Ricciardo faz McLaren liderar de novo na manhã do dia 2 de testes da F1 em Barcelona

Após Carlos Sainz passar horas seguidas na frente, Daniel Ricciardo se recuperou e colocou a McLaren na dianteira

COMO FOI O PRIMEIRO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

A manhã do segundo dia de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, na manhã desta quinta-feira (24), em Barcelona, contou com o primeiro carro rodado e a primeira bandeira vermelha da pré-temporada até aqui. Mas o resultado final foi o mesmo de ontem: McLaren na frente. Desta vez, porém, com Daniel Ricciardo, que surgiu no final para superar Carlos Sainz.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
F1 promete “monitorar” conflito na Ucrânia antes de definir sobre GP da Rússia

O resultado pela McLaren veio parecido ao de ontem. Ricciardo passou quase todo o tempo atrás da Ferrari, com Carlos Sainz passando mais de três horas seguidas na dianteira. No fim das contas, porém, vestiu os pneus C3 para cravar 1min20s335 e terminar com o carro laranja à frente dos restantes.

Sainz ficou em segundo e teve Pierre Gasly, Alexander Albon, Lance Stroll, Mick Schumacher, Valtteri Bottas, Sergio Pérez, Lewis Hamilton e Esteban Ocon na sequência, fechando a lista.

O causador da primeira bandeira vermelha, aliás, foi Pérez, que parou com a Red Bull na pista perto do fim e forçou a entrada do reboque. Schumacher chegou a rodar com a Haas no mesmo ponto instantes antes, mas não teve maiores danos.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL. O segundo turno de testes da quinta-feira começa às 10h (de Brasília).

Daniel Ricciardo liderou a segunda manhã de testes em Barcelona (Foto: F1)
Paddockast #137 | O que aprendemos com os lançamentos dos carros da F1 2022?

Confira como foi a manhã da quinta-feira de testes:

Da mesma forma que a quarta-feira, o segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona começou com uma McLaren na pista: Daniel Ricciardo foi quem puxou o bonde e trouxe Carlos Sainz e Pierre Gasly logo na sequência.

O dia começou repleto para uma das estrelas mais famosas de testes da F1: as grelhas aerodinâmicas, própria para testes do campo aerodinâmico. Ricciardo, Gasly, Sainz, Alexander Albon, Esteban Ocon e Lance Stroll todos utilizaram o penduricalho nos primeiros minutos da sessão. Um pouco depois, Lewis Hamilton faria o mesmo.

Apesar das aparições da grelha na pista, os carros entravam e saíam rapidamente do traçado. Diferente da manhã de 24 horas antes, a movimentação era muito mais parca na manhã amena para os padrões do inverno europeu. Gasly foi o primeiro a dar volta rápida e tentar acumular a maior quilometragem possível, uma vez que não esteve no carro ontem.

O alô do estreante do dia: Pierre Gasly (Foto: Red Bull Content Pool)

Hamilton aproveitou alguns minutos em que esteve sozinho na pista para testar os pneus C3 ainda antes da Red Bull aparecer com Sergio Pérez. Todas as equipes apareciam na pista para alguma atividade, mas o movimento era baixo. Esteban Ocon foi o primeiro a fazer uma volta um pouco mais veloz no fim da meia hora inicial: três giros na casa 1min24s. Ainda alta em comparação ao melhor tempo do dia anterior, mas bem melhor que o que vinha sendo feito.

O ritmo um pouco mais puxado de Ocon abriu a porta para voltas mais aceleradas até o fim da primeira hora de testes. Stroll passou na ponta e Sainz, já com 1min21s010 nos pneus C3, pôs a Ferrari para cruzar a marca de uma hora na dianteira. Ricciardo e Stroll vinham sem segundo e terceiro, ao passo que Albon, Pérez e Bottas ainda não haviam marcado voltas rápidas para Williams, Red Bull e Alfa Romeo.

Depois dos problemas do primeiro dia, a Alfa Romeo voltava a mostrar pouco trabalho de pista e tinha apenas duas voltas. Menos mal, talvez, que Mercedes e Red Bull tinham, respectivamente, três e quatro.

Carlos Sainz comandou boa parte da manhã do segunda dia em Barcelona (Foto: Ferrari)

A primeira volta marcada da Red Bull veio com quase 90 minutos de atividade – a última equipe a marcar tempo num dia em que as duas principais equipes do ano passado pareciam tratar qualquer demonstração de velocidade quase que com desprezo. Sainz e a Ferrari, não, e partiam para 1min20s890 e ampliar a frente.

A quantidade de voltas já aparecia bem mais robusta no fim da segunda hora. O líder Sainz e Ricciardo somavam 34 giros, mas Gasly, Stroll, Ocon e Schumacher passavam das três dezenas de voltas completadas. Sainz começava a terceira hora melhorando ainda o tempo e partindo para 1min20s546 e ainda de pneus C3.

Após voltas mais velozes de Ricciardo, Hamilton e Pérez, porém, a terceira hora esfriou bastante. Algumas simulações mais longas de corrida, como de Ferrari, McLaren e Alpine, e muitos espaços sem movimento algum na pista e praticamente da mesma forma nos boxes.

Sergio Pérez causou a primeira bandeira vermelha dos testes (Foto: Eric Calduch/GRANDE PRÊMIO)

A primeira rodada dos testes veio no princípio da última hora da manhã: Mick Schumacher, numa Haas que aparenta começar a pré-temporada bem honesta, rodou na curva 13 do Circuito da Catalunha-Barcelona, mas escapou sem nenhum dano considerável no carro.

Ricciardo ganhava corpo e velocidade na briga com Gasly pelo segundo lugar da tabela de tempos do dia, mas o fato mais importante da última hora veio com pouco menos de 40 minutos para a bandeirada: a primeira bandeira vermelha dos testes. O RB18 do mexicano parou entre as curvas 12 e 13 e ficou lá, ao lado da 13. A Red Bull mandou um grupo de estafe próprio para auxiliar na recuperação bólido, que, claro, foi coberto com uma lona. A bandeira verde voltou a aparecer com menos de 15 minutos para o fim.

E não é que havia mudança a caminho? Depois de mais de três horas de comando de Sainz, Ricciardo apareceu com 1min20s355 para tomar a dianteira e deixar de novo a McLaren com sobras.

Fórmula 1 2022, Pré-temporada, Barcelona, Dia 2, Manhã:

1D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:20.35565
2C SAINZFerrari1:20.546+0.19171
3P GASLYAlphaTauri Honda1:20.764+0.40961
4A ALBONWilliams Mercedes1:21.531+1.17647
5L STROLLAston Martin Mercedes1:21.920+1.56555
6M SCHUMACHERHaas Ferrari1:21.949+1.59466
7V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.288+1.93321
8S PÉREZRed Bull Honda1:22.412+2.05738
9L HAMILTONMercedes1:22.562+2.20740
10E OCONAlpine1:23.280+2.92566
FÓRMULA 1 2022: O QUE O PRIMEIRO DIA DE TESTES REVELOU? E NO QUE FICAR DE OLHO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.