Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP de Cingapura, 13ª etapa do Mundial de F1

Após o domínio nada surpreendente de Nico Rosberg durante o primeiro treino livre em Cingapura, foi Daniil Kvyat quem marcou o tempo mais veloz da sessão em Marina Bay, seguido por Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo

Nico Rosberg dominou o primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (18) em Marina Bay e, ok, isso não é nenhuma novidade. Porém, na segunda sessão do dia, quem ficou na ponta da folha de tempos foi Daniil Kvyat, que colocou a Red Bull como a mais veloz da parte da tarde.

Mais surpresa ainda foi que Kimi Räikkönen foi o segundo melhor piloto do ensaio, ficando apenas o0s039 atrás do russo, com Daniel Ricciardo no terceiro posto. Só então uma Mercedes apareceu, com Lewis Hamilton cravando o quarto melhor tempo do treino. Sebastian Vettel foi o quinto mais rápido.

Daniil Kvyat liderou o segundo treino livre em Cingapura nesta sexta-feira (Foto: AP)

Sergio Pérez e sua Force India foram quem ocuparam a sexta colocação, com Nico Rosberg aparecendo em sétimo. Incrivelmente, Fernando Alonso tomou para si a oitava posição, com Nico Hülkeneberg e Max Verstappen completando o top-10 do dia.

Os brasileiros aparecem logo em seguida. Felipe Massa foi o melhor, com o 11º posto do treino, enquanto seu xará Felipe Nasr era o 12º.

Confira a declaração dos pilotos após treinos livres em Cingapura:

RED BULL
 
Daniel Ricciardo, terceiro: “Temos um carro muito bom nas últimas corridas, pois o equilíbrio está correto. Ambos os treinos foram bons para nós, apesar de temos um pouco de tráfego nos pneus médios, mas sabemos o que temos e acredito que iremos bem no final de semana. Sábado é o dia mais importante, mas estou feliz de onde começamos. O carro está forte e se comportando como o esperado neste traçado. Esperamos que os carros prateados e os vermelhos melhorarem amanhã, mas espero que possamos manter o ritmo que mostramos para subir ao máximo no grid”.
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, sexto: “Foi um dia sólido de treinos e estou feliz com o trabalho feito. Ainda existem coisas para serem mudadas e analisadas para melhorar para amanhã, mas estou me sentindo confiante com o carro. As condições de pista estavam muito boas e a temperatura está mais fresca do que se comparada aos outros anos. Fizemos simulações de corrida em ambos pneus e então temos muita informação para nos preparar para a corrida”.
 
Nico Hülkenberg, nono: “Foi um bom dia de treino, seguindo o cronograma sem dramas e coletando muitos dados. O desempenho parece bom, mas é apenas sexta-feira e acredito que amanhã todos irão melhorar na classificação. O carro tem mostrado muito potencial, mas ainda tem muito trabalho a ser feito para melhorar o equilíbrio, especialmente durante as simulações de corrida, que não me senti completamente feliz. No cenário geral, temos muita lição de casa a ser feita”.
Fernando Alonso (Foto: AP Photo/Ng Han Guan)
MCLAREN
Fernando Alonso, oitavo: “Acredito que oitavo é bastante representativo de nossa verdadeira posição hoje. Esse circuito se encaixa com as características de nosso carro, é bem diferente de Monza e Spa. Então já que é favorável para nós, precisamos tentar nosso melhor para aproveitar a oportunidade. Também estou feliz com as mudanças do traçado se comparado ao ano passado. A pista está mais segura agora, e provavelmente irá oferecer uma melhor oportunidade de ultrapassagem, então espero que terá mais ação”.
 
Jenson Button, 14º: “Meu dia foi ok, mas é sempre complicado conseguir equilíbrio aqui. Existiram alguns problemas com as corridas com pouco combustível, não tínhamos realmente o melhor balanço. Acredito que Fernando está melhor. Estive correndo com um motor antigo, perto do fim de sua via útil. Devemos ser capazes de encontrar mais desempenho amanhã, e espero estar onde Alonso esteve hoje, e então teremos uma boa briga para entrar no Q3. Faremos nosso melhor amanhã e domingo e veremos onde terminaremos. Estou ansioso para isso. Será muito mais emocionante que as duas últimas corridas, pois ao menos estamos brigando aqui. Acredito que estaremos no meio do grid”.
 

TORO ROSSO
 

Max Verstappen, décimo: “É minha primeira vez correndo aqui, então o primeiro treino desta manhã eu tive que entender a pista e acabou sendo fácil. Eu melhorei muito e estou feliz como nosso progresso. Não toquei o muro, consegui ficar fora de problemas e tive bastante tempo na pista, o que é sempre importante. Essa manhã também validamos algumas novidades do carro e foi uma boa sessão. O segundo treino começou bem com um bom desempenho do carro, especialmente com o pneu macio. Ainda precisamos fazer algum trabalho com o equilíbrio do carro, então faremos esta noite. Devo dizer que fisicamente, este traçado é o mais difícil do ano, mas estou treinando muito para chegar aqui”.
 
Carlos Sainz Jr, 15º: “A primeira sessão foi boa para nós. Completamos nosso programa e aprendemos o circuito, o que era meu principal objetivo. O segundo treino não foi tão bom, acabei tocando o muro na curva 5 e então tive um furo no pneu, que acabou danificando o assoalho. Então precisamos mudar isso, o que acabou me fazendo perder tempo de pista, complicando meu ensaio, mas é melhor que tenha acontecido hoje e não amanhã ou domingo. Está muito quente aqui, você sua bastante, mas tenho treinado pesado para esta corrida, e estou feliz em confirmar que os treinos deram certo”.
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 13º: “Foi um dia interesante. Tentamos algumas coisas diferentes no carro, onde testamos o novo kit aerodinâmico, o que nos deu importantes dados. No geral, foi positivo, mas precisamos analisar melhor os detalhes para entender o quanto nos beneficiamos disso, e em quais áreas precisamos melhorar o ajuste do carro para encaixar com essa mudança. Foi um dia decente, mas temos trabalho a ser feito para amanhã”.
LOTUS
 
Romain Grosjean, 16º: “Marina Bay pode ser um circuito complicado de se conseguir chegar no topo, e hoje nós encontramos problemas para conseguir ritmo no carro. Temos algum trabalho a ser feito com o ajuste e é sempre difícil ter uma volta limpa com o tráfego. Não dei um bom giro com os pneus macios, então sei que podemos fazer melhor que um 16º. Nós temos alguma ideia de onde temos que seguir. Tenho certeza que estaremos numa melhor posição na classificação”.
 
Pastor Maldonado, 18º: “O carro estava muito bom na primeira sessão e nosso ritmo não estava ruim. No segundo treino ele já não estava tão ótimo, e então temos que entender as mudanças que precisamos fazer para as melhorias. Tivemos um pequeno problema com o sensor no primeiro treino, o que significa que minha sessão acabou um pouco mais cedo, mas sem dramas”.
O estreante Alexander Rossi (Foto: AP Photo/Mark Baker)
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, 17º: “O carro estava bom hoje, e fomos capazes de encontrar um bom equilíbrio. Tentamos os pneus médios, o que foi um pouco de luta para nós, então precisamos analisar as coisas para extrair ainda mais amanhã. A simulação de corrida parecia consistente esta noite, então o principal para se trabalhar amanhã é a questão do pneu”.
MANOR MARUSSIA

Alexander Rossi, 19º:

“É uma pena que um pequeno erro tenha encoberto o que seria para mim um primeiro dia positive com o time aqui em Cingapura. Acima disso, estou realmente satisfeito em como as coisas andaram, então não estou tão deprimido, apesar de saber de todo o esforço de minha equipe com o carro. Essa não é a condição ideal de se trabalhar, já que a umidade é incrível, então tentarei recompensar o trabalho duro deles no restante do final de semana. Amanhã será um treino bastante cheio, mas estou focado nos resultados positivos de hoje e ansioso para retomar de onde parei hoje”.
 
Will Stevens, 20º: “O dia tem sido bom até um infeliz erro de minha parte no segundo treino livre. Eu estava acelerando na pista e fiz alguns avanços aerodinâmicos bons, e na segunda sessão teria a oportunidade de colocar tudo isso junto e ver como estamos no restante do final de semana. Não era para ser, então encararemos um terceiro treino livre bastante cheio amanhã para completar nosso programa antes da classificação. É um circuito divertido e interessante, então estou ansioso e voltar para a pista amanhã”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.