Consultor diz que Ricciardo “não alcançou critérios para ser novamente piloto Red Bull”

Daniel Ricciardo tem sido constantemente superado por Yuki Tsunoda na RB, o que fez a Red Bull reconsiderar subir o australiano para o lugar de Sergio Pérez

Daniel Ricciardo esteve muito perto de voltar a defender a Red Bull na Fórmula 1, porém “não atendeu aos critérios” estabelecidos durante a atual passagem pela RB. A fala é do consultor, Helmut Marko, que classificou a temporada 2024 do veterano australiano como “de altos e baixos”.

Desde o retorno ao grupo austríaco, primeiro como reserva e, depois, no lugar de Nyck de Vries no meio da temporada passada, Ricciardo era visto como a principal ameaça a Sergio Pérez. Só que o natural de Perth tem sido constantemente superado por Yuki Tsunoda tanto em classificações quanto nas corridas.

Já são, ao todo, sete idas à zona de pontuação em 14 corridas realizadas para Tsunoda, enquanto Daniel marcou pontos em apenas quatro oportunidades.

À emissora ESPN, Marko confirmou que o plano inicial era subir Ricciardo novamente para a Red Bull “se ele fosse significativamente mais rápido que Yuki Tsunoda na RB”.

Daniel Ricciardo (Foto: Red Bull Content Pool)

“Mas Daniel teve altos e baixos e, por enquanto, não atendeu aos critérios para se tornar novamente um piloto Red Bull”, cravou.

Em seguida, ao ser questionado sobre a manutenção de Pérez, o austríaco falou que o mexicano só vai se aproximar de Max Verstappen quando tiver nas mãos um carro mais suave.

“Precisamos tornar o carro mais fácil de pilotar. Quanto mais difícil for, maior será a diferença entre Verstappen e Pérez. Quando a traseira começa a dançar, Max define o carro como ‘nervoso’; já para Pérez, é ‘indirigível'”, encerrou Marko.

Ricciardo ocupa no momento a 13ª posição no Mundial de Pilotos com 12 pontos, 10 a menos que Tsunoda. Verstappen lidera, enquanto Pérez é apenas o sétimo, a 146 pontos do neerlandês.

Fórmula 1 faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Russell pega carona em evolução da Mercedes e mira posição de liderança na F1 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.