Ricciardo sugere que F1 “pare cronômetro” sob bandeira vermelha: “Recupera algum tempo”

Daniel Ricciardo reclamou dos procedimentos de bandeira vermelha na F1 e sugeriu que a categoria pare o cronômetro para disponibilizar mais tempo de pista aos pilotos. Para o australiano, os carros atuais são mais suscetíveis a acidentes

Depois de um TL2 interrompido por duas bandeiras vermelhas na última sexta-feira (24), dia de abertura das atividades no GP de Abu Dhabi, diversos pilotos da Fórmula 1 reclamaram do pouco tempo de pista para testes na única sessão livre realizada em horário parecido ao da corrida de domingo. Daniel Ricciardo, que terminou em 12º com a AlphaTauri, sugeriu que a categoria pause o cronômetro durante as interrupções para dar mais tempo aos competidores.

Vale destacar, ainda, que o fim de semana da última etapa do campeonato reservou um TL1 recheado de novatos, o que diminuiu ainda mais o tempo de pista de vários pilotos do grid. Ricciardo até participou da primeira atividade, mas avaliou que seria importante discutir a pauta com os demais rivais.

“As coisas são assim há muito tempo, mas seria bom parar o cronômetro [sob bandeira vermelha]”, sugeriu Ricciardo. “Participei do TL1, mas vários pilotos não. Aí, eles encaram um TL2 com cinco voltas, algo do tipo. Seria bom poder recuperar algum tempo, é algo que podemos conversar na reunião de pilotos para pensar em algumas mudanças”, explicou.

A primeira paralisação do TL2 veio em um forte acidente de Carlos Sainz, logo nos primeiros dez minutos de atividade. O espanhol perdeu o controle após passar por uma oscilação na curva 3, e Ricciardo aproveitou para criticar o risco proporcionado pelos monopostos atuais. Segundo ele, o acerto dos carros precisa ser baixo demais, o que resulta em situações perigosas na pista.

Carro de Sainz ficou destruído após impacto (Foto: Reprodução/F1)

“Parece que eles estavam com o carro muito baixo”, analisou. “Lembrou um pouco o que aconteceu com Lando [Norris] na última corrida [Las Vegas]. Então, acho estranho, porque deveríamos conseguir fazer as curvas 2 e 3 com os olhos fechados”, apontou.

“São curvas rápidas, mas de aceleração total. Lembro da minha batida em Mônaco no ano passado. Esse é o único problema desses carros, você precisa deixar a traseira tão baixa para extrair downforce que isso te deixa em uma situação perigosa”, comentou.

Segundo o australiano, os carros atuais — que surgiram no início do ano passado — dificultam uma resposta por parte do piloto, que fica de mãos atadas em caso de acidente. Novamente, Ricciardo pediu para que mudanças sejam discutidas em situações de bandeira vermelha.

Confira o acidente de Carlos Sainz no TL2 do GP de Abu Dhabi (Vídeo: Dazn)

“Obviamente, as coisas ficam ainda mais perigosas quanto se está com o carro tão baixo e em alta velocidade. Então, incidentes assim não são legais de se ver. Você não consegue fazer nada, não pode reagir”, destacou.

“Vocês viram o que houve com Carlos [Sainz]: ele estava virando [o volante] e, de repente, virou o senhor passageiro. Fiquei feliz de saber que ele estava bem. Não quero atacar demais as situações de bandeira vermelha, mas talvez possamos conversar algumas coisas nas reuniões de pilotos”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O TL3 será realizado às 7h30 de sábado, enquanto a classificação acontece às 11h. No domingo, a largada está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.