Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP da Hungria 2020

Com Lewis Hamilton líder do TL1 e Sebastian Vettel na frente de um chuvoso TL2, a Fórmula 1 foi à pista de Hungaroring

O primeiro dia de treinos livres para o GP da Hungria, esta sexta-feira (17) marcou sessões bastante diferentes. A primeira na pista seca, a segunda já num solo bastante molhado em Hungaroring. Como a previsão do tempo espera classificação no molhado e corrida no seco, o dia disse bastante. No TL1, deu Lewis Hamilton; no TL2, Sebastian Vettel.

Apesar de Vettel ter levado a melhor num TL2 em que a Mercedes mal esteve na pista, o tetracampeão ficou 1s2 atrás de Hamilton no treino inicial. A Mercedes sobrou, aliás, para a Racing Point. Hamilton e Valtteri Bottas foram primeiro e segundo e tiveram Sergio Pérez e Lance Stroll logo atrás. O mexicano ficou 0s5 mais lento que o inglês, mas o canadense ficou quase 1s atrás.

Daniel Ricciardo, Vettel, Charles Leclerc, Max Verstappen, Lando Norris e Esteban Ocon fecharam um top-10 que não agradou Red Bull e McLaren.

Já no TL2, Vettel teve Bottas, novamente segundo, como companhia próxima. O terceiro colocado, Carlos Sainz, ficou 1s3 atrás. Stroll, Pérez, Pierre Gasly, Verstappen, Romain Grosjean, Kimi Räikkönen e Leclerc fecharam o top-10.

O GRANDE PRÊMIO transmite ao vivo e em tempo real todas as atividades do GP da Hungria, terceira etapa do campeonato da Fórmula 1 2020.

Lewis Hamilton (Foto: “AFP”)

Confira as declarações:

Sebastian Vettel, primeiro: Vettel fala em “muito trabalho a fazer”, mas vê dia melhor para Ferrari na Hungria

Valtteri Bottas, segundo: Bottas reclama do equilíbrio do carro na pista seca da Hungria: “Foi um começo ruim”

Carlos Sainz, terceiro: Insatisfeita com carro, dupla da McLaren se vê “não tão bem” em pista seca

Lance Stroll, quarto: Melhora na chuva faz dupla da Racing Point se dizer “confiante independente do clima”

Sergio Pérez, quinto: Melhora na chuva faz dupla da Racing Point se dizer “confiante independente do clima”

Pierre Gasly, sexto: “Foi um dia produtivo para nós. Não andamos de manhã por conta de um problema no carro que custou muito tempo. O treino da tarde foi com tanta água na pista que demos só algumas voltas, o que obviamente não é o ideal levando em conta que não fizemos o TL1. Há outra sessão amanhã de manhã que deve ser em pista seca, então vamos ajeitar o carro para a classificação. Tentaremos trabalhar com as informações no carro de Dany [Kvyat] para termos um dia melhor amanhã.”

Daniil Kvyat (Foto: “AFP”)

Max Verstappen, sétimo: Verstappen cita questões de equilíbrio e diz que “não está muito feliz” com carro

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, oitavo: “Foi a minha primeira vez na pista molhada com esse carro, pois não consegui andar na classificação na Áustria. Fiz algumas voltas e o carro parecia bem – o que é bom. Eu acho que, pela manhã, correu tudo bem também. Éramos mais competitivos do que na Áustria. Ainda não usei os pneus macios, então não sabemos realmente o que virá com isso. Geralmente, ficamos felizes com o carro. Existem algumas limitações, mas fizemos algumas alterações na configuração que devem nos colocar em uma boa direção. Toda a equipe está com um sentimento positivo. Obviamente, há um ponto de interrogação no clima durante o resto do fim de semana, mas acho que estamos prontos para a maioria dos casos.”

Kimi Räikkönen, nono: “As condições hoje não estavam fáceis, especialmente à tarde, por isso é muito difícil falar em informações. Obviamente, ainda estamos um pouco distantes de onde gostaríamos de estar, o que significa que vamos ter de trabalhar duro hoje à noite, analisar todos os dados e esperamos voltar com um carro melhor amanhã. O clima pode ter um papel importante na classificação. Enquanto isso, precisamos descobrir o melhor caminho para o acerto do carro.”

Charles Leclerc, décimo: “Não chegamos aqui com tantos elementos novos. É praticamente o mesmo carro. Mas parece que é um carro melhor nessa pista, e isso é bom. À tarde, tive mais problemas, estávamos tentando coisas diferentes e não estava muito feliz com o carro. Estava tentando ganhar confiança na pista molhada, mas, sim, vimos alguns sinais positivos nesta manhã.”

Antonio Giovinazzi, 11º: “Não foi a sexta-feira mais simples, mas ainda há muito espaço para melhorar. Andei muito no molhado e também pela manhã. Espero que isso signifique que temos dados suficientes para nossos engenheiros trabalharem para encontrar o melhor equilíbrio. O restante do fim de semana ainda pode causar surpresas por causa do clima, por isso precisamos levar em consideração ao acertar o carro para a classificação. Também precisamos estar prontos para qualquer oportunidade, para aproveitar o momento, nunca se sabe o que pode acontecer em uma sessão ou corrida com pista molhada.”

Lando Norris, 12º: Insatisfeita com carro, dupla da McLaren se vê “não tão bem” em pista seca

Daniil Kvyat, 13º: “Testamos algumas coisas pela manhã com pneus de seco. Ficamos com a sensação que dava para melhorar e queríamos fazer algumas mudanças no TL2, mas veio a chuva e não deu. Fizemos algumas voltas para checar o comportamento do carro em pista molhada, quando é muito importante fazer os pneus funcionarem bem, algo que não conseguimos, eu escorreguei muito. Precisamos avaliar as informações para preparar o dia de amanhã.”

Esteban Ocon, sem tempo: “Completamos nosso programa sem problemas no treino da manhã. Dava para ver o carro andando bem, mas, como é normal numa sexta-feira, podemos melhorar. O carro é rápido, porém, e precisamos confirmar isso amanhã, que é quando conta. No momento, é um bom começo de fim de semana. Estou confortável em todas as condições climáticas e veremos quais aparecem amanhã e domingo.”

Daniel Ricciardo, sem tempo: “A manhã foi bem boa e senti que estava pronto desde o começo. Foi parecido com o primeiro treino na Áustria, quando já chegamos rápidos à pista e encontramos uma base sólida logo de cara. Estou feliz com o começo do fim de semana e me sinto bem. A pista ficou muito molhada no treino da tarde, então pegamos leve com os pneus intermediários, o que nos deixa com um jogo de pneus de chuva para amanhã. Desse jeito, sinto-me otimista com o trabalho da sexta-feira.”

Lewis Hamilton, sem tempo: Sem guiar na chuva, Hamilton fala em equilíbrio maior em classificação na Hungria

Nicholas Latifi, sem tempo: “Acho que começamos com uma boa base hoje pela manhã e estávamos prontos para a primeira simulação de classificação. Encontramos um bom ritmo rapidamente e estabelecemos um tempo relativamente competitivo em comparação com os nossos rivais, então fiquei satisfeito. No restante do primeiro treino, ainda tentamos algumas opções diferentes de configuração, para experimentar um pouco, e é para isso que serve. Acho que aprendemos algumas coisas, mas obviamente nada poderia ser transferido para a segunda sessão. Realmente não conseguimos um ritmo a tarde, apenas algumas voltas de instalação durante a sessão, então precisamos ver o que o tempo faz amanhã.”

George Russell, sem tempo: “Esta manhã, durante o primeiro treino e em condições secas, o carro estava bem, nada de especial, mas nosso foco estava em tentar algumas mudanças no acerto. Sabemos onde está nossa base e o que vamos obter do carro, por isso seguimos em direções diferentes para ver se podemos obter mais desempenho. Nada do que tentamos criou mais performance, o que sugere que estávamos em uma boa posição desde o início. Embora eu tenha feito apenas duas voltas devido às condições úmidas na segunda sessão, o carro pareceu bem. Estou certo de que será uma sessão agitada amanhã se as condições continuarem as mesmas, mas acho que é isso que precisamos para misturar um pouco as coisas. Estou ansioso.”

Alexander Albon, sem tempo: “É uma questão de previsibilidade mais que outra coisa. Não é uma curva específica ou uma grande melhora em algum lugar. São algumas partes em todos os lugares. O carro não está onde queremos, e precisamos de algum trabalho para saber o que está acontecendo. É bem parecido [o carro a outras pistas], mas definitivamente em alguns lugares, tipo na corrida 2 [Estíria], melhoramos muito. Chegamos aqui na Hungria sem der sequência tão boa quanto esperávamos.”

Kevin Magnussen, sem tempo: “O dia foi positivo e o carro estava muito bom pela amanhã. Esta é uma pista divertida de guiar e eu diria que tivemos um bom começo de final de semana. Não ficamos muito tempo na pista molhada. Eu fiz uma volta de instalação com os intermediários só para ver como era, não há muito a dizer sobre isso. Estava muito escorregadio. Estou ansioso para amanhã e ver que tipo de clima vamos ter. Quando é assim, misturado, tudo se torna mais complicado e emocionante. Sempre mexe um pouco com as coisas e potencialmente dá a você a chance de fazer algo especial ou estragar tudo. Mas vamos atrás de fazer algo especial.”

Robert Kubica, TL1: “Foi uma sexta-feira trabalhosa para mim, enquanto seguíamos nosso programa de testes, tentando coisas diferentes para lidar com esse tipo de clima. Acho que fizemos um trabalho útil e espero que isso reflita em um passo à frente no desempenho para amanhã e domingo. Continuamos trabalhando para entender como o carro funciona em diferentes condições: correr na pista molhada e fria significa que precisamos nos adaptar às circunstâncias, com os engenheiros confiando em nosso feedback para tomar suas decisões.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.