalho, pois eles me devolveram à pista em pouco tempo, mas aí, por conta de um problema com os freios, não consegui terminar o programa. Na segunda sessão, nós nos concentramos em analisar os dois compostos da Pirelli e fui, definitivamente, muito melhor com os pneus macios do que com os médios. Agora vamos analisar todas as informações de hoje, especialmente em relação com a mudança do dia para a noite e vamos tentar melhorar para a classificação e para a corrida”.
 
Sauber
 
Adrian Sutil, 15º: “Hoje de manhã nós conseguimos testar acertos diferentes para o carro e isso foi ok. Os pneus médios e macios são uma boa escolha para esta pista. A segunda sessão de treinos foi interessante, por conta das temperaturas mais baixas, que, provavelmente, serão similares durante a classificação de amanhã. No geral, a aderência estava boa. Por conta das temperaturas mais baixas, os pneus não estavam superaquecendo, mas a pista é um desafio para os pneus traseiros, Entretanto, é bom termos temperaturas mais baixas, o que também deve ser um benefício para a corrida”. 
 
Esteban Gutiérrez, 16º: “No geral, o equilíbrio do carro estava mais ou menos onde nós gostaríamos e isto é um bom sinal. O feeling com o carro é ate que bom e eu estou satisfeito com o equilíbrio. Nós ainda temos algum trabalho para fazer com o câmbio. No momento, nós estamos perdendo muito na velocidade em linha reta com o tanque cheio. Entretanto, nas curvas o carro não parece tão fora. Nós temos que trabalhar no acerto fino e precisamos ter o melhor entendimento da temperatura da pista, já que é bem diferente em comparação com como foi em Melbourne e Sepang. É um tipo diferente de aquecimento de pneus”.
 
Giedo van der Garde, 24º: “A sessão não foi tão ruim. Faz um tempo desde que estive no carro. A última corrida que fiz foi no Brasil e, desde então, não estive dentro do carro. Tive um pouco de dificuldade no início, já que é o carro é completamente diferente ao do ano passado. A forma de guiar, o feeling do carro, a posição de sentar, o volante, tudo é diferente. No entanto, eu melhorei volta após volta. Com o segundo conjunto de pneus, consegui melhorar bastante. Estou bem satisfeito com a forma como a sessão correu, levando em conta que esta é a primeira vez que guiei o carro com o novo motor. Estou feliz até aqui. Espero que possamos trabalhar com o feedback. Foi um bom aquecimento para a próxima semana, quando teria um dia todo de testes. Hoje eu fiz apenas 20 voltas. Tomara que durante o teste nós possamos trabalhar mais e melhorar o carro”.
 
Lotus
 
Pastor Maldonado, 17º: “Foi bom ter um carro confiável e nós completamos muito trabalho hoje. Nós tínhamos muitas peças para testar e fizemos muitas avaliações diferentes. Cometi um pequeno erro na sessão desta noite e pegamos um pouco de ar depois de saltar uma zebra. Felizmente, isso não causou muito dano e nós pudemos continuar a sessão. Estou ansioso para ver o quão bom o carro pode ser amanhã”.
 
Romain Grosjean, 18º: “Nós aprendemos muito sobre o carro hoje, o que só pode nos ajudar a progredir. Tive um pequeno problema na segunda sessão que precisa ser investigado, então foi frustrante perder algum tempo, já que tenho certeza que poderia ter melhorado mais. Foi interessante guiar uma sessão em uma tarde quente e ensolarada e aí no escuro. Temos muito trabalho para fazer para amanhã”.
Romain Grosjean e sua Lotus na noite de Sakhir (Foto: Getty Images)
Marussia
 
Jules Bianchi, 19º: “Penso que hoje vimos sinais bastante promissores. Isto sugere que evoluímos da última corrida na Malásia, especialmente em relação a compreender nosso pacote aerodinâmico. Nosso rendimento com os pneus macios pareceu bastante bom. Infelizmente tivemos de encerrar mais cedo devido ao problema no freio do Max, mas temos bastante coisa positiva para esperar deste final de semana”.
 
Max Chilton, 20º: “Não foi exatamente o dia de testes que nós tínhamos planejado, mas vimos algumas coisas bastante interessantes no carro, especialmente no início do TL2. Tive um pequeno problema no freio, também no TL2. Vamos ter de analisar esta parte do carro cuidadosamente esta noite. É legal voltar para cá depois dos testes de pré-temporada, mas claro que o clima à noite é diferente. Eu gosto de corridas noturnas”.
Caterham
 
Kamui Kobayashi, 21º: “Depois de ficar de fora do primeiro treino livre, estava ansioso para voltar ao carro, especialmente com a melhor confiabilidade que tivemos na primeira sessão, o que vai nos ajudar muito mais no resto do fim de semana. O carro pareceu ok, mas o carro saia de frente tanto nas curvas de baixa como nas de alta velocidade, então tentamos uma barra estabilizadora dianteira diferente na segunda saída e teve uma pequena melhora, mas a frente travava mais, então eu não podia realmente atacar nos pontos de freada”.
 
“Nós terminamos a sexta-feira com um bom número de voltas pela primeira vez neste ano. Agora temos pela frente a tradicional longa noite de sexta-feira e tenho certeza que faremos algum progresso amanhã.”
 
Marcus Ericsson, 22º: “No geral, o principal é que nós finalmente tivemos uma sexta-feira melhor e isso significa que nós estamos em uma posição melhor depois dos dois primeiros treinos livres do que estivemos durante toda a temporada. Temos muito para fazer esta noite, mas me sinto melhor em relação ao resto do fim de semana do que me senti na Austrália ou na semana passada na Malásia, então agora a meta é trabalhar para aumentar a quilometragem e progredir”.
 
Robin Frijns, 25º: “O carro pareceu melhor do que da primeira vez que eu guiei aqui no Bahrein no teste da pré-temporada e está claro que a Renault progrediu bastante desde então – nós mostramos na corrida da semana passada na Malásia que nosso ritmo de corrida é forte e acho que o trabalho que fizemos hoje vai ajudar na preparação para a corrida de domingo. Claramente, a performance vai melhorar com a otimização do acerto e mais trabalho da Renault, mas fiz a minha parte hoje e estou feliz com o que fiz”.
 
Viaje para Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Veja o pacote aqui:

Foto: Mais uma novidade nesta semana de início da F1: leitor/seguidor do GRANDE PRÊMIO tem preço especial na compra dos pacotes com a AMK Viagens. Já pensou em ir para Mônaco e acompanhar essa <a href=F1 imprevisível no glamour do Principado? Dica de amigo: dá uma olhadinha, fala com os amigos e entra em contato com o Edgar Efeiche para uma viagem em alta velocidade: http://www.amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/104" src="https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/s843x403/1239391_634676119915289_405699877_n.jpg" style="border: none;vertical-align: baseline;background-color: transparent;margin: 0px;padding: 0px;height: 241px;width: 650px"/>

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.