Ricciardo afirma que “minha experiência ajudou” RB: “Estavam com dificuldades”

Daniel Ricciardo contou que percebeu que sua experiência na Fórmula 1 ajudou RB a voltar aos trilhos e disse que está mais consciente do peso que o piloto tem para o astral de toda a equipe

Após uma saída turbulenta da McLaren, Daniel Ricciardo conseguiu sua chance de voltar ao grid da Fórmula 1 no meio da última temporada. A reunião com a família Red Bull no início de 2023 abriu espaço para o australiano substituir Nyck De Vries, que não correspondeu às expectativas. Quando Ricciardo chegou à AlphaTauri, no GP da Hungria, o time ocupava a última posição no Mundial de Construtores, com apenas dois pontos conquistados.

A equipe italiana conseguiu reverter sua situação e encerrou o campeonato no oitavo posto. Daniel, piloto mais experiente da história da segunda equipe da Red Bull, acredita que seu conhecimento ajudou a direcionar a agora rebatizada RB e também a mudar a moral interna da equipe.

“Estou na F1 há muito tempo, pilotei muitos carros, vi muitas coisas”, disse ele em entrevista ao The Age, admitindo que “subestimou” o conhecimento que trouxe para a RB. “A equipe estava passando por algumas dificuldades na época e percebi que minha experiência estava ajudando. A forma como a equipe respondeu ao que eu tinha a dizer, as perguntas que fizeram”, contou Ricciardo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Daniel Ricciardo está mais consciente de seu impacto na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Com a idade, você percebe que tem o poder de mudar a sensação de uma garagem, a forma como uma equipe responde. Há centenas de pessoas que trabalham nessas equipes, mas você é uma das duas pessoas que o mundo observa para ver o desempenho da equipe. Não apenas pilotamos o carro, temos a capacidade de alterar a atmosfera da sala e isso é algo de que estou definitivamente mais consciente”, concluiu o australiano.

Dos 25 pontos conquistados pelo time no anos passado, Ricciardo foi responsável por seis, conquistando um sétimo lugar no GP do México, melhor resultado da AlphaTauri em 2023. Ele agora parte para sua corrida em casa, o GP da Austrália, duas corridas sem pontuar da RB e uma confusão com seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, no Bahrein.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.