Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos livres para GP da Coreia de F1

Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia de treinos em Yeongam, ao colocar o carro da Mercedes na frente nas duas sessões. Na parte da tarde, o piloto da Mercedes obteve o tempo de 1min38s673, superando Sebastian Vettel em 0s108

A cobertura completa do GP da Coreia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 na Coreia
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As informações em tempo real dos treinos para o GP da Coreia

Após o domínio em Cingapura, a expectativa era que o GP da Coreia do Sul se tornasse um novo passeio da Red Bull. Mas não foi isso o que aconteceu nesta sexta-feira (4), em Yeongam. Sem adversários, Lewis Hamilton destronou a equipe rubro-taurina e foi o mais rápido nas duas sessões de treino livre, superando Sebastian Vettel.
 
Na verdade, as atividades foram um duelo particular entre Red Bull e Mercedes, mas a montadora alemã levou a melhor em ambas as sessões. Afinal, além de ver Hamilton terminar com a primeira colocação, a escuderia ainda colocou Nico Rosberg em terceiro, à frente de Mark Webber.
Hamilton registrou a melhor marca desta sexta-feira em Yeongam (Foto: Pirelli)
Na disputa do resto do grid, Felipe Massa foi o melhor do resto, fechando na quinta colocação e superando Fernando Alonso. Já Kimi Räikkönen, que substituirá o brasileiro na Ferrari no ano que vem, teve um dia difícil e bateu no fim do primeiro treino livre, comprometendo o trabalho da Lotus.
 
Após o treino, os pilotos relataram a dificuldade em acertar o equilíbrio do carro em Yeongam, devido à falta de aderência da pista. Como o circuito é usado apenas pela F1 durante o ano, o primeiro treino acaba servindo para limpar o caminho e emborrachar o asfalto.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
Lotus
 
Romain Grosjean – sexto: "As minhas duas primeiras saídas desta manhã não foram perfeitas, então nós decidimos mudar algumas coisas durante o intervalo, mas as coisas também não ocorreram como o planejado. Encontrar o equilíbrio certo para uma volta completa aqui é bem complicado, já que os diferentes setores são bem distintos em relação ao outro, mas, eventualmente, nós voltamos para um acerto mais convencional para rodar com os supermacios e o carro pareceu bem melhor. Este circuito é um pouco mais limitado na frente, o que, particularmente, não nos ajuda, mas espero que a evolução da pista nos coloque mais adiante amanhã. Meio segundo para os líderes é uma diferença um pouco grande e eles parecem bem rápido, então eu acho que o quinto posto é uma meta realista para a classificação, mas, é claro, vamos fazer nosso melhor para alcançá-lo”.
 
McLaren
 
Jenson Button – nono: “O circuito é sempre muito complicado, particularmente no começo do fim de semana. Acho que ele não é usado em nenhum outro momento do ano, então é sempre muito escorregadio no primeiro treino. Entretanto, acho que nosso ritmo durante a tarde foi um pouco mais representativo quanto ao nosso desempenho geral. Nós acumulamos uma quilometragem razoável e, mesmo que não tenha extraído o máximo do pneu supermacio na minha volta rápida, acho que nós começamos a entender as características de cada pneu muito bem”.
 
“Em termos de desempenho, acho que poderíamos estar um pouco mais próximos da Lotus, mas vamos ver o que acontece amanhã. Também durante o segundo treino, meus mecânicos precisaram consertar rapidamente o ajuste do freio dentro do meu cockpit. O aparato estava ajustando sozinho durante a frenagem, então precisamos arrumá-lo. Ele tinha um pequeno impacto no meu desempenho.”
 
Sergio Pérez – 12º: “Nós completamos tudo que estava no nosso programa para hoje, incluindo dar algumas voltas com o tanque cheio, o que é sempre muito importante. Ainda temos bastante trabalho a fazer pra melhorarmos tanto o acerto do carro com o pneu duro e tanque cheio quanto com o supermacio e tanque vazio, então vai ser complicado equilibrar tudo, mas estou ansioso para isso. No geral, acho que estamos em uma posição similar à de Cingapura: se pontuarmos, será um bom resultado para nós. A chuva também pode nos ajudar”.
 
Force India
 
Adrian Sutil – décimo: “Eu realmente gosto deste circuito e as condições hoje estavam ideais para treinar. Nós trabalhamos duro para encontrar o equilíbrio ideal e, de manhã, o carro saia um pouco mais de frente, enquanto durante a tarde saía mais de traseira. Então ainda temos trabalho para fazer nesta noite, mas parece que estamos em uma boa posição para o fim de semana”.
Sutil anotou o décimo tempo na Coreia (Foto: Force India)
Paul di Resta – 11º: “Foi uma sessão bem sucedida e desde a primeira saída eu peguei a mão do carro. O ritmo no trecho longo parece promissor e nosso desgaste de pneu parece compatível com os nossos rivais, o que é um bom sinal. Precisamos melhorar nosso ritmo de volta, então vamos trabalhar duro esta noite e esperamos encontrar alguma coisa no último treino’.
 
James Calado – 21º: “É uma pista nova para mim e foi bem difícil aprender, especialmente o último setor, que é bem desafiador. O programa envolveu rodar com o tanque cheio, foi a primeira vez que eu fiz isso, e no fim da sessão eu estava me sentindo bem confortável com o carro. O desgaste de pneus foi bem alto, especialmente porque a pista ainda não estava muito boa, mas estou bem feliz com a forma como as coisas aconteceram”.
 
Sauber
 
Esteban Gutiérrez – 13º: “Foi um dia muito produtivo. Nós fomos tentando diferentes coisas no carro para adaptá-lo à pista. É um desafio muito grande, porque você comprometer alguma parte, já que o primeiro setor é de alta velocidade, enquanto no segundo e no terceiro é preciso muito downforce. A pista em si é boa, melhor do que eu esperava. Foi divertido pilotar, e aqui há de tudo, curvas de alta, média e baixa velocidade. O primeiro treino livre, esta manhã, me deu tempo suficiente para aprender a pista e, durante a segunda sessão, eu pude focar no acerto e no equilíbrio do carro. Estou ansioso para a classificação de amanhã, pois ainda há espaço para melhoras no acerto”.
 
Nico Hülkenberg – 14º: “Nós ficamos bem contentes com o carro nesta manhã, pois achamos um bom ritmo. A parte da tarde foi um pouco comprometida por causa do tráfego. Eu realmente não pude aproveitar as primeiras voltas e, acho, que ainda havia como melhorar com o pneu supermacio. O carro estava tendo um bom desempenho esta manhã, entretanto, durante a tarde, ficou um pouco mais difícil. Agora precisamos ver o que aconteceu. Não acho que hoje mostramos do que somos capazes, mas estou confiante para o resto do fim de semana”.
Hülkenberg fechou a sexta-feira atrás de Gutiérrez (Foto: Sauber)
Toro Rosso
 
Jean-Éric Vergne – 15º: “Nós tivemos uma sexta-feira problemática, com a principal dificuldade sendo equilibrar o carro. Não temos tanta certeza sobre qual é a causa dos problemas, então será uma longa noite de estudo de informações para tentar encontrar uma solução. De forma, estranha, o carro se comportou melhor no primeiro treino. Nós não estamos felizes com onde estamos agora, mas eu ainda acredito que o carro pode ser muito melhor aqui, então precisamos fazer tudo dar certo e tentar novamente amanhã de manhã”.
 
Daniel Ricciardo – 16º: “Infelizmente, nós começamos a primeira sessão um pouco atrás porque o ritmo não esta bom. Nós achávamos que poderíamos solucionar isso para o segundo treino, mas esse não foi caso. Entretanto, eu ainda acredito que nosso carro se adapta a essa pista, mas estamos deixando para sermos competitivo só amanhã, no último minuto. Seria bom termos uma boa sexta-feira, então agora apenas precisamos trabalhar para melhorar as coisas”.
 
Williams
 
Pastor Maldonado – 17º: “Hoje nosso desempenho não estava no nível que esperávamos, mas espero poder analisar informações durante a noite e melhorar para amanhã. Parece que nós demos um passo à frente com a nova asa dianteira, mas precisamos trabalhar no carro como um todo e olhar para todas as áreas. Como sempre, vamos fazer nosso melhor para tentar extrair o máximo do equipamento”.
 
Valtteri Bottas – 18º: “Hoje nós fizemos alguns testes com o carro, tanto mecânicos quanto aerodinâmicos. Ainda temos bastante coisa para trabalhar no equilíbrio, já que estamos tendo problemas com a parte dianteira, particularmente no meio da curva. Precisamos trabalhar nisso, mas o lado positivo é que parece que demos um passo à frente com a nova asa dianteira usada no carro de Pastor, então estou ansioso para ter a minha”.
 
Caterham
 
Giedo van der Garde – 19º: “No geral, eu acho que foi a melhor sexta-feira que tivemos em um bom tempo. Eu pilotei no TL1 na Coreia no ano passado, então a pista não era nova para mim, o que, obviamente, é uma vantagem. Na primeira sessão, o equilíbrio do carro não estava bom no começo. Eu estava saindo um pouco de traseira em curvas de alta e de baixa, e tivemos alguns problemas com a tração. Para a última tentativa, colocamos mais asa dianteira e rebaixamos a traseira, e fizemos um progresso positivo com isso”.
 
“No TL2, começamos com um carro que parecia bem melhor e, imediatamente, eu pude forçar, embora estivesse um pouco no limite nas curvas de baixa velocidade, mas, no geral, as mudanças que fizemos no almoço funcionaram bem. Eu conseguia apontar o carro para onde eu queria e carregar velocidade nas curvas. Colocamos os pneus supermacios para a segunda tentativa e achamos que estávamos saindo um pouco demais de frente, o que não me ajudou a encaixar uma boa volta. Continuamos com os pneus macios para um long-run, e eles duraram bem, mas eu travei as rodas com 16 voltas e precisei tirar o pé e deixar os pneus esfriarem.”
 
Charles Pic – 20º: “O primeiro treino livre foi bom para mim. A pista estava obviamente muito escorregadia, e eu percebi como a nova saída dos boxes é ondulada, mas no geral o carro se comportou muito bem nas primeiras voltas. Mas no começo ele estava saindo muito de dianteira nas curvas de alta velocidade, especialmente na 7 e na 8, mas estava bom nas curvas de baixa. Para o stint seguinte, nós mudamos a cambagem e tiramos um pouco de asa na parte da frente, o que certamente ajudou nas curvas de alta, mas acabamos perdendo aderência nos pneus traseiros e os travando, especialmente no primeiro setor”.
 
“Entre o primeiro e o segundo treino, nós fizemos algumas pequenas mudanças no carro, e a estabilidade na parte traseira do carro aumento, assim como o equilíbrio aerodinâmico. Por outro lado, a tração não estava boa e, nas curvas de baixa, o carro estava instável, principalmente na entrada das curvas.”
 
“Na volta rápida, o pneu supermacio começou a se desfazer antes do fim da primeira volta. O equilíbrio do carro estava bom até a degradação, mas depois começou a sair de frente em todos os lugares, então precisamos descobrir como controlar isso durante a noite. Eu coloquei novamente os médios para o primeiro stint, mas precisei abortar isso após travar os pneus. Os níveis de degradação até esse pontos tinha sido muito bons, e isso nos dá boas opções para o domingo, se tiver pista seca.”
Bianchi segue com a Marussia na temporada 2014 da F1 (Foto: Marussia)
Marussia
 
Jules Bianchi – 22º: “No geral, estou feliz com o começo do meu fim de semana de GP da Coreia do Sul. Tendo ficando de fora do primeiro treino livre, eu apenas precisava aproveitar ao máximo a segunda sessão e trabalhar ao máximo no acerto do carro e na avaliação dos pneus, que nós fizemos nas 31 voltas. Foi um bom começo, mas precisamos progredir a partir daqui”.
 
Max Chilton – 23º: “Eu aproveitei um começo promissor em um circuito novo para mim. Nós começamos o dia com um problema no equilíbrio e tentamos algumas coisas diferentes para tentar consertar isso. Algumas funcionaram, outras não. No fim do dia, parece que estamos mais adaptados a essa pista, então estou ansioso para ver o quanto progredimos aqui”.
 
Rodolfo González – 24: “Foi bom estar de volta ao carro novamente depois de um razoável tempo fora do cockpit, mas, infelizmente, eu cometi um erro, perdi a asa dianteira e danifiquei o bico do carro. Ainda bem que o dano ficou restrito a um novo bico, ao invés de criar qualquer problema que pudesse ter afetado nosso programa par ao resto do dia. Quando eu voltei à pista, pude coletar algumas boas informações para nossa análise aerodinâmica”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.