Cosworth fala em altos custos e decide ficar fora da concorrência para se tornar fabricante dos motores alternativos da F1

Kevin Kalkhoven, coproprietário da Cosworth, afirmou que a marca está fora da concorrência para se tornar uma fabricante dos motores alternativos da F1 a partir de 2017. O dirigente disse que os custos não justificam o investimento em um programa de desenvolvimento, que teria de partir do zero

A Cosworth decidiu não prosseguir com os planos de se candidatar ao posto de fabricante dos motores alternativos da F1 para 2017. A marca entende que os custos envolvidos não justificam um programa de desenvolvimento das novas unidades.
 
O ponto chave para a empresa inglesa é que o projeto teria de começar do zero, uma vez que não possui um motor que poderia se adequar aos critérios estabelecidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). 
 
"Nós demos uma olhada em tudo isso e também verificamos quem seriam os possíveis clientes", disse Kevin Kalkhoven, coproprietário da Cosworth, em entrevista ao site norte-americano 'Motorsport.com'.
A Cosworth forneceu os motores à Williams em 2011 (Foto: Glenn Dunbar/LAT Photographic)
"E a resposta é, essencialmente, a Red Bull, porque eles não possuem um contrato para o fornecimento de motores a longo prazo. Então, nós olhamos para os custos do desenvolvimento de um motor a partir do zero, que é o que teríamos de fazer, e isso simplesmente não funcionaria", explicou.
 
"O custo para iniciar um projeto do zero seria em torno de £ 20 milhões (R$ 112 mi). E você ainda precisa arcar com todo o suporte de pista também. Além disso, o tempo é curto demais para tudo isso. Nós poderíamos fazer, mas estamos no limite agora em termos de trabalho. E para assumir um investimento especulativo, sem o retorno que os nossos outros projetos nos trazem, não é um bom negócio", acrescentou Kalkhoven.
 
"Portanto, temos de educadamente recusar a oportunidade de perder dinheiro."
 
O dirigente reconheceu ainda que será difícil para a FIA criar uma paridade com os atuais motores V6 híbridos. "É desconcertante a maneira como pretendem equilibrar o desempenho dos dois tipos de unidades de potência", encerrou.
 
Enquanto isso, a Ilmor e a também inglesa AER, Pesquisa Avançada em Motores, já manifestaram o interesse de fornecer os motores independentes à F1.
 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

PADDOCK GP EDIÇÃO #7: ASSISTA JÁ

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.