Confira declarações dos pilotos após GP da Áustria de Fórmula 1 2022
Charles Leclerc lavou a alma, se reencontrou com a vitória e triunfou na casa da Red Bull. Taurinos foram surpreendidos pelo ritmo rival e pela própria alta taxa de desgaste dos pneus. Veja tudo o que os pilotos falaram após a corrida em Spielberg
A Ferrari surpreendeu a Red Bull no GP da Áustria de Fórmula 1 2022. Em uma corrida que fugiu do domínio taurino, a escuderia italiana estava com a faca e o queijo na mão para conquistar uma enfática dobradinha. Não fosse o estouro do motor de Carlos Sainz, isto teria sido possível. Ainda assim, o saldo é positivo: Charles Leclerc ultrapassou Max Verstappen três vezes ao longo da corrida em Spielberg e lavou a alma, reencontrando-se com o triunfo.
A escuderia italiana teve melhor ritmo e viu seus carros controlarem melhor os pneus do que a Red Bull, que teve que lidar com o desgaste intenso de seus compostos. Fica a vírgula da confiabilidade, que impediu um resultado perfeito do time de Maranello.
Relacionadas
A Max Verstappen, serve o consolo da limitação de danos: 2º lugar e volta mais rápida da disputa. No entanto, se a Ferrari contou com o abandono de Carlos Sainz, a Red Bull também viu Sergio Pérez ser forçado a deixar a disputa na Áustria. Logo na primeira volta, George Russell e ‘Checo’ travaram duelo firme. No contorno do hairpin, os dois se tocaram – o mexicano chegou a ir parar na brita, foi aos boxes e conseguiu voltar para a corrida. Ainda assim, o RB18 ficou bastante danificado, e Pérez abandonou no 25º giro.
Mais uma vez, a Mercedes se colocou em posição de aproveitar as falhas das duas equipes do pelotão da frente e foi ao pódio com Lewis Hamilton, em 3º, e George Russell logo atrás. Esteban Ocon, Mick Schumacher, Lando Norris, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso completaram a zona de pontuação em Spielberg.
A temporada 2022 da Fórmula 1 continua daqui duas semanas, entre os dias 22 e 24 de julho, em Paul Ricard, no GP da França.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira abaixo tudo o que os pilotos da F1 falaram sobre o GP da Áustria:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc celebra ritmo da Ferrari e lava alma com vitória na Áustria: “Precisava disso”
Max Verstappen, segundo: Verstappen vê “dia difícil” e aponta desgaste dos pneus como empecilho na Áustria
Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton exalta Mercedes por “reconstrução” do carro e admite: “Não esperava o pódio”
George Russell, quarto: Russell reclama de Pérez após toque e fala em “oportunidade perdida” na Áustria
Esteban Ocon, quinto: Ocon celebra ritmo em “grande fim de semana” na Áustria: “Podemos ficar satisfeitos”
Mick Schumacher, sexto: Schumacher celebra top-10 duplo da Haas e briga “divertida” com Hamilton na Áustria
Lando Norris, sétimo: Norris vê “metas atingidas” na Áustria, e Ricciardo critica carro: “Esperava mais”
Kevin Magnussen, oitavo: Schumacher celebra top-10 duplo da Haas e briga “divertida” com Hamilton na Áustria
Daniel Ricciardo, nono: Norris vê “metas atingidas” na Áustria, e Ricciardo critica carro: “Esperava mais”
Fernando Alonso, décimo: Alonso reclama de 10º na Áustria após “6º lugar perdido”: “Mais 8 pontos no lixo”
Valtteri Bottas, 11º: “Estava esperando conquistar pontos hoje, esse era o objetivo, e é um pouco decepcionante terminar fora do top-10. Na última volta, Fernando estava cortando a diferença bem rapidamente, e com um novo jogo de pneus, o que acabou me pegando. Mas acho que foi uma boa corrida também em termos de estratégia, e fizemos tudo o que podíamos. Só faltou um pouco de ritmo, especialmente nas curvas. Pelo menos, consegui subir no grid mesmo largando do pit-lane, então é positivo. Devemos continuar progredindo, já que as outras equipes também estão progredindo. Acho que a França poderá ser melhor para nós, mas precisaremos nos classificar em posições melhores do que fizemos aqui para termos mais chances no domingo.”
Alexander Albon, 12º: “Foi uma corrida divertida. Corremos riscos, fomos ousados e tive de forçar um pouco demais os pneus para acompanhar Valtteri, pois ele era um pouco mais rápido que nós. Eu sabia que o que estava fazendo não era bom para os pneus, mas estava tentando ficar perto dele. Você sempre arrisca e se esforça para lutar por pontos, mas hoje não deu muito certo para nós. No entanto, ainda sinto que foi uma boa corrida. Durante toda a corrida estivemos mais ou menos igualando as McLarens, pegamos um pouco de tráfego aqui e ali, mas fiquei muito feliz com nosso ritmo. Definitivamente demos um passo à frente neste fim de semana. Foi a primeira corrida boa com a nova atualização aerodinâmica que temos. Aprendemos muito com hoje. Vamos analisar as informações e voltar mais fortes na França.”
Lance Stroll, 13º: “Minha largada foi decente e pude manter a posição e lutar com a McLaren desde o início. Também tive alguns bons momentos roda a roda com carros em estratégias diferentes, o que foi divertido. No entanto, foi complicado manter os carros mais rápidos para trás. Teria sido bom ter saído com um ou dois pontos após uma forte recuperação ontem, mas temos que continuar pressionando e tentaremos voltar aos pontos na França.”
Guanyu Zhou, 14º: “Sinto que tínhamos muito mais potencial em nosso carro neste fim de semana, então não estou feliz com este resultado. Ontem parecíamos fortes, mas hoje passamos a primeira parte da corrida presos e depois lutamos com o pneu duro. Quando mudamos para os médios, fiquei muito mais à vontade e senti que éramos competitivos, mas já era tarde demais para voltar ao top-10. O ritmo que mostramos na sprint ontem e no último stint hoje é positivo, assim como a quilometragem que ajuda na minha experiência. Tive algumas batalhas divertidas e gostei das corridas bem próximas que tivemos, mas queria mais neste fim de semana.”
Pierre Gasly, 15º: “Acho que devíamos deixar este fim de semana para trás, porque não tivemos o ritmo certo. Ainda não olhei as imagens, mas recebi uma penalidade e, portanto, acredito que sou responsável pelo incidente com Sebastian. Tentei lutar o máximo possível e é sempre difícil naquela curva, infelizmente ele rodou. Precisamos de um reset: temos uma semana e meia para entender por que estamos lentos e como podemos melhorar para as próximas corridas. Esperamos que a nova atualização nos permita progredir e voltar a ser competitivos no meio do pelotão.”
Yuki Tsunoda, 16º: “Foi uma corrida muito difícil e longa. Eu não tive um bom ritmo neste fim de semana e realmente lutei com o carro deslizando por todo o lugar. Precisamos descobrir qual é o problema, porque não encontramos nada nos dados que possa explicar por que este fim de semana foi tão difícil. Hoje fiz o meu melhor e acho que não poderia ter feito muito mais nesta situação. Até agora, este foi o fim de semana mais difícil que tivemos este ano.”
Sebastian Vettel, 17º: Vettel reclama de punição por desrespeito aos limites de pista na Áustria: “Estranha”
Carlos Sainz, NC: Sainz se diz “sem palavras” por abandono na Áustria: “Poderia ter sido um 1-2 fácil”
Nicholas Latifi, NC: “Sofremos danos no assoalho ao passar por cima de alguns detritos no início da corrida e eu passei do ponto em uma zebra. No final do primeiro stint, senti o equilíbrio piorar. No início do segundo stint, houve falta de downforce e ritmo. A decisão foi retirar o carro para economizar a quilometragem do motor e estaremos prontos para ir novamente na França.”
Sergio Pérez, NC: Pérez diz que “fez o possível” para evitar toque com Russell na Áustria e lamenta abandono
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.