Di Grassi revela traçado de etapa carioca da F-E na Marina da Glória: “Será usado por outras categorias”

Diretor de projetos especiais da nova categoria, piloto brasileiro foi o responsável pelo desenho do traçado de 2.291 km, com retas de no máximo 600 m, por questões econômicas: "Circuito poderá ser usado também por outras categorias"

 
Lucas di Grassi, piloto e diretor de projetos especiais da F-E, revelou nesta quinta-feira (12) o traçado que será utilizado na etapa brasileira da categoria, no Rio de Janeiro. Será na Marina da Glória, na capital carioca, e contará com 2.291 km de extensão.
 
O projeto foi desenvolvido pelo próprio brasileiro. "Numa pista de rua, você não tem muito o que inventar, tem que respeitar os limites do lugar, até porque ali não pode derrubar árvores, nada disso", disse Lucas ao 'GloboEsporte.com'. Em seguida, relatou como desenvolveu o projeto e explicou seus detalhes.
Traçado criado por Lucas di Grassi para a F-E no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
"Fiz o desenho básico no Google Earth e, depois, encaminhamos a uma empresa especializada, que aprontou o que precisa ser feito em termos de áreas de escape, recapeamento, que é para receber o 'padrão FIA'", detalhou. "Este é um circuito que vai ficar semipronto e que poderá ser usado também por outras categorias."
 
As retas não ultrapassarão 600 m, por questões econômicas: retas mais longas exigiriam maior potência, mais investimento nos motores e, também, mais despesas com a montagem do circuito em questões relacionadas à segurança. 
 
"Vários pilotos de alta capacidade já demonstraram interesse em disputar a F-E", prosseguiu Di Grassi. "Reservas da F1, titulares do Mundial de Endurance, gente que saiu de categorias como a GP2, a Indy… Podemos ter uma espécie de Corrida dos Campeões com vários caras talentosos de diversas categorias", comentou Di Grassi, animado.
 
Dez equipes já confirmaram inscrições na nova categoria – entre elas, as ex-F1 Virgin e Super Aguri e, também, Dragon e Andretti, ambas em atividade na Indy. 
 
A etapa do Rio de Janeiro está prevista para 15 de novembro do próximo ano.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube