Ricciardo supera Webber na Espanha e se torna australiano com mais GPs na F1

O GP da Espanha, que acontece domingo (22), será o 216º de Daniel Ricciardo na Fórmula 1 desde a estreia na Inglaterra, em 2011, pela Hispania

O GP da Espanha de 2022 será histórico na carreira de Daniel Ricciardo. Assim que alinhar para a corrida de domingo (22), o piloto se tornará o australiano com o maior número de largadas na categoria com 216 GPs disputados, superando Mark Webber.

O primeiro contato de Ricciardo com a F1 foi num teste em 2009 com a Red Bull. A estreia efetiva veio dois anos depois, no GP da Inglaterra de 2011 com a Hispania. Já os primeiros pontos vieram no ano seguinte, com a Toro Rosso (hoje AlphaTauri), e não poderiam ser mais significativos: um nono lugar no GP da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A última vitória de Ricciardo foi na Itália, em 2021 (Foto: Beto Issa)

A partir daí, já são oito vitórias, 32 pódios e 1.285 pontos conquistados até então. A última vez que Ricciardo subiu ao lugar mais alto do pódio foi no GP da Itália do ano passado, com a McLaren, após largar em terceiro.

LEIA MAIS
Ferrari em xeque, Red Bull em ascensão e ‘nova’ Mercedes: GP da Espanha redesenha F1

No campeonato de 2022, Ricciardo ainda não conseguiu embalar. O piloto tem como melhor posição o sexto lugar conquistado na Austrália e soma, ao todo, 11 pontos, ocupando apenas a 11ª colocação.

Sobre a Austrália na Fórmula 1: além de Ricciardo e Webber, outros 15 pilotos correram na principal categoria do automobilismo desde a década de 1950, com destaque para Jack Brabham e Alan Jones. O primeiro foi campeão em três oportunidades, em 1959, 1960 e 1966 — este último em sua equipe própria, a Brabham. Já Jones conquistou o título no Mundial de 1980 com a Williams.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.