Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP do Canadá, sexta etapa da temporada 2015 do Mundial de F1

Com 1min14s393, Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP do Canadá de F1. 0s309 mais lento, Nico Rosberg sai em segundo, com Kimi Räikkönen completando o top-3

Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP do Canadá de F1. Neste sábado (6), o piloto da Mercedes cravou 1min14s393 e garantiu a posição de honra do grid com 0s309 de vantagem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Kimi Räikkönen aparece para fechar o top-3.
 
0s709 mais lento, Valtteri Bottas ficou com o quarto posto do grid, à frente de Romain Grosjean, Pastor Maldonado, Nico Hülkenberg, Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez, que fecha o rol dos dez primeiros.
Lewis Hamilton celebra pole na classificação em Montreal neste sábado (Foto: AP)
1s649 atrás de Hamilton, Carlos Sainz Jr. registrou a 11º marca, completando o treino classificatório à frente de Marcus Ericsson e Fernando Alonso. Felipe Nasr fez seu melhor giro em 1min16s620 e vai largar em 14º.
 
Sebastian Vettel e Felipe Massa não conseguiram passar do Q1 e vão iniciar a prova no circuito Gilles Villeneuve em 16º e 17º, respectivamente. Roberto Merhi, Will Stevens, Max Verstappen e Jenson Button ficaram com as últimas posições do grid.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, quarto: “Foi uma boa volta. Teria gostado de estar à frente da Ferrari, mas eles ainda são um pouco mais rápidos do que nós. Quarto ainda é um BM lugar para começar e agora nós talvez estejamos mais perto do pódio do que já estivemos nesta temporada, então a luta deve ser divertida. Esta pista é boa para nós, mas ainda é difícil prever como será o ritmo de corrida amanhã. Se for bom, poderemos lutar com os que estão ao nosso redor pelo pódio”.
 
LOTUS
 
 Romain Grosjean, quinto: “Acabou que houve um pequeno desentendimento no timming para sair dos boxes, mas nada muito grave. Acredito que com a preparação perfeita facilmente estaríamos largando da terceira colocação. Mas sair em quinto e sexto é um ótimo resultado. Não gostei da minha última volta, não foi a melhor maneira de começar o Q3, mas acho que a pista estava um pouco mais lenta no final, então não teria muito que fazer. Fomos melhores que as Williams, então espero que seja uma ótima corrida”.
 
Pastor Maldonado, sexto: “Isso não foi nada mau! Já estávamos à espera deste tipo de resultado depois do treino de ontem. O desempenho do carro parece ser um pouco melhor do que nas outras pistas. Pode ser devido a uma característica do nosso carro para esse tipo de circuito, com curvas lentas e retas muito longas e rápidas. É positivo para a equipe ter os dois carros na terceira fila. É uma corrida longa, temos bom ritmo, mas os outros pilotos também são competitivos. Normalmente, temos um ritmo melhor nas corridas do que na classificação, o que é encorajador. Vamos fazer nossa corrida, dar o máximo, como sempre, e espero conseguir um bom resultado”.
Romain Grojsean alcançou incríveis 340,5 km/h neste sábado em Montreal (Foto: AP)
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, sétimo: “Foi, definitivamente, um bom dia no escritório, para mim e para o time, com os dois carros dentro do top-10. Sétimo é o meu melhor resultado em classificação neste ano, o que é realmente encorajador quando olhamos para a corrida. O carro teve uma performance muito boa desde o início dos trenós e acho que temos uma ótima oportunidade de somar bons pontos amanhã. A tarefa que temos pela frente ainda será um desafio, porque tem alguns carros bem rápidos ao nosso redor e nós teremos uma verdadeira luta pela frente amanhã. Será crucial acertar na estratégia, porque a chuva de ontem faz com que não tenhamos todas as informações referentes à vida do pneu. Mas acho que estamos em uma forma bem boa. Me sinto confiante e estou ansioso para uma corrida competitiva”.
 
Sergio Pérez, décimo: “Foi um dia promissor e um grande esforço do time ter os dois carros no Q3. Ao mesmo tempo, não estou satisfeito com a minha performance, porque acho que poderia estar melhor do que na décima colocação. Na verdade, a minha melhor volta no Q2 foi muito melhor que o meu tempo no Q3, então estou um pouco desapontado. Tive dificuldade para aquecer os pneus no Q3 e não tive aderência quando precisei dela. Entretanto, tenho que olhar para a frente, pois ainda estou no décimo posto e esta é uma boa posição para começar. Estou otimista em avançar e somar alguns bons pontos. Não conseguimos fazer muitos long-runs, então ainda temos algumas dúvidas para a corrida, mas mostramos ritmo durante todo o fim de semana e acredito que podemos fazer o mesmo amanhã”.
 
RED BULL
 
Daniil Kvyat, oitavo: “Não foi uma classificação fácil, mas conseguimos tirar o máximo que podíamos do carro hoje. Temos de continuar lutando, já que queremos estar mais para frente no grid. Temos muito trabalho a fazer para sermos tão competitivos quanto nossos rivais nas retas. Nós sabíamos que esta pista não seria fácil para nós, no entanto, vamos começar em uma posição competitiva e, como vimos no passado, tudo pode acontecer na corrida”.
 
Daniel Ricciardo, nono: “O fim de semana até aqui foi difícil, nós tivemos dificuldades na maior parte do tempo. Este é um circuito potente e nós estamos limitados pela potência. Nós tentamos algumas opções com os pneus, mas não conseguimos encontrar uma solução que funcionasse, o que é um pouco frustrante. Não conseguimos ficar felizes com os médios. No momento, não estamos avançado, o que é desapontador. Vamos fazer o que pudermos, o time está trabalhando duro e nós continuamos lutando”.
 
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr., 11º: “Estou muito contente com a posição. Foi um sábado positivo, em que as coisas saíram bem. Não esperávamos estar tão próximos da Red Bull e do Q3. Foi uma pena, mas antes da classificação eu teria aceitado essa posição. Amanhã, com a aerodinâmica que temos, não teremos a velocidade final de nossos rivais, Sauber ou Lotus. Vamos tentar estar perto, mas se tem uma corrida em que é difícil pontuar, é amanhã”. 
 
Max Verstappen, 19º: “Vou ter de lidar com isso e tentar fazer o melhor. Agora vou ter de cumprir uma punição de 10s — no primeiro pit-stop —, o que significa que eu vou ter de fazer algumas ultrapassagens. Espero que o safety-car nos ajude um pouco, por isso vamos tentar e ver o que podemos fazer a partir daí. Tudo é possível. Vai ser difícil ultrapassar nas retas, mas espero que o ritmo de corrida seja bom para que possamos ao menos chegar perto”. 
Sebastian Vettel não se deu muito bem no treino classificatório da F1 (Foto: AP)
SAUBER
 
 Marcus Ericsson, 12º: “Foi uma classificação decente. Infelizmente acabei pegando um pouco de tráfego na minha melhor volta, o que me custou alguns décimos. Após o primeiro treino livre fizemos alguns avanços, e me senti confortável no carro. Sabemos que temos um ritmo forte para a corrida, então nosso objetivo é marcar pontos amanhã, o que acredito ser uma meta bastante realista”.
 
McLAREN
 
Fernando Alonso, 13º: “A verdade é que saiu melhor do que o previsto, então estou contente. As voltas do Q1 foram as primeiras que eu pude dar durante todo o dia, porque não pude rodar nos treinos livres e, como o primeiro jogo de pneus supermacios, pude ganhar um pouco de confiança e com o último só tinha que dar uma volta no máximo e foi tudo bem. Arrisquei tudo que pude, passei muito perto dos muros e baixei oito décimos na última volta, então estou muito contente”.
 
Jenson Button, 20º: “Foi um dia difícil. Inicialmente foi um problema eletrônico e aí isso causou um problema com o motor de combustão interna, então é difícil. Mas nós vamos lidar com isso e os rapazes estão fazendo um ótimo trabalho desmontando e montando o carro, então tomara que tenhamos um bom carro e que seja uma corrida divertida. Mas vou ter uma punição amanhã e acho que será grande”.
 
FERRARI
 
Sebastian Vettel, 16º: “Desde o início, nós não tínhamos potência máxima disponível, então quando eu saí pela primeira vez, nós tentamos resolver o problema, mas não conseguimos. Por conta da falta de potência, não conseguimos ir mais longe. Claro, temos que investigar, mas não acho que seja alguma coisa relacionada ao motor. Acho que é mais do lado eletrônico, mas estou confiante de que poderemos resolver este problema para a corrida de amanhã. Nós temos muitos pneus e qualquer coisa pode acontecer. Nós temos um carro forte e um ritmo forte, então devo conseguir somar bons pontos. O problema que tivemos esta manhã no TL3 não teve qualquer relação”.
 
MANOR MARUSSIA
 
Roberto Merhi, 18º: “Estou satisfeito pela forma como correu a classificação. A verdade é que me sinto mais confortável, a equipe vai melhorando, colocamos um aerofólio nono, o motor novo e tudo vai bastante melhor. Assim, mais uma vez estamos na frente do meu companheiro de equipe e espero continuar com essas boas sensações na corrida”.
 
Will Stevens, 19º: “Não foi uma classificação ruim para mim. Talvez eu esteja um pouco menos confortável com o equilíbrio do carro neste fim de semana, comparado com as corridas anteriores. Entretanto, tentei focar um pouquinho mais no ritmo de corrida, então acho que tenho o carro em uma boa posição para amanhã. Vamos ganhar uma posição no grid depois das penalizações, mas também teremos uma companhia interessante com Jenson e Max começando atrás de nós. Esta é uma corrida onde normalmente vemos o safety-car, então vamos dar o nosso melhor para ter certeza de que estaremos prontos para qualquer oportunidade que surgir”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.