Confira placar final dos duelos entre companheiros de equipe no grid da F1 2020

Com o desfecho da classificação derradeira da Fórmula 1 na temporada, os números mostram confrontos muito parelhos entre os companheiros de equipe na McLaren e Alfa Romeo, por exemplo. Na Mercedes, Ferrari, Red Bull, Renault, Racing Point e Renault, o quadro é de sonora goleada

A Fórmula 1 realizou nesta noite de sábado (12), em Abu Dhabi, sua última classificação na temporada 2020 que se encerra neste domingo com a 17ª prova do campeonato. Ao longo de uma jornada atípica e que se iniciou apenas em julho por conta da pandemia do novo coronavírus, Lewis Hamilton conquistou nada menos que 10 poles e sobrou no quesito. Valtteri Bottas largou cinco vezes na posição de honra do grid, enquanto Lance Stroll surpreendeu ao partir na frente no caótico GP da Turquia.

Também neste sábado, Max Verstappen quebrou a hegemonia do motor Mercedes ao conquistar a pole para a Red Bull empurrada pela unidade motriz da Honda em Yas Marina.

Em termos de confronto entre companheiros de equipe, há exemplos de sonoras goleadas, enquanto, em outros casos, há embates muito parelhos internamente.

Verstappen aplicou 17 x 0 contra Albon em classificações em 2020 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na dominante Mercedes, Hamilton venceu a disputa com Bottas em classificações em um largo placar de 11 x 5. O finlandês levou a melhor no ímpar confronto com George Russell, substituto de Hamilton no último GP de Sakhir, e tem 1 x 0 no jovem britânico.

A Ferrari também tem uma goleada. Charles Leclerc se classificou à frente de Sebastian Vettel em nada menos que 13 vezes, contra quatro do tetracampeão do mundo, que se despede de Maranello neste fim de temporada. Neste sábado, novamente, Seb foi eliminado antes do Q3, e a última vez que o piloto de 33 anos se colocou entre os dez melhores do grid de largada foi no distante GP da Inglaterra, no começo de agosto.

A superioridade de Max Verstappen no confronto contra Alexander Albon na Red Bull é gigantesca. O holandês superou o companheiro de equipe em todas as classificações do calendário em 2020.

George Russell foi 16 vezes mais rápido em treinos classificatórios na comparação com Nicholas Latifi no embate interno na Williams. O britânico só não pode se considerar invicto porque foi superado por Bottas nos milésimos na definição do grid em Sakhir. Já o canadense, que estreou nesta temporada, só bateu um colega quando Jack Aitken substituiu Russell na semana passada no Bahrein, aplicando 1 x 0 contra o britânico de ascendência sul-coreana.

Lewis Hamilton foi o grande rei das poles em 2020 (Foto: Mercedes)

A disputa interna na McLaren foi uma das mais apertadas do campeonato. Lando Norris foi melhor que Carlos Sainz, de partida da equipe britânica, em um placar de 9 x 8 a favor do britânico, que vai largar em uma ótima quarta colocação em Yas Marina neste domingo. Já na Renault, Daniel Ricciardo ganhou ‘de lavada’ de Esteban Ocon em uma disputa muito favorável ao australiano: 15 x 2.

Cenário parecido é visto na AlphaTauri, com Pierre Gasly sendo melhor que Daniil Kvyat em classificações 13 vezes, contra apenas quatro do russo largando à frente. Já na Racing Point, há um panorama diferente por conta das ausências dos titulares Sergio Pérez nos GPs da Inglaterra e dos 70 Anos da F1 e de Lance Stroll no GP de Eifel. Nas três corridas, a equipe de Silverstone recorreu aos serviços de Nico Hülkenberg, chamado de última hora.

Entre os titulares, Pérez foi mais rápido que Stroll dez vezes, embora o canadense, que largou quatro vezes à frente do mexicano, tenha obtido o melhor resultado da equipe em classificações com a pole em Istambul. Na disputa entre Stroll e Hülkenberg, placar empatado em 1 x 1, enquanto Pérez foi mais rápido que o alemão na classificação em Nürburgring.

Entre Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen na Alfa Romeo, o italiano levou uma ligeira vantagem na apertada batalha por um placar de 9 x 8. Algo parecido é visto na Haas, com Kevin Magnussen tendo largado à frente do titular Grosjean oito vezes, contra sete do franco-suíço, que não conseguiu correr nas duas últimas etapas por conta da recuperação após gravíssimo acidente no GP do Bahrein. Pietro Fittipaldi, substituto de Grosjean, foi superado por Magnussen nas classificações em Sakhir e Yas Marina.

Fórmula 1 2020, placar dos duelos entre companheiros de equipe nas classificações:

MERCEDESHamilton 11 x 5 BottasBottas 1 x 0 Russell 
RED BULLVerstappen 17 x 0 Albon  
RACING POINTPérez 10 x 4 StrollStroll 1 x 1 HülkenbergPérez 1 x 1 Hülkenberg
MCLARENNorris 9 x 8 Sainz  
RENAULTRicciardo 15 x 2 Ocon  
FERRARILeclerc 13 x 4 Vettel  
ALPHATAURIGasly 13 x 4 Kvyat  
ALFA ROMEOGiovinazzi 9 x 8 Räikkönen  
HAASMagnussen 8 x 7 GrosjeanMagnussen 2 x 0 Fittipaldi 
WILLIAMSRussell 16 x 0 LatifiLatifi 1 x 0 Aitken 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube