Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos livres do GP da Hungria de F1

Sebastian Vettel nadou de braçada no primeiro dia do fim de semana em Hungaroring. Outros pilotos, porém, não tiveram a mesma sorte. A Toro Rosso, que vinha de tão bom desempenho nas últimas provas, andou para trás

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O primeiro dia de treinos visando o GP da Hungria de F1 mostrou uma Red Bull praticamente imbatível. Líder do campeonato, Sebastian Vettel tem grandes chances de ampliar ainda mais sua vantagem na última corrida antes da pausa que caracteriza o verão europeu. Nesta sexta-feira (26), o alemão liderou as duas sessões em Hungaroring e desponta como grande favorito a vencer no domingo no circuito magiar, onde jamais subiu no lugar mais alto do pódio. 
 

Mas se o dia foi positivo para o alemão da Red Bull, outros pilotos tiveram desempenho bem regular. Prova disso, por exemplo, foi Nico Rosberg, sétimo colocado, que reclamou muito do superaquecimento dos pneus. E as Toro Rosso, que vinham de boas performances nas últimas corridas, parece ter andado para trás com as atualizações desenvolvidas para este fim de semana. Por outro lado, Adrian Sutil se mostrou bastante satisfeito nas atividades que antecedem seu 100º GP na F1.

Confira as declarações dos pilotos após o primeiro dia de treinos na Hungria:

MERCEDES

Nico Rosberg, sétimo: “Foi um dia muito intenso para nós e aprendemos muito nos dois treinos livres. Sabemos que é muito difícil para o nosso carro nestas condições quentes e também tivemos de aprender sobre os novos pneus pela primeira vez hoje. Estou satisfeito com o avanço que fizemos hoje, mas alguns dos outros times parecem rápidos aqui, então temos mais trabalho a fazer. O superaquecimento dos pneus ainda é um problema, mas estou confiante de que seremos capazes de encontrar um bom acerto e espero conseguir um bom resultado neste fim de semana.”
Sergio Pérez não ficou satisfeito com o equilíbrio do carro da McLaren nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

McLAREN

Jenson Button, nono: “As duas sessões foram um pouco contrastantes para nós por causa da diferença de temperatura da manhã para a tarde, mas foi um dia bem razoável em termos de trabalho de acerto do carro. Acho que nós melhoramos nosso entendimento sobre como o carro trabalha. Houve pouca degradação nos pneus macios, mais na frente do que na traseira, então os pneus funcionaram bem, o que é outra coisa positiva. Espero que nós tenhamos dado um passo em frente, mas ainda há margem para melhora.”

Sergio Pérez, 12º: “O carro esteve muito bem pela manhã, e nossos tempos foram competitivos, mas a temperatura da pista mudou à tarde, então não fiquei totalmente satisfeito com o equilíbrio do carro no fim do dia. Agora, nós temos tempo para analisar porque o equilíbrio foi tão diferente entre as duas sessões. Temos muita informação para peneirar, e acho que nós temos potencial para fazer melhor amanhã. Nosso objetivo para este fim de semana será marcar pontos e ter outro fim de semana decente, como tivemos na Alemanha.”

FORCE INDIA

Adrian Sutil, décimo: “O treino da manhã foi bem positivo, e logo cedo encontrei um bom equilíbrio com o carro. À tarde, trabalhamos principalmente com os pneus para tentar tirar o máximo deles. Eu me senti melhor com os macios em comparação com os médios, mas foi complicado tirar o máximo deles o tempo todo. O principal é que nós obtivemos boas informações e podemos melhorar as coisas para amanhã. Apesar dos pneus, o equilíbrio geral é bom: o carro se comportou bem nas frenagens, então eu me sinto bem confortável.”

Paul di Resta, 11º: “Este não foi o mais simples dos dias, e desde o começo do treino eu estava perseguindo o melhor acerto do carro. Definitivamente fizemos progressos nesta tarde, mas há muitas coisas para discutirmos nesta noite e tentar acertar tudo antes da classificação. Hoje foi a primeira chance de começar realmente a fazer o trabalho de performance com a nova construção dos pneus e conseguimos fazer 60 voltas, o que nos dá muita informação para o fim de semana.”

SAUBER

Nico Hülkenberg, 15º: “Foi uma boa sexta-feira. Acho que é um pouco difícil julgar o nível de performance. Ainda precisamos trabalhar com o ritmo numa carga menor de combustível, especialmente para a classificação. Meu ritmo com os pneus médios também não foi o melhor, então há muito espaço para melhora. Os long-runs foram consistentes e, em termos de ritmo, foram bem razoáveis. Temos uma boa base e fizemos todos os testes que precisávamos fazer. Correu tudo bem com os pneus. Agora nós temos de seguir trabalhando, melhorando aos poucos e ver onde nós vamos terminar amanhã”.
Daniel Ricciardo não ficou nada satisfeito com o ritmo da Toro Rosso em Hungaroring (Foto: Getty Images)

Esteban Gutiérrez, 14º: “No geral, foi uma sexta-feira bem produtiva. Conseguimos tirar algumas conclusões sobre as novas peças que trouxemos para cá, e parece que tudo funcionou conforme o esperado. Mas nós ainda temos de esperar e ver o que vai acontecer na classificação. Certamente nós vamos trabalhar para melhorar. O clima é um desafio para os pneus, e nós vimos isso nesta tarde, mas todo mundo vai ter de lidar com isso. É uma questão de encontrar o equilíbrio certo entre o quanto você pode acelerar e o quanto os pneus podem durar num determinado stint. O comportamento dos pneus é diferente. Eles são um pouco mais difíceis para aquecer, mas, no entanto, eles duram mais. Agora é preciso se adaptar o mais rápido possível. No geral, estou bem confiante de que poderemos ter um resultado melhor do que nas corridas anteriores”.

WILLIAMS

Pastor Maldonado, 13º: “Não foi um dia ruim para nós, já que a nossa performance parece ser melhor do que nas etapas anteriores comparando com os tempos que registramos hoje. Ainda precisamos trabalhar no equilíbrio, mas vamos analisar os dados e tentar reduzir a diferença para amanhã. Certamente, o calor será um fator importante neste fim de semana para todas as equipes.”

Valtteri Bottas, 18º: “Fizemos alguns bons testes mecânicos durante o primeiro treino livre, e agora nós precisamos analisar os dados obtidos na segunda sessão para ver como nós vamos tirar mais do carro na pista, que melhora a todo instante, e evoluir com os pneus macios. Os tempos de volta poderiam ter sido melhores, mas enfrentei tráfego. Ainda precisamos buscar um bom equilíbrio no carro para tentar melhorar para amanhã.”

TORO ROSSO

Jean-Éric Vergne, 16º: “Pela manhã, testei o carro com as novas atualizações que a equipe implantou neste fim de semana. Tínhamos algumas dúvidas sobre como isso iria funcionar, então à tarde nós voltamos em algumas áreas para nossas especificações anteriores para chegar. Em termos de desempenho, nós definitivamente fomos muito mais lentos hoje, então espero que nós precisemos fazer grandes mudanças no carro para amanhã. Os pneus traseiros superaqueceram demais, o que me proporcionou saídas de frente nos long-runs, ficando longe de me sentir confortável hoje. Precisamos trabalhar muito para sermos mais competitivos no restante do fim de semana. Os pneus, obviamente são muito importantes nestas condições, e nós precisamos encontrar a melhor forma de tirar proveito deles, já que eu não fiquei feliz com seu desempenho, tanto nos percursos curtos quanto nos longos.”

Daniel Ricciardo, 17º: “Estávamos muito otimistas no começo da manhã, porque nós tínhamos realizado novos desenvolvimentos no carro. No entanto, não conseguimos tirar o melhor dele na pista. Esperávamos que as atualizações deixassem o carro mais rápido, mas parece que será preciso um pouco mais de estudo para tirar dele melhores resultados na pista. Precisamos trabalhar mais no acerto do carro, mas já passamos por isso antes, então espero que depois de uma longa reunião e mais trabalho à noite, consigamos evoluir em termos de tempo de volta amanhã. Em relação aos pneus dianteiros, vimos uma diferença habitual entre os pneus macios e médios e, em termos dos desenvolvimentos realizados pela Pirelli, eles parecem funcionar bem, o que é positivo.”

CATERHAM

Charles Pic, 19º: “Para mim, o primeiro treino foi ok. Não tive muita saídas de frente como Giedo e, desde o começo da sessão , tive uma aderência razoável. Na verdade, tivemos muita aderência na traseira nas primeiras voltas, mas nós melhoramos isso ainda mais ao longo da sessão. Para o segundo treino, fizemos mais algumas mudanças no acerto e começamos com um equilíbrio melhor do que tivemos no treino da manhã. Nos long-runs, a degradação dos pneus foi ok, mais nos traseiros do que nos dianteiros, mas não foi nada grave para mim, tudo absolutamente administrável. Podemos tomar alguns pontos positivos hoje, particularmente a diferença para os nosso rivais mais próximos, e que o nosso ritmo em long-run é novamente comparável ao da Williams, então acho que podemos ter um bom fim de semana pela frente.”

Giedo van der Garde, 20º: “As duas sessões de hoje foram sobre saídas de frente. No primeiro treino, corremos com um acerto diferente ao carro do Charles, e isso nos deu uma base de comparação e testamos um novo material nos freios. Para ser sincero, nem o acerto e nem o novo material nos freios funcionaram bem, e ainda tivemos que passar a maior parte da sessão tentando conter as saídas de frente. Também tivemos várias travadas dianteiras, algo que não tivemos na última semana em Silverstone, então precisamos fazer algumas mudanças para acertar isso. Na tarde, o equilíbrio foi um pouco melhor, mas nós ainda tivemos aguma saída de frente, e os long-runs nós vimos alta degradação e uma granulação do pneu dianteiro esquerdo. No entanto, até o último long-run, os pneus estavam funcionando muito melhor, e parecia ter feito bons progressos. Vamos trabalhar em tudo nesta noite e, embora tenhamos muito trabalho pela frente, estou bastante otimista sobre ter uma posição decente na classificação e na corrida aqui na Hungria.”

MARUSSIA

Jules Bianchi, 21º: “Foi uma sexta-feira bem movimentada para nós, mas não estamos onde queremos estar com o carro. Parece que há muito mais para descobrir se seremos capazes de lutar por uma posição melhor neste fim de semana contra os nossos concorrentes diretos. Também estamos lutando com a degradação dos pneus, o que é muito complicado, então temos muita coisa para analisar e considerar em nossa reunião com os engenheiros esta noite.”

Max Chilton, 22º: “É bom estar de volta a Hungaroring, um lugar de ótimas lembranças, especialmente após a vitória aqui na GP2 no ano passado. Hoje foi um dia curto para mim, já que não estive no primeiro treino, então tive um treino à tarde bastante intenso para fazer tudo. Trabalhamos com o programa habitual, mas o carro ainda não chegou lá. Estou feliz com meu ritmo de corrida, mas como eu perdi o treino da manhã, não comecei a trabalhar no meu ritmo final. Também perdi um pouco de tempo com o pneu macio no fim da sessão, após um grande pedaço de borracha bater na viseira e a quebrou, o que significou que eu tive de entrar e fazer a troca. Temos um pouco de trabalho a fazer para tentar tirar mais do carro, então será algo que estaremos olhando com cuidado nesta noite.”
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