Confira declarações dos pilotos depois do primeiro dia de testes coletivos da F1 na pista da Hungria

O monegasco Charles Leclerc apareceu no apagar das luzes para colocar a Ferrari no topo da tabela de tempos com os pneus macios. Stoffel Vandoorne teve ótima performance e foi segundo com a McLaren

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O primeiro dia de testes coletivos da F1 em Budapeste foi de muitos novatos. Nesta terça-feira (1º), quem ficou na frente foi o monegasco Charles Leclerc, líder absoluto da F2 e uma das principais promessas para o futuro da Ferrari. 

O jovem piloto, atual campeão da GP3, acumulou boa quilometragem para a escuderia italiana e guardou o melhor para o fim. Literalmente no último minuto de sessão, Leclerc apareceu e, de pneus macios, virou 1min17s746, tirando Stoffel Vandoorne da liderança que havia estabelecido desde o período da manhã.

Vandoorne fechou apenas 0s088 mais lento que Leclerc, mas fez sua melhor volta com os ultramacios. Logo depois vieram as duas Mercedes, com Valtteri Bottas testando os pneus do ano que vem da Pirelli e George Russell conhecendo o mundo novo da F1.

Lance Stroll ficou em quinto, enquanto Nikita Mazepin colocou a Force India em sexto. O russo dividiu carro com Lucas Auer, que foi o nono. Entre eles apareceram Nicholas Latifi, da Renault, e Sean Gelael, da Toro Rosso. Fecharam a lista Santino Ferrucci, da Haas, Max Verstappen, da Red Bull, e Gustav Malja, da Sauber.

Charles Leclerc liderou com a Ferrari (Foto: Ferrari)

Confira as declarações dos pilotos

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc destaca “mundo completamente diferente” da F1 após teste na Hungria, mas minimiza volta mais rápida

 
Stoffel Vandoorne, segundo: “Foi um dia bem produtivo para nós, apesar da quebra. Testamos coisas novas no carro ao longo do dia e a impressão foi positiva. Certamente fomos na direção certa com o passar do dia. É bom ver que trouxemos peças novas e elas corresponderam. Óbvio que é um teste e isso não significa muito, mas temos dados úteis para analisar. Temos um cronograma bem cheio para esses dois dias, e espero que a gente dê outro passo adianta depois das férias de agosto”.
 
George Russell, quarto: "Hoje foi incrível. Esperei muito tempo por esse dia. É um sonho de garoto guiar um carro de F1. Assim que entrei no carro já fui entendendo o funcionamento, a diferença absurda de aderência. 48 horas atrás eu estava na mesma pista com um carro de GP3, mas é muito diferente. Ainda bem que fiz muito teste de simulador com a Mercedes, então eu sabia o que esperar. Os freios funcionam muito mais, então esse carro é muito mais do que apenas velocidade e downforce. Foi um dia de stints longos e tanque cheio, teste de degradação dos pneus e coisas do tipo. Fiquei bem satisfeito com a minha performance, completando 119 voltas e não ficando tão longe do que fez o Valtteri".
Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Lance Stroll, quinto: "Tentamos coisas novas no ajuste do carro e foi bom ter mais tempo de pista. Estava bem quente, em uma pista muito física, então foi um treinamento bom para este lado. Precisamos ver se o que testamos aqui encaixa em Spa, mas precisamos ainda de novos testes. Acho que Spa vai encaixar com o nosso estilo, as retas longas indicam isso. Estou ansioso para voltar a correr".
 
Nicholas Latifi, sétimo: “Pilotar um F1 de 2017 é uma experiência tão boa, mesmo com as temperaturas altas de hoje. Depois de fazer o teste da Pirelli em Barcelona, eu estava muito animado para voltar. O carro estava ótimo e espero ter dado todo o feedback que a equipe precisa. O pessoal fez um grande trabalho na garagem ao trocar o motor para que eu voltasse e encerrasse o dia. Claro que é uma pena perder parte da quilometragem planejada, principalmente as voltas com pouco combustível e pneus ultramacios, mas foi um dia positivo”.
Nikita Mazepin (Foto: Force India)
Sean Gelael, oitavo: “Curti o dia de hoje. Me senti muito mais confortável no carro do que no teste do Bahrein. Fazer o molde do banco certamente ajudou. É uma pena que o dia tenha começado meio devagar, tivemos que espremer tudo no turno da tarde, mas acabou sendo um dia bem produtivo. Completamos 101 voltas e espero que a equipe esteja satisfeito com minha pilotagem e com minha contribuições para o acerto do carro. Certamente vou dormir bem hoje”.
 
Santino Ferrucci, décimo: "Sofri muito para acertar o carro durante a manhã. É tudo muito diferente das demais categorias, especialmente da F2. Demorei uns três ou quatro stints até realmente me ambientar ao carro e aí fiquei contente com minha performance. O período da tarde foi de boas mudanças. No fim, consegui acelerar mais e aprimorei minha tocada. Agora eu sinto que usei ao menos 95% do potencial do carro. Vamos ver amanhã como será nas voltas rápidas".
Sean Gelael (Foto: Charles Coates/Getty Images)
Gustav Malja, 12º: "Foi um grande dia para mim. Eu sonho com esse dia desde que era pequeno, finalmente isso virou realidade. Acho que, no geral, foi uma experiência muito positiva para mim, aprendi muito e sei que isso vai me ajudar na minha formação enquanto piloto. Conseguimos concluir o planejado para o dia e dei meu melhor".
 
CASO VÁ BEM EM TESTE, KUBICA DEVE VIRAR TITULAR DA RENAULT JÁ A PARTIR DO GP DA BÉLGICA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.