Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Áustria da F1 2022

Em casa, Max Verstappen larga na pole-position pela terceira vez na temporada. A Mercedes teve acidentes com seus dois pilotos e Sergio Pérez foi punido por ultrapassar os limites de pista no Q2

A Fórmula 1 chega para a 11ª etapa com a segunda corrida sprint da temporada 2022 no Red Bull Ring. Após o treino de classificação realizado nesta sexta-feira (8), Max Verstappen confirmou o favoritismo e conquistou a pole-position, com o tempo de 1min04s984.

Ao seu lado, larga Charles Leclerc, da Ferrari, apenas 0s029 atrás do líder da temporada. Na segunda fila, teremos Carlos Sainz e George Russell, da Mercedes, que ficou em quarto mesmo com o acidente sofrido durante o Q3.

Relacionadas


Mais atrás, Esteban Ocon, em um ótimo desempenho da Alpine durante a classificação. Em sexto, sai Kevin Magnussen, pela Haas. Na sétima colocação, mais uma grande sessão de classificação de Mick Schumacher, também pela equipe de Gunther Steiner.

Max Verstappen marcou a terceira pole-position na carreira (Foto: Red Bull Content Pool)

Em oitavo, larga Fernando Alonso. Em nono lugar, Lewis Hamilton, que não completou o Q3 por conta da batida forte sofrida no circuito austríaco. Fechando os dez primeiros, Sergio Pérez, da Red Bull, punido pela direção de prova por ter ultrapassado os limites de pista ao final do Q2.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria de F1. No sábado, o segundo treino livre abre o dia às 7h30 (de Brasília, GMT-3). A corrida sprint larga às 11h30.

Confira tudo que foi falado pelos pilotos no primeiro dia do GP da Áustria:

Mar laranja comemorou demais a pole de Verstappen em Spielberg, Austria. (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen, pole-position: Verstappen celebra pole em “desafiadora” Áustria e destaca “mar laranja”: “Incrível”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc mira quebrar sequência de “desastres” e espantar má fase com GP da Áustria

Carlos Sainz, terceiro: Sainz destaca briga apertada na Áustria e se diz “feliz por estar perto da pole”

George Russell, quarto: Russell vê Mercedes “certamente na briga” por vitória na Áustria apesar de acidente

Esteban Ocon, quinto: Ocon diz que Alpine “ganhou vida” para ir ao 6º lugar da classificação na Áustria

Lewis Hamilton escapou na curva 7 e bateu durante o Q3 da classificação do GP da Áustria (Foto: Reprodução/F1)

Kevin Magnussen, sexto: “Foi uma boa sexta-feira. Fomos à pista no TL1 e o carro parecia competitivo. Fiquei bastante confiante para a classificação, e foi um dia forte. Sinto que nem tiramos o máximo proveito disso, acho que tínhamos mais tempo de volta. É engraçado, sou o sétimo, porém não estou superfeliz. Mas é uma posição muito boa para se estar.”

Mick Schumacher, sétimo: “Ficamos bem perto da linha de corte do Q3, mas tivemos sorte, uma vez que não melhorarmos a volta. No mais, foi bom, mas não foi a mais limpa das sessões. Tentar forçar os pneus para aquecê-los de novo nunca é bom, definitivamente havia mais tempo de volta. Se mantivermos a posição amanhã, somaremos pontos; se avançarmos, ganharemos ainda mais, então espero buscar a opção de somar mais pontos.”

Fernando Alonso, oitavo: Alonso culpa assoalho quebrado por 9º lugar no grid da Áustria: “Poderia ser top-5”

Lewis Hamilton, nono: Hamilton se diz “sem resposta” após acidente na Áustria e lamenta: “Lutávamos por top-3”

Pierre Gasly, 10º: “Estou bem feliz com o dia. Não tivemos atualizações nas últimas corridas, então sabemos que, comparados aos outros carros, temos tido mais dificuldades. Sempre é frustrante ficar fora do Q3 por tão pouco, mas devo dizer que fiquei feliz com minha volta. Foi redondinha e deu para acertar tudo. Largar tão perto do top-10 para a corrida sprint é uma boa posição para avançar e, quem sabe, terminar o domingo nos pontos. Precisamos trabalhar mais, porque não dá para ficar satisfeito de verdade com o desempenho geral, mas sabemos que as atualizações estão chegando. Se der para melhorar o que temos agora, então a tendência é sermos competitivos nas próximas corridas.”

Sergio Pérez foi punido e caiu para 13º na corrida sprint da Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)

Alexander Albon, 11º: “Estou muito feliz. Em primeiro lugar, a equipe fez um grande trabalho após todo o dano em Silverstone. Eles trabalharam direto na fábrica e aqui na pista, então poder pagar de volta com esse 12º lugar é ótimo. Obviamente, trouxemos atualizações e é bom ver a melhora do desempenho por causa disso. Espero que possamos avançar mais a cada fim de semana. Estávamos apenas 0s1 atrás. É quase frustrante, porque você começa a pensar em onde poderia melhorar. Mas estou muito feliz. Tudo está em jogo amanhã.”

Yuki Tsunoda, 12°: “Estou muito decepcionado hoje. Fiquei feliz com o equilíbrio do carro e como melhoramos ao longo da classificação, mas, infelizmente, na minha última tentativa no Q2, meus pneus estavam frios, eu escapei na curva um e arruinei minha volta. Não deu para avançar. Acho que o ritmo do carro era bastante bom e tínhamos chances de ir ao Q3, então é uma pena mesmo.”

Sergio Pérez, 13º:

Lando Norris, 14º: Ricciardo admite “falta de ritmo”, mas vê sprint como chance para recuperar posições

Daniel Ricciardo, 15º: Ricciardo admite “falta de ritmo”, mas vê sprint como chance para recuperar posições

Lando Norris ficou no Q2 na classificação para o GP da Áustria (Foto: AFP)

Lance Stroll, 16°: “É sempre um desafio aqui na Áustria com os limites da pista. Apesar disso, não tínhamos ritmo para avançar ao Q2 hoje. Claro que vamos tentar recuperar algumas posições na corrida sprint – e nosso ritmo está ok depois do treino livre de mais cedo, então há muito pelo que brigar no fim de semana.”

Guanyu Zhou, 17º: “Foi um dia bastante frustrante para mim. Lutei com os pneus na primeira tentativa. Na segunda volta, os pneus estavam bem melhores, mas mesmo tendo melhorado, não tive a aderência que eu queria, e isso resultou em nossa eliminação no Q1. O carro foi reconstruído, e com apenas uma sessão de treino livre para você se adaptar também não é a coisa mais fácil. Mesmo assim, o carro pareceu bom, só faltou um pouco de desempenho. É meu segundo fim de semana com corrida sprint no geral, já que, em Ímola, abandonei na primeira volta, mas espero que amanhã seja bom e possamos subir posições no grid e lutar por pontos. Acho que está tudo aberto, só temos de descobrir o que deu errado hoje e melhorar a partir disso.”

Nicholas Latifi, 18º: “Ainda que a posição e a volta final não tenham sido boas, ainda me senti bem no carro, assim como em Silverstone. Errei na curva três, mas com isso e o quanto as atualizações devem dar [a Albon], eu na verdade devia ter sido até mais lento em relação ao outro carro. Estou meio que onde é real, então, para mim, são duas boas classificações em sequência. Honestamente, estou feliz com isso, porque sei que a diferença existe e onde é que devemos estar. O carro está com dificuldades aqui, mas estou feliz e sinto melhora na dirigibilidade. Estou mais otimista com a corrida sprint, mesmo com a falta de ritmo. Espero ter mais oportunidades amanhã.”

Sebastian Vettel, 19º: Vettel lamenta volta anulada, mas vê “muitas chances” para Aston Martin na Áustria

Sebastian Vettel larga em penúltimo na Áustria (Foto: Aston Martin)

Valtteri Bottas, 20º: “A sensação com o carro não foi ruim, mas claro que não é aqui que queremos estar. Faltou aderência e velocidade máxima, esses foram os principais problemas em termos de tempo de volta. Ainda assim, foram boas voltas, e estou confiante no ritmo para a corrida. Vou largar na parte de trás do grid no domingo, mas ainda há pontos a serem conquistados amanhã, e vamos dar o máximo para trazer alguns para casa.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.