Consultor mostra rancor com derrota da Red Bull: “Hamilton também saiu da pista”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, não gostou de ver Max Verstappen ser obrigado a devolver o primeiro posto para Lewis Hamilton, no Bahrein, após ultrapassar o rival por fora dos limites de pista

Vídeo mostra Hamilton excedendo os limites de pista repetidas vezes na curva 4 no Bahrein (Vídeo: Reprodução)

Helmut Marko, consultor da Red Bull, é conhecido por ser ranzinza. Constantemente na mídia por declarações com tons mais ácidos que o necessário, nesta semana ele volta a aparecer por tal motivo: a razão, claro, é a batalha (perdida) de Max Verstappen com Lewis Hamilton, na qual o heptacampeão do mundo acabou levando o GP do Bahrein do último domingo (28).

Verstappen foi obrigado a devolver a posição para Hamilton após ultrapassá-lo na volta 53: excedeu limites de pista na curva 4 e a Red Bull avisou via rádio de que deixar o rival passar era o ato necessário. Por quê? Pois assim a direção de prova disse.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; FÓRMULA 1; GP DO BAHREIN;
Max Verstappen e Lewis Hamilton: os protagonistas do GP do Bahrein e, provavelmente, de toda a temporada da F1 (Foto: Honda Racing)

“No que diz respeito à tolerância dada a quem ultrapassasse os limites da pista durante a corrida, isso foi mencionado muito claramente no briefing e nas notas de que isso não seria monitorado no que dissesse respeito a tempos de volta, mas isso vai ser sempre monitorado de acordo com os regulamentos desportivos, de forma que uma vantagem geral duradoura não deve ser obtida”, disse Michael Masi, diretor de prova da FIA.

O limite da curva 4, mesmo assim, causou confusão aos pilotos e equipes no Bahrein. Mas foi Marko quem mostrou mais rancor, já que viu o piloto número 1 de sua equipe perder a disputa que abriu a temporada 2021.

“Se você observar quantas vezes Lewis também saiu da pista na curva 4, e aí Max sai uma só vez… Então, com os pneus sujos, ele não teve chance de atacar mais, só na última volta. Para bater a Mercedes, você precisa ser perfeito”, declarou, com certa ironia, o dirigente.

Com rancor ou não, a ultrapassagem do jeito que foi feita não foi permitida, e a Red Bull precisa, agora, continuar a mostrar a força que deixou claro ter no Bahrein para se recuperar na briga com a Mercedes. o GP da Emília-Romanha é o próximo palco marcado para o duelo, mas só no dia 18 de abril. Em 2020, os alemães venceram por lá: Valtteri Bottas largou na frente, mas foi Hamilton quem subiu no lugar mais alto do pódio.

Hamilton vence na estratégia e pega Verstappen: assista como foi o GP do Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar