Curiosidades interessantes da F1 que você pode não conhecer

Veja algumas curiosidades interessantes sobre a Fórmula 1

O esporte de Fórmula 1 é um dos esportes mais emocionantes em todo o mundo para quem gosta de carros rápidos, grandes velocidades, habilidades avançadas e emoção a cada segundo. O esporte é seguido em todo o mundo, incluindo no Brasil, pelas suas características inovadoras de ano para ano, onde as empresas responsáveis pelos carros tentam aperfeiçoar mais ainda seus carros ao nível humano e tecnológico.

Se ainda não é um fã deste esporte, ou se é, mas acaba por não conhecer a todos os níveis todas as características que este esporte permite oferecer a você que está torcendo por um piloto ou equipe, conheça algumas curiosidades interessantes sobre a Fórmula 1.

A força G que os pilotos têm que aguentar

Uma das características mais notáveis da Fórmula 1 é sem dúvida o fato dos pilotos terem que aguentar emocionalmente e fisicamente algum estresse em seu corpo. Por exemplo, em curvas de alta velocidade, frenagens bruscas e até nas acelerações feitas na pista, os pilotos podem experimentar forças superiores a 5 Gs. Isso significa que em determinados momentos, a cabeça e o capacete de um piloto, que juntos podem pesar cerca de 6 kg, podem chegar a pesar mais de 30 kg.

É por isso que o treino de pilotos é muito importante, e alguns deles têm pescoços bastante grandes, pois passam por treinamentos intensos, focando especialmente no pescoço e no core para aguentar essas condições extremas.

Os famosos “pit stops”

Um pit stop é quando o piloto tem que parar para trocar pneus ou fazer alguma manutenção no veículo. Essas manutenções devem ser feitas de forma rápida para evitar a perda de posição em relação aos outros pilotos, e por isso é comum você encontrar pit stops de apenas 2 segundos, onde mais de uma dezena de mecânicos, cada um com uma tarefa específica (desde levantar o carro até trocar os pneus e ajustar a aerodinâmica) estão trabalhando em conjunto para que todo o processo seja o mais rápido possível.

Esse é um feito gigantesco de sincronização, engenharia e trabalho em equipe que não encontra em muitos outros esportes.

Com tanto detalhe técnico e inovação, é normal que este esporte atraia apostadores, de F1 que podem beneficar do código bônus bet365 para fazerem suas apostas.

O condutor e sua saúde

Um piloto de F1 pode ter o seu coração com um batimento cardíaco entre 160 a 220 batimentos por minuto durante a corrida. Um atleta, por exemplo, não chega ao máximo de um piloto de F1, e é importante ter isso em mente como um meio de comparação. A concentração mental que os pilotos de F1 precisam é grande, pois o esforço físico para controlar o carro em altas velocidades e a adrenalina do momento contribuem para elevar os batimentos cardíacos.

Os pilotos são treinados para terem uma excelente capacidade cardiovascular e conseguirem uma boa resiliência mental.

Tecnologia de F1 nos carros normais

Acontecem imensas inovações em F1 que depois passam para os carros que você usa e vê em estradas no Brasil. Uma das mais conhecidas é o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) que armazena a energia gerada nas frenagens para ser usada como um boost de potência, mas que tem sido adaptado para veículos híbridos e elétricos fazendo com que eles possam acumular mais energia elétrica nas frenagens.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.