Confira declarações dos pilotos após primeiras sessões de treinos livres para GP dos Estados Unidos

Nos Estados Unidos para a penúltima etapa da temporada 2013, a F1 terminou o primeiro dia de atividades no Circuito das Américas com o líder de sempre: Sebastian Vettel

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A sexta-feira (15) foi inusitada no Circuito das Américas, principalmente pela manhã, quando o primeiro treino livre foi bastante atrapalhado por problemas envolvendo o helicóptero médico. Mas nem esse tipo de interferência conseguiu tirar Sebastian Vettel da primeira posição.

Pela manhã, o alemão foi o 18º colocado no treino liderado por Fernando Alonso. À tarde, quando a F1 retomou a normalidade, o tetracampeão esteve no topo da folha de tempos.

Sebastian Vettel liderou o TL2 nesta sexta em Austin (Foto: Getty Images)

Na hora de avaliar os trabalhos realizados em Austin, no Texas, os pilotos citaram as interferências externas na prática matutina e a dificuldade em extrair o melhor desempenho dos pneus no liso asfalto norte-americano. A situação parece melhor do que no ano passado, mas os compostos duros e médios se mostraram pouco aderentes para o circuito.

Os destaques do dia foram o quinto colocado Heikki Kovalainen – substituto de Kimi Räikkönen na Lotus – e os dois pilotos da Sauber, que apareceram logo na sequência: Esteban Gutiérrez foi o sexto e Nico Hülkenberg, o sétimo.

Jenson Button ficou com a nona posição e foi punido com a perda de três lugares no grid de largada por ultrapassar Daniil Kvyat quando o TL1 estava interrompido com bandeira vermelha. Ainda assim, Vettel acredita que a McLaren pode ser uma surpresa no GP dos Estados Unidos.

Confira as declarações:

SAUBER

Esteban Gutiérrez, sexto: “Foi um dia muito produtivo. Embora o atraso não tenha sido o ideal, eu me senti confortável na pista e aproveitei pilotar aqui. Isso é importante. Nós estamos bem, mas precisamos manter o foco na classificação de amanhã e na corrida, no domingo. Eu acho que nós temos chances muito boas de um bom resultado. Ainda faltam duas corridas, e meu objetivo é conquistar o máximo que pudermos.”

Nico Hülkenberg, sétimo: “Foi um dia muito bom. Foi uma situação um pouco engraçada nesta manhã, com a neblina atrasando o primeiro treino. Mas, uma vez que a sessão começou, tudo deu certo, e nós pudemos completar o programa conforme planejado. O carro está bom, e o desempenho também está. Entretanto, eu acho que ainda há espaço para melhorarmos, pois não estou feliz com o equilíbrio com o pneu médio. Será apertado amanhã, mas acho que podemos melhorar.”

Nico Hülkenberg terminou o dia em sétimo nesta sexta em Austin (Foto: Getty Images)

LOTUS

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, oitavo: “Foi um começo interessante ver o que o helicóptero fazia. Depois disso, a manhã foi para encontrar aderência na pista fria. A tarde foi muito mais quente, e nós pudemos fazer um bom trabalho. Nós tivemos um pouco de problemas para deixar os freios exatamente onde queríamos com o tanque vazio, mas assim que resolvemos isso tudo pareceu estar em ordem para amanhã. Certamente o carro está bom em ritmo de corrida, então esse é um começo positivo para o fim de semana.”

MCLAREN

Jenson Button, nono: “As duas sessões de hoje foram bastante positivas. Nosso carro se comportou razoavelmente bem por aqui, e é um circuito divertido de se pilotar, então acho que podemos progredir. Mas espero que a gente possa se classificar um pouco mais à frente também. Entretanto, isso vai ser um pouco mais difícil por causa da minha punição de três posições no grid por ultrapassar com bandeira vermelha na primeira sessão. Não era uma situação perigosa, eu não fiz de propósito – o outro carro diminuiu –, mas as regras são as regras, e essa era coisa errada a se fazer.”

“Mesmo assim, em termos de ritmo de corrida, eu acho que estamos razoavelmente bem. Apenas precisamos extrair o máximo do carro em ter mos de classificação. É uma pena que vamos estar largando três posições atrás, eu não tenho tornado as coisas fáceis nas últimas etapas, mas farei de tudo amanhã.”

Sergio Pérez, 13º: “Depois dos últimos dias, foi ótimo poder voltar à pista e fazer o trabalho que eu amo. O circuito estava bem sujo, então foi muito difícil aquecer os pneus. A temperatura do asfalto também mudou bastante entre os dois treinos, então será muito interessante ver se isso muda também amanhã, particularmente esperamos condições mais instáveis do tempo.”

“Nós tivemos um problema mecânico hoje que afetou nosso desempenho, o equilíbrio do carro não foi bom, e eu não me senti confortável. Isso também custou algum tempo esta tarde e significou que não pudemos dar muitas voltas com tanque cheio. Claro, isso deixou as coisas um pouco mais complicadas, mas com as mudanças que vamos fazer esta noite tenho certeza que vamos melhorar.”

FORCE INDIA

Adrian Sutil, 13º: “É a minha primeira visita a Austin, e eu tenho que dizer que realmente gosto dessa pista. Há algumas curvas legais e algumas traiçoeiras onde é fácil cometer pequenos erros. Não é tão fácil aprender a pista porque é uma volta desafiadora, especialmente na parte de alta velocidade. Trabalhamos duro para melhorar o acerto do carro. Com relação aos pneus, não há uma grande diferença entre o duro e o macio, mas fizemos long-runs com ambos e devemos estar bem preparados para o fim de semana.”

Paul di Resta, 15º: “Foi um dia difícil para entender exatamente onde estamos, e eu não acho que a minha posição no TL2 reflete a nossa verdadeira competitividade. Eu peguei tráfego na minha melhor volta, então a posição de Adrian provavelmente seja mais representativa. Os long-runs pareceram mais promissores e, se conseguirmos juntar tudo, podemos quem sabe repetir a performance que mostramos nas últimas corridas. O foco nesta noite ficará nos pneus: entender como gerenciá-los neste fim de semana.”

TORO ROSSO

Daniel Ricciardo, 14º: “Hoje não foi o que estávamos esperando em termos de desempenho real. Estivemos um pouco longe do top-10, que é onde queremos estar. Hoje eu não fiquei realmente feliz com o equilíbrio do carro, tanto de manhã quanto durante a tarde. Ainda temos algum trabalho para fazer durante a noite, e espero podermos chegar a algumas boas soluções para amanhã. Eu senti que os pneus estavam um pouco duros demais para as condições de hoje, já que estava levando muito tempo para aquecê-los.”

Jean-Éric Vergne, 17º: “Claro que eu não tive problemas com Daniil pilotando meu carro no primeiro treino, já que essa foi uma boa experiência para a equipe para o ano que vem, mas isso deixa a vida um pouco mais difícil, porque você só tem uma sessão para testar. Assim, hoje nós tivemos problemas com o carro e eu não estava feliz com o acerto, mas ao menos o ritmo de corrida estava bom, dado o problema que tínhamos com o equilíbrio. Nós definitivamente precisamos trabalhar duro durante a noite para a classificação, mas estou confiante que podemos melhorar e estarmos mais competitivos amanhã.”

Jean-Éric Vergne precisou entregar o carro a Kvyat (Foto: Getty Images)

WILLIAMS

Valtteri Bottas, 16º: “Hoje nós fizemos algum teste aerodinâmico com o nosso carro, o que parece ter nos dado pequenos ganhos. A pista estava muito escorregadia pela manhã, o que pareceu se adaptar ao nosso carro, mas conforme ela foi melhorando começamos a ter problema com o equilíbrio. O desempenho na primeira sessão mostrou o nosso potencial, então se conseguirmos fazer dar tudo certo, e as condições climáticas nos ajudar, então amanhã e domingo poderão ser melhores para nós.”

Pastor Maldonado, 18º: “Hoje foi uma sessão difícil, particularmente tentando extrair o máximo dos pneus. Nós tivemos problemas com o downforce máximo aqui, e o carro se comportou como se a parte da frente não estivesse funcionando com a de trás. O circuito é bastante agradável de pilotar e rápido nas curvas. Espero poder olhar as informações de hoje e acertar o equipamento de um jeito que se adapte ao nosso carro”

CATERHAM

Charles Pic, 20º: “Nós obviamente fomos obrigados a esperar um pouco no começo da sessão, o que acabou cortando nosso programa, mas no fim ainda conseguimos completar 19 voltas, o que foi bem próximo do objetivo. Mas isso não nos ajudou, já que sofremos com o carro saindo de frente. A baixa temperatura do asfalto também não ajudou, mas nas três vezes em que fui à pista o carro tinha pouco aderência nas rodas dianteiras e saía de frente em todos os lugares, obviamente significando que não podíamos forçar durante a volta.”

“Para o segundo treino, nós fizemos algumas mudanças, e o carro estava imediatamente melhor. Nós começamos com o pneu duro e, em seguida, colocamos o médio para a segunda saída dos boxes e, com um pouco mais de asa na frente, a aderência melhorou nas curvas de baixa e média velocidade, mas não muito nas de alta. Na simulação de corrida, nós começamos com o duro e colocamos o médio depois de 15 voltas. Ambos aguentaram bem, e os tempos foram bastante competitivos em comparação aos carros à frente, algo que já havíamos visto em Abu Dhabi.”

Giedo van der Garde, 21º: “Esta é a minha primeira vez pilotando nesta pista, então estou satisfeito em como terminei próximo do meu companheiro de equipe e com o número de voltas que completamos na primeira sessão. Eu me senti confortável desde o começo e, por ter ficado de fora do primeiro treino, nós tivemos um programa nesta tarde um pouco diferente do normal, com duas saídas com o composto duro antes de fazer a tomada de tempo com o médio e novamente a simulação de corrida.”

“Na primeira saída dos boxes eu tive o mesmo problema que Charles com o carro saindo de frente. Não estava tão ruim, mas eu não estava feliz com isso. Nós ajustamos a asa dianteira, o que ajudou um pouco, mas na segunda volta o carro estava se comportamento um pouco estranho, diferente do resto do ano. Eu não podia levar velocidade às curvas e, mesmo a minha volta com o pneu médio tendo sido boa, definitivamente temos tempo a encontrar. Vamos dar uma boa olhada essa noite e tenho certeza que vamos arrumar isso para amanhã.”

Alexander Rossi pilotou a Caterham durante o TL1 em Austin nesta sexta (Foto: Getty Images)

Alexander Rossi, 22º: “Eu estou muito satisfeito com como a minha primeira sessão foi para mim e para a equipe. Foi um momento de muito orgulho ser o primeiro piloto americano a participar de um fim de semana oficial da F1 no Circuito das Américas, algo que vai viver comigo para sempre, e quero a agradecer a todos que tornaram isso possível. Foi, obviamente, uma grande pena a sessão ter sido encurtada pelos problemas com o helicóptero, mas a equipe trabalhou muito duro para garantir que poderíamos dar um número decente de voltas. E no fim ficamos apenas um pouco atrás do que havia sido originalmente planejado.”

“O equilíbrio do carro estava muito bom no começo. Com as temperaturas baixas da pista, nós sabíamos que íamos ter problemas para aquecer os pneus, e foi realmente isso o que aconteceu nas primeiras duas saídas dos boxes, mas a situação melhorou um pouco na terceira tentativa porque ambas as temperaturas aumentaram, e nós fizemos algumas mudanças. Eu lidei durante a maior parte da sessão com o carro saindo de frente, mas com o tempo isso foi algo que conseguimos arrumar. Eu acho que meu tempo final mostrou que isso não foi algo que me atrapalhou.”

MARUSSIA

Max Chilton, 23º: “No geral, hoje eu tive um bom dia, com tudo parecendo que ia na direção correta, então acho que nós precisamos dar uma boa olhada no problema no disco de freio, que abreviou a minha segunda sessão, porque pareceu que estávamos fazendo um bom progresso. Por sorte, nós não perdemos muito tempo e podemos encontrar uma boa solução para o resto do fim de semana. Eu aproveitei o meu primeiro dia no Circuito das Américas espero continuar amanhã, na corrida.”

Rodolfo González, 24º: “Hoje não foi um dia muito normal, mas nós fizemos progresso, então foi uma pena o problema no motor no fim. Eu tive um programa muito específico para ajudar a equipe entender alguns problemas que estavam tendo no ritmo de corrida nas últimas etapas, então é bom que nós tenhamos algumas informações úteis para trabalharmos.”

Jules Bianchi, 25º: “Quando o dia é reduzido a apenas uma sessão, não é sempre tão fácil se adaptar ao circuito e estar em um bom lugar com o equilíbrio do carro no fim do dia. Hoje isso se tornou ainda mais difícil pelo fato de o equilíbrio do carro ter sido realmente inconsistente, e nós fizemos um monte de tentativas diferentes para tentar melhorar. Nós não vamos saber qual é a escolher correta ou qual deu certo até os engenheiros olharem as informações nesta noite, mas foi um dia duro, e eu espero resolver algumas coisas para garantir que possamos ter um dia melhor amanhã.”

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