Consultor ameaça Pérez na Red Bull em 2025 e aponta para “tendência de juventude” na F1

O consultor Helmut Marko acredita que os jovens pilotos estão cada vez mais preparados para competir na Fórmula 1. Por isso, não descarta um membro da academia na Red Bull em 2025

Helmut Marko, consultor da Red Bull, voltou a dar indícios de que planeja fazer mudanças no quadro de pilotos da equipe principal para 2025. Com Sergio Pérez desempenhando abaixo do esperado em um momento que os novatos estão chegando com autoridade na Fórmula 1, o austríaco disse que a juventude é a nova tendência. Por isso, um piloto da academia pode ser companheiro de Max Verstappen no ano que vem.

A RB, equipe B da Red Bull, já promoveu uma mudança no seu quadro de pilotos em 2024 e descartou Daniel Ricciardo para passar a contar com Liam Lawson. O neozelandês atuou como titular na equipe de Faenza no ano passado quando o australiano sofreu um acidente no TL2 do GP dos Países Baixos e teve de se ausentar por cinco corridas.

Na época, Lawson impressionou, mas mesmo assim não conseguiu um lugar para 2025. Agora, terá uma nova chance e vai ter seu desempenho diretamente comparado com o “rápido e consistente” Yuki Tsunoda.

“Não sei em quantas corridas ele [Lawson] foi mais rápido que Yuki [em 2024], mas é por isso que decidimos que agora é a hora de fazer uma comparação entre eles. Quem é o mais rápido? É verdade que Yuki melhorou muito e tem mais controle de suas emoções. Às vezes ele era muito bravo no rádio, o que o deixava mais lento. Em outras palavras, ele perdia velocidade. Isso me incomodou muito, mas já passou. Ele é rápido e consistente em todos os circuitos”, destacou o consultor da Red Bull.

Daniel Ricciardo perdeu a vaga na RB para Liam Lawson (Foto: Red Bull Content Pool)

Por muitos anos a Red Bull ficou conhecida por promover jovens pilotos para a Fórmula 1 — embora isso não tenha acontecido com frequência recentemente. Agora, as outras equipes adotaram essa medida para formar suas duplas e o grid de 2025 vai contar com jovens talentos como Andrea Kimi Antonelli e Oliver Bearman. Além disso, a Williams deu uma chance para Franco Colapinto, que vem correspondendo às expectativas. 

Ciente de que os jovens estão cada vez mais preparados para ocupar um lugar na Fórmula 1, Marko ainda colocou a titularidade de Sergio Pérez na Red Bull em risco para 2025.

“Mas a juventude é a tendência novamente. O que costumávamos fazer, agora está sendo feito pela Mercedes com Antonelli, Haas com Bearman, e também espero que [Franco] Colapinto acabe em algum lugar. Ele foi jogado no fundo do poço [pela Williams] e entregou três grandes corridas. Então, o ideal seria ter um dos jovens que faz parte da nossa academia de pilotos  [como companheiro de Verstappen]”, finalizou o consultor da Red Bull.

Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.