Da ‘zoeira’ de engenheiro da Ferrari a problemas com pedais: como Fittipaldi testou pela Haas antes do previsto

Pietro Fittipaldi estava apenas acompanhando o comportamento dos carros em Barcelona quando foi abordado por um engenheiro da Ferrari, parceira da Haas, que tinha uma mensagem importante: Kevin Magnussen não voltaria à pista e o brasileiro assumiria o VF-19. Pareceu brincadeira, mas foi o começo da primeira aparição de Pietro Fittipaldi em pré-temporada da F1

Pietro Fittipaldi veio ao autódromo de Barcelona nesta terça-feira (19) com uma intenção clara: acompanhar o dia de testes da Haas e ficar a par de tudo antes de estrear na pré-temporada da Fórmula 1 na quarta-feira. Isso até os planos mudarem por completo: por conta de problemas com o assento de Kevin Magnussen, o piloto reserva da Haas foi convocado para uma aparição surpresa na pista. Tão surpresa que parecia até ‘zoeira’ da equipe.
 
Fittipaldi estava circulando pelo autódromo de Barcelona e analisando o comportamento dos carros. É de praxe para pilotos e engenheiros circular pelas dependências do circuito na tentativa de decifrar o desempenho de rivais. Foi no meio de uma dessas andanças que Pietro cruzou com um engenheiro da Ferrari, fornecedora de motor da Haas.
 
“Acho que era umas 16h, eu estava só olhando os carros, os pontos de freada, como entram nas curvas…”, recordou Pietro em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. “Na verdade, eu estava indo para primeira curva, porque eu estava andando aqui [paddock] e queria pegar meus óculos na sala dos engenheiros, e aí encontrei um engenheiro da Ferrari. Ele falou em italiano ‘você está pronto para entrar no carro?’, aí eu dei risada e falei ‘tô, amanhã’. aí ele falou ‘você vai entrar agora’. Achei que ele estava brincando, zoando, mas aí ele falou ‘é sério, você vai entrar’. Aí um engenheiro veio e falou para me preparar o mais rápido possível porque estavam trocando os pedais”, continuou.
Pietro Fittipaldi, convocado de última hora pela Haas na terça-feira (Foto: Haas F1 Team/Twitter)
Sem assento, Magnussen não seria capaz de dar sequência ao cronograma da Haas, que já somava 59 voltas. Para não jogar tempo fora, a solução foi chamar o outro piloto disponível e acelerar o processo de Fittipaldi ao VF-19, até então desconhecido. Os pedais se provariam um problema, exigindo acerto mais refinado na véspera do grande dia – a quarta-feira, tendo a tarde inteira com o bólido à disposição.
 
“Eu me preparei, entrei no carro e aí a gente saiu no nosso primeiro ‘run’. Tive um problema com o pedal, precisei parar. Conseguiram consertar para eu sair mais uma vez, ver se estava tudo confortável, e aí eu dei umas seis voltas. Entrei e agora está tudo preparado para amanhã”, celebrou.
 
Em termos de quilometragem ou desenvolvimento do novo carro da Haas, a aparição na terça-feira não foi particularmente útil – foram 13 voltas, a melhor delas 2s6 mais lenta que a melhor de Magnussen. Mesmo assim, o brasileiro tem seus motivos para estar bem feliz.
 
“Achei que o engenheiro estava brincando comigo, mas ele disse que era sério. Não fiquei tão nervoso, mas sim feliz porque deu para andar mais cedo do que esperava”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio, Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:320px;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */

#mc-embedded-subscribe-form input[type=checkbox]{display: inline; width: auto;margin-right: 10px;}
#mergeRow-gdpr {margin-top: 20px;}
#mergeRow-gdpr fieldset label {font-weight: normal;}
#mc-embedded-subscribe-form .mc_fieldset{border:none;min-height: 0px;padding-bottom:0px;}

Assine aqui a Newsletter GP

 
 

(function($) {window.fnames = new Array(); window.ftypes = new Array();fnames[0]=’EMAIL’;ftypes[0]=’email’;fnames[1]=’FNAME’;ftypes[1]=’text’;fnames[2]=’LNAME’;ftypes[2]=’text’;fnames[3]=’ADDRESS’;ftypes[3]=’address’;fnames[4]=’PHONE’;ftypes[4]=’phone’; /**
* Translated default messages for the $ validation plugin.
* Locale: PT_PT
*/
$.extend($.validator.messages, {
required: “Campo de preenchimento obrigatório.”,
remote: “Por favor, corrija este campo.”,
email: “Por favor, introduza um endereço eletrónico válido.”,
url: “Por favor, introduza um URL válido.”,
date: “Por favor, introduza uma data válida.”,
dateISO: “Por favor, introduza uma data válida (ISO).”,
number: “Por favor, introduza um número válido.”,
digits: “Por favor, introduza apenas dígitos.”,
creditcard: “Por favor, introduza um número de cartão de crédito válido.”,
equalTo: “Por favor, introduza de novo o mesmo valor.”,
accept: “Por favor, introduza um ficheiro com uma extensão válida.”,
maxlength: $.validator.format(“Por favor, não introduza mais do que {0} caracteres.”),
minlength: $.validator.format(“Por favor, introduza pelo menos {0} caracteres.”),
rangelength: $.validator.format(“Por favor, introduza entre {0} e {1} caracteres.”),
range: $.validator.format(“Por favor, introduza um valor entre {0} e {1}.”),
max: $.validator.format(“Por favor, introduza um valor menor ou igual a {0}.”),
min: $.validator.format(“Por favor, introduza um valor maior ou igual a {0}.”)
});}(jQuery));var $mcj = jQuery.noConflict(true);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.